sexta-feira, 15 de abril de 2011

Entrevero Cultural de Peões

De 29 participantes, apenas seis irão ser escolhidos para representar a cultura, as habilidades e os valores do Peão Gaúcho. Segundo o presidente do MTG, Erival Bertolini, o desejo do Movimento era poder premiar a todos. “Só pelo fato de estarem envolvidos com o tradicionalismo, estes jovens já saem daqui vencedores”, afirma.

As provas envolvem conhecimentos artísticos, onde são executadas danças de salão, danças tradicionais, além de declamação, canto, instrumentos e poesia. A prova oral avalia a desenvoltura, a expressão e a apresentação. Já as provas campeiras são as que mais somam aos candidatos, valendo 30 pontos. Nestas, os jovens realizam sorteio entre as seguintes modalidades: assar, charquear, cevar o mate, emalar poncho (1º sorteio) e ferrar, trançar, tosquiar, laçar, pealar, apartar, tosar e prova de rédeas (2º sorteio). O último quesito avaliado é a participação em eventos e vivência tradicionalista, valendo 10 pontos.

A comunidade também está sendo mobilizada para o evento. Uma dos chamamentos da administração municipal é para a abertura do comércio durante o concurso, aproveitando o grande movimento de visitantes à cidade. Os resultados serão anunciados em uma fandango, amanhã à noite.

Regiões Participantes: 1ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 9ª, 10ª, 11ª, 12ª, 13ª, 15ª, 18ª, 20ª, 21ª, 22ª, 24ª, 26ª
Total de RT’s participantes: 18

Sexta-feira (15/04)
9h Acolhida dos participantes na Escola Pedro Migliorini
9h Palestra “MTG Consciente: Crack nem pensar” - Local: Salão Paroquial da Igreja
9h30 Início da Prova Escrita

13h30 Início das provas artísticas
Peão: Clube 24 de Maio
Guri: Salão Paroquial da Igreja

13h30 Palestra da Oi - Local: Salão Paroquial da Igreja
19h Apresentação de grupos folclóricos - Local: Clube 24 de maio
20h Abertura oficial e despedida dos peões - Local: Clube 24 de maio

Sábado (16/04)
8h30 Início das provas de galpão - Local: Cancha de Rodeio
22h30 Fandango de anúncio dos resultados - Local: Adega da Serra

Na manhã de hoje, 15, foi realizada a prova escrita do 23º Entrevero Cultural de Peão e Guri Farroupilha, em Monte Belo do Sul. Os 29 participantes responderam 25 perguntas sobre tradicionalismo, história e geografia do Rio Grande do Sul. O concorrente Edson Brozlaren, do CTG Piazito do Sul, de Canoas, 12ª Região Tradicionalista, aprovou a diminuição do número de perguntas sobre tradicionalismo. “Isso tornou mais equilibrado, aumentando a chance de todos”, afirmou. André Bonotto, do CTG Invernada do Chapadão, de Jaguari, 10ª Região Tradicionalista, considerou as questões de geografia como a parte mais difícil.

No início da tarde de hoje, às 13h30, começaram as provas artísticas, no clube do 24 de Maio, onde são executadas danças de salão, danças tradicionais, além de declamação, canto, instrumentos e poesia.

As 20h, acontece a Despedida dos Peões do Estado, um dos momentos mais emocionantes do evento.
As provas campeiras ocorrem a partir do sábado de manhã. O anúncio dos resultados será divulgado em um fandango sábado à noite.

Portal MTG

Neste momento os Peões e Guris estão reunidos para a tão temida prova escrita. Só quem já passou por este momento sabe bem todos os sentimento que se tem, toda a angústia e a ansiedade que se sente.

São sentimentos em comum, são os mesmos ideais, o mesmo sonho de poder representar a cultura e a história do nosso povo pelo Rio Grande a fora, carregando no peito um crachá de Peão/Guri do ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

Apenas 6 concorrentes serão os vencedores, mas sabemos que tudo o que é vivido ali é pra sempre... não temos como esquecer toda magia e encanto que representa um concurso Estadual em nossa vivência no Tradicionalismo.

Pode ser clichê, mas é verdade. Todos são vencedores.

Boa sorte e sucesso a todos. Tenho certeza que mais uma vez nosso Estado terá ótimos representantes.

Um forte abraço especial a nosso querido PEÃO FARROUPILHA DA 24ª RT, RODRIGO DE OLIVEIRA SCHNEIDER, que pela 2ª vez vai em busca de sua maior realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário