segunda-feira, 9 de agosto de 2010

1ª Prenda Juvenil da 24ª RT, Janaína Matiello

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre Janaína Matiello, Prenda Juvenil do GAN Anita Garibaldi que consquistou o a faixa de 1ª Prenda Juvenil da 24ª RT na gestão 2010/2011.

Jaana querida... nos fale um pouquinho sobre você!
Sou Janaína Matiello, tenho 16 anos, curso o 2º ano do Ensino Médio, moro na cidade de Encantado e faço parte do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, entidade na qual possuo o título de 1ª Prenda Juvenil gestão 2009-2010.
Atualmente, sou a 1ª Prenda Juvenil da 24ª Região Tradicionalista.

Como iniciou no tradicionalismo, e de que maneira se deu a decisão de concorrer a Prenda de Faixa?
Ser prenda de faixa é um imenso orgulho para mim, assim como é para as demais prendas do estado, pois vemos durante todo o ano de prendado o trabalho e o esforço refletidos em reconhecimento, crescimento e sensação de objetivo realizado.
Minha vida no tradicionalismo iniciou desde quando tinha 5 anos de idade ao entrar em um invernada Pré-Mirim no CTG de minha cidade, aos 8 anos comecei a concorrer como Intérprete Solista Vocal. No ano de 2008 ingressei no GAN Anita Garibaldi, que se tornou minha entidade desde então.
Sempre tive vontade de concorrer à prenda de faixa, porém me achava nova e sentia-me insegura. Hoje penso diferente, não existe idade para se envolver no tradicionalismo. Quanto à insegurança que eventualmente nós concorrentes, sentimos em relação aos concursos, sempre devemos pensar que não somos as únicas, outras prendas podem estar na mesma situação e talvez, ao mesmo tempo que nós.
Quando nos preparamos, não há necessidade de nos sentirmos inseguras, somos gaúchas, a história e cultura de nosso estado flui em nossas veias, o que devemos fazer é apenas externar essa herança durante os concursos, e também em nosso cotidiano.
Minha história como prenda de faixa e participante cultural iniciou realmente no ano de 2009, ao decidir em um curto espaço de tempo que desejava concorrer à 41ª Ciranda Cultural de Prendas de minha entidade. Depois de muito esforço, dedicação, e claro, muito apoio de meus amigos e família conquistei o título de 1ª Prenda Juvenil do GANAG.

E sobre o Concurso Regional? Como foi a tua preparação?
Ao tornar-me prenda da entidade assumi o compromisso de concorrer na fase regional da Ciranda. Não há como explicar as experiências maravilhosas que vivi e amizades que construí durante a preparação de meu relatório, enquanto promovia e participava de eventos.
Os estudos tiveram de ser intensificados e posso dizer que realmente aprendi muito sobre nosso estado, cultura e movimento. As provas artísticas eram quase automáticas, afinal, a maioria das prendas, assim como eu, é integrante de invernadas de dança e participa de alguma categoria individual.
A pesquisa e mostra folclórica foram pequenos desafios para as prendas da 41ª edição da Ciranda, afinal, as diretrizes foram modificadas. Com isso, foi necessário fazer um vasto trabalho de campo com pesquisas em livros antigos e entrevistas com várias pessoas em localidades muitas vezes remotas.
Porém, foram descobertas fascinantes.

Qual o teu pensamento sobre os jovens no Movimento?
Um jovem, que ingressa no movimento, só tem a ganhar. Nele reconhecemos o valor de nosso estado, aprendemos a amá-lo e respeitá-lo, assim como às nossas tradições. Passamos a vivenciar os valores de antigamente como atuais. Nossos pais não se preocupam quando sabem que estamos envolvidos com o movimento, afinal, estamos em família. Uma família unida pelos laços do tradicionalismo.

Existe alguém em especial que é teu exemplo nesta caminhada tradicionalista? Pessoas em quem te espelhas, em quem te apoias? 
Nessa empreitada tradicionalista sempre tive grandes exemplos, minha irmã já havia sido 1ª Prenda Juvenil e foi a primeira a saber, e apoiar minha decisão de concorrer, sem contar os amigos e amigas dentro e fora de minha entidade que possuem históricos exemplares em Cirandas e Entreveros.

Passo Fundo te espera! Quais são as expectativas para a Ciranda Cultural de Prendas Estadual, e os planos para esta gestão 2010/2011?
Agora inicio minha preparação para a Ciranda de prendas fase estadual, espero sempre conhecer coisas novas e poder representar bem minha região e entidade. Espero também poder realizar eficientemente os projetos que o MTG propõe para por em práticas seus – e consequentemente nossos – objetivos atuais.
Quanto às expectativas que tenho para esse ano em que sou Prenda Regional, são as melhores possíveis, considero e admiro todos de minha gestão, nossa convivência é ótima. Espero que este seja um ano próspero e repleto de conquistas para todos os representantes de nossa querida 24ª RT.

Contato: janinhamatiello@hotmail.com

 Janaína recebendo a faixa de 1ª Prenda Juvenil da 24ª RT 2010/2011

Mariana, Natalie e Janaína. Prendas Juvenis da 24ª RT

Prendas e Peões da 24ª RT em seu 1° evento representando a Região.

Jana, só tenho a te desejar muito sucesso, tanto nesta gestão, quanto em todos os outros sonhos que sonhares. A 24ª Região Tradicionalista se orgulha de ti, podes ter certeza disto.
Parabéns pela conquista, e um ótimo prendado pra ti e pra teus companheiros.

4 comentários:

  1. Hei Janaína.. quero concorrer a prenda da minha entidade e não sei o que estudar nem muitos trabalhos manuais. Nem meu instrutor, nem a patronagem irá ajudar. Você poderia me dar algumas dicas? Obrigada, beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Prenda. Te deixo aqui o e-mail da Janaína para você entrar em contato. Com certeza ela te ajudará com prazer.
    janinhamatiello@hotmail.com

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  3. É obrigatorio a !º prenda juvenil de uma entidade concorrer pela região? OU ela só vai se quiser?

    ResponderExcluir
  4. Depende a região que você participa. Aqui na 24ª RT nunca foi obrigatório participar da etapa regional, porém tenho conhecimento de que em algumas regiões é obrigatório, sim. Procure se informar com a coordenadoria regional. Beijos ;**

    ResponderExcluir