quinta-feira, 29 de julho de 2010

Dicas de Filmes/Minissérie

Dicas de alguns filmes que retratam um pouco da história da região sul, em especial o nosso Estado.


Título Original: A Casa das Sete Mulheres (Box 5 DVDs) - Brasil 2003

Atores: Thiago Lacerda , Giovanna Antonelli , Camila Morgado , Mariana Ximenes , Daniela Escobar , Marcello Novaes , Thiago Fragoso , Samara Felippo

Diretor: Jayme Monjardim , Marcos Schechtman

Sinopse: Um dos episódios mais turbulentos e emocionantes que o país já conheceu é magistralmente retratado nesta minissérie, com direção de Jayme Monjardim. Neste épico sobre a Revolução Farroupilha, as mulheres da família de Bento Gonçalves, o líder dos farrapos, são testemunhas e protagonistas de uma guerra que deixará marcas profundas em suas vidas. Em meio a batalhas vigorosas e personagens históricos, como Guiseppe e Anita Garibaldi, elas alternam situações dramáticas e momentos de pura magia. A Casa Das Sete Mulheres é uma história de amores e desencontros que vai conquistar seu coração de imediato. Uma obra repleta de idealismo, dor, coragem, solidão e paixões arrebatadoras. Você vai viver toda a intensidade dessas personagens e descobrir que quando os homens vão à guerra, as mulheres vão à luta.


DVD-179 - Europa Filmes
Rio Grande do Sul / 2001 / 103 min.
Direção: Tabajara Ruas e Beto Souza
Elenco: Werner Schunemann, Laura Schneider e Sirmar Antunes

Sinopse: Os personagens da minissérie A Casa das Sete Mulheres estão de volta nessa história de heroísmo e paixão.
Ferido durante a Guerra do Paraguai (1864-1870), o general Antônio de Souza Netto é recolhido ao hospital militar de Corrientes, Argentina. Ali percebe coisas estranhas acontecendo com outros pacientes ao seu redor.
Numa noite, recebe a visita de um antigo companheiro, sargento Caldeira, ex-escravo. Juntos rememoram o passado comum durante Guerra dos Farrapos (1835-1845).
São muitas histórias, encontros trágicos, amigos e inimigos, amores e desafetos. Netto recorda o exílio em Piedra Sola, Uruguai, depois da derrota dos farroupilhas; o convívio com os fantasmas do passado; a descoberta do amor, com Maria Escayola e a Guerra do Paraguai. Naquela noite, unidos por duras lembranças, revelações surpreendentes e um terrível segredo, os dois veteranos enfrentam o derradeiro desafio.


Título Original: O Quatrilho - BRASIL 1995

Atores: Gloria Pires, Patricia Pillar, Paloma Duarte, Bruno Campos

Diretor: Fabio Barreto

Sinopse: Dois casais que resolvem morar juntos para enfrentar as dificuldades da vida, até que a esposa de um casal resolve fugir com o marido do outro. Com Glória Pires e Patrícia Pillar.
O Quatrilho foi o segundo filme brasileiro a ser indicado ao Oscar. Antes dele apenas O Pagador de Promessas (1962), havia sido indicado.
Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Ganhou os prêmios de Melhor Atriz (Glória Pires), Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora no Festival de Havana.


Roteiro: Anahy de las Misiones é a saga de uma mulher e seus filhos lutando pela sobrevivência durante o período mais convulsionado da história do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha (1835-1845).
Arrastando um velho carroção sem bois com a ajuda dos filhos - Solano, Teobaldo, Luna e Leonardo, todos de pais diferente - Anahy enfrenta a guerra, a morte e o medo.
Mãe-coragem, Anahy só tem um objetivo: manter unida sua família a qualquer custo. Para sobreviver, perambulam pelo Rio Grande no rastro das escaramuças entre os farroupilhas (revolucionários) e caramurus (legalistas, defensores do Império) recolhendo os despojos dos combates e negociando-os nos acampamentos dos soldados e ambas as facções.
Em seu êxodo interminável, Anahy tangencia episódios históricos e lendários da revolução, participando de alguns dos acontecimentos mais marcantes da rica epopéia farrapa. Evitando comprometer-se com qualquer um dos lados, acredita que assim a tragédia da guerra não vai envolvê-los.
Inevitavelmente, porém, o conflito se infiltrará em suas vidas e Anahy assistirá impotente à dissolução de sua família. Primeiro é Teobaldo, que se une aos farrapos, incentivado por Manoel, jovem ferido que se agregou ao grupo. Mais tarde, Leonardo morre pelas mãos de um soldado.
Enquanto uns partem, outros chegam. Junta-se aos mascates a morena Picumã, afilhada de Joca Ramires, um velho amigo de Anahy. Luna, que finge ter uma doença contagiosa para evitar o assédio dos homens nos acampamentos, engravida de um médico por quem se apaixonou.
Anahy, no entanto, não se deixa derrotar pelos reveses: "A vida nunca tinha se enfurecido com Anahy de las Misiones como de uns tempos pra cá... Mas ainda sobrevivo a muitos desavindos". À frente do que sobrou de seu clã - Luna, Solano e Picumã - a brava "morocha" avança, sem saber que vai ao encontro de um obstáculo além de sua determinação.

Elenco
· Anahy de las Misiones - Araci Esteves
· Solano - Marcos Palmeira
· Luna - Dira Paes
· Joca Ramires - Paulo José
· Picumã - Giovanna Gold
· Leonardo - Fernando Alves Pinto
· Manoel - Matheus Nachtergaele
· Teobaldo - Claudio Gabriel
· Médico Pedro - Ivo Cutzarida


Informações Técnicas
Título no Brasil: A Paixão de Jacobina
Título Original: A Paixão de Jacobina
País de Origem: Brasil
Gênero: Romance
Classificação etária: 12 anos
Tempo de Duração: 101 minutos
Ano de Lançamento: 2002
Site Oficial: http://www.apaixaodejacobina.com.br
Estúdio/Distrib.: PlayArte
Direção: Fábio Barreto


Sinopse: Em 1871, na cidade de São Leopoldo, uma colônia de imigrantes alemães luta para sobreviver em uma região marcada pelos efeitos da Guerra do Paraguai. É lá que vive Jacobina Mentz (Letícia Spiller), líder de uma seita religiosa dissidente do protestantismo que é conhecida como "os Mucker". Jacobina tem visóes e recebe mensagens que acredita serem de Jesus Cristo, passando então a cuidar dos pobres e desválidos. Com o passar do tempo a comunidade de seguidores dos Mucker aumenta cada vez mais, fazendo com que os líderes da sociedade local passem a discutir meios de anular o poder cada vez maior que Jacobina possui sobre a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário