segunda-feira, 19 de abril de 2010

Entrevero Cultural de Peões e Guris do RS

O Concurso Estadual de Peão e Guri Farroupilha é um dos eventos mais importantes do Rio Grande do Sul. Embora se revista com características de concurso, ele tem como principal objetivo o incentivo ao estudo da história, da geografia, do folclore, do tradicionalismo gaúcho, da cultura típica gaúcha, especialmente a que tem origem nos campos do nosso pago gaúcho. O evento propicia a integração e a confraternização de jovens de todo o Estado, que se reúnem para demonstrar suas habilidades com o cavalo, na dança, na declamação e no artesanato em couro.
Em 1988, por ocasião da 27ª Convenção Tradicionalista do MTG, realizada na cidade de Caxias do Sul, de 28 a 31 de junho, foi instituído o Concurso Estadual do Peão Farroupilha. A primeira edição aconteceu na cidade de Cachoeira do Sul, 5ª RT, cujo vencedor foi o jovem Agnaldo Reis, da 4ª RT, do P. L. “Esteios de Japejú”, Uruguaiana. Até o ano de 1992, o referido evento acontecia paralelo ao Concurso Estadual de Prendas. Já no ano seguinte, 1993, passou a acontecer desvinculado do mesmo, na cidade e região tradicionalista representada pelo Peão Farroupilha. Foi então que aconteceu na cidade de Restinga Seca / 13ª RT.A partir de 1995, foi introduzido o concurso para a categoria guri.

Este concurso visa:
* elevar o nível cultural dos Peões das Entidades filiadas ao MTG, desenvolvendo nos mesmos, a liderança, o interesse pelo estudo e pesquisa de História, Tradição e Folclore Gaúcho, equiparando às suas habilidades artísticas, campeiras e artesanais;
* uma maior participação e comprometimento dos Peões a fim de contribuir para o crescimento qualitativo das entidades.
O concurso acontece nas categorias guri (de 12 a 17 anos) e peão (a partir de 17 anos). A fase final acontece anualmente no mês de abril, na Região Tradicionalista representada pelo Peão Farroupilha.

Despedem-se no próxima final de semana, os Peões e Guris do Rio Grande do Sul, gestão 2009/2010:
Peão Farroupilha
Maickel Martins Danielce - CTG Potreiro Grande - 23ª RT

 Destaque Campeiro
Lucas Jardim Pettine - CTG Os Vaqueanos - 13ª RT

 Destaque Artístico/Cultural
Cesar Augusto Gallert Felipin - CTG Passo do Ijuí - 3ª RT

Guri Farroupilha
Airo Alves Guimarães - CTG Vaqueanos da Fronteira - 4ª RT
Destaque Campeiro
José Carlos Lima Tassinari Junior - CTG Gen. Bento Gonçalves da Silva - 16ª RT

Destaque Artístico / Cultural
Mauro Augusto Pinheiro Junior - CTG Guapos da Amizade - 1ª RT
Fonte: Site do MTG

Nenhum comentário:

Postar um comentário