sexta-feira, 30 de abril de 2010

Ciranda Cultural de Prendas - história

História:


O Concurso Estadual de Prendas, um dos mais importantes eventos do Rio Grande do Sul, embora tenha características de concurso, tem como principal objetivo, o incentivo ao estudo da cultura típica gaúcha, da história, da geografia, do folclore, da tradição e do tradicionalismo do nosso pago. O concurso propicia divulgar e resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas, linguagem, artesanato, culinária, indumentária, música, usos e costumes, literatura, crendices e superstições e outras, através da Mostra Folclórica, além de proporcionar a apresentação dos dotes artísticos através da dança tradicional, da declamação, da música e do canto.

O Concurso Estadual de Prendas foi instituído pelo 15º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado na cidade de Santiago, entre os dias 08 e 11 de janeiro de 1970, mas o primeiro concurso, conforme a regulamentação aprovada, só aconteceu a partir de 1972. Atualmente ele integra a CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS. Até o ano de 1984, os concursos de Prendas aconteciam na mesma época do Congresso Tradicionalista, somente a partir de 1985, é que os concursos passam a acontecer em data específica para tal.

Este concurso evoluiu e com diversas modificações, a saber: MAIS PRENDADA PRENDA, PRIMEIRA PRENDA (convidada), PRIMEIRA PRENDA (por venda de votos), PRIMEIRA PRENDA (eleita por votos e teste cultural), MAIS LINDA PRENDA e PRIMEIRA PRENDA escolhida por regulamentação específica, na categoria adulta, cujo primeiro concurso aconteceu em 1972, e a vencedora foi Lana Maria Prates, 18ª RT, do CTG “Rodeio da Fronteira”, de D. Pedrito.

Em 1982, tiveram início os concursos para Primeira Prenda adulta e mirim, cuja vencedora da categoria mirim foi Viviane Cardoso Oliveira, da 21ª RT, do CTG “Sinuelo”, da cidade de Canguçu. A partir de 1984, iniciou-se o concurso também para a categoria juvenil, cuja vencedora foi a jovem Daniela Patrícia Pértille, da 4ª RT, CTG “Vaqueanos da Fronteira”, de Alegrete.

Dentre outras, este concurso tem a finalidade de escolher, anualmente, dentre as candidatas, aquelas que melhor representem as virtudes, a dignidade, a graça, a cultura, os dotes artísticos, a beleza, a desenvoltura e a expressão da mulher gaúcha. Este concurso se desenvolve nas categorias mirim, juvenil e adulta. A fase final do Concurso realiza-se anualmente na segunda quinzena do mês de maio.

Informações sobre o concurso:
O Concurso estadual de Prendas é realizado em três etapas:
     1. Etapa Interna: a critério de cada entidade, que pode nomear suas representantes, quando não houver candidatas.
     2. Etapa Regional: de responsabilidade conjunta entre Coordenadoria e MTG. A prova escrita é elaborada pelo MTG e aplicada para todas as Regiões no mesmo dia e hora. As demais provas são programadas pelas Regiões e julgadas por avaliadores de outras Regiões.
     3. Etapa Estadual: de responsabilidade do MTG, realizado no município da 1ª Prenda do Estado, no último final de semana do mês de maio .

Cuidados:
     a) Inscrição das concorrentes da Região para etapa Estadual (final), até 30 dias antes da data do início do concurso.
     b) Orientar as concorrentes da Região quanto aos relatórios e as regras do concurso.
     c) Conferir as idades das prendas: (computada em 31 de maio, na fase estadual)
- categoria adulta: ter mínimo 18 anos, possuir ou estar cursando o Ensino Médio.
- categoria juvenil: entre 13 a 17 anos, possuir ou estar cursando a 6ª série.
- categoria mirim: entre 9 a 13 anos incompletos, possuir escolaridade mínima ou estar cursando a 3ª série do Ensino Fundamental.

Prendas do Rio Grande do Sul 2009/2010

Gabrielle Pio com a 1ª Prenda do RS Cristiane Greiwe Bortoluzzi

 Juliana de Oliveira com a 1ª Prenda Juvenil Andrissa Righi Seixas

 Andréia Pereira com a 1ª Prenda Mirim Lydia de Moura Azevedo

Francieli Santos com a 2ª Prenda Juliana Garcia Rodrigues

Laura Capiotti com a 2ª Prenda Juvenil Carolina Machado Eléguida

Natalia Moreira com a 2ª Prenda Mirim Amália Pletsch

Paula Schmidt com a 3ª Prenda do RS Maria Carolina Serpa de Oliveira

 Maiqueli Angeli com a 3ª Prenda Juvenil Kelem Freitas Duarte

 Tanielley Machado com a 3ª Prenda Mirim Mylena Munaro Bruschi

Fonte: Site do MTG 
www.mtg.org.br

Deixo o meu carinho imenso a esta gestão que se despede, por sua coragem, por terem lutado em busca de seus sonhos, e por tão bem terem representado a cultura da mulher gaúcha!
Prendas deste Rio Grande, gestão 2009/2010. Este título, é eternamente de vocês! 

E daqui exatas quatro semanas, em média 70 prendas estarão em Santa Maria, coração do Rio Grande, em busca do seu objetivo maior. Coração bate mais forte, sono que não vem... milhares de detalhes a serem acertados. Tudo isso, nos fará muita falta quando tudo acabar, porém o sentimento que ficará, de dever cumprido, é que precisa prevalecer!

Apenas 9 prendas com seu sonho realizado. Apenas 9 prendas voltarão pra casa de faixa nova, a faixa tão desejada. As demais levarão pra suas casas todas as lembranças deste final de semana frio de maio, os conhecimentos que adquiriram, os sonhos adiados... e a certeza de que tudo valeu a pena!

Um fortíssimo abraço a todos, e um lindo final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário