terça-feira, 28 de junho de 2011

Palavra de Prenda: Naiara Silveira Nogueira

Hoje vamos conhecer melhor a prenda Naiara Silveira Nogueira, que te 15 anos e é 2° Prenda Juvenil do CTG Sinuelo Dos Gerais, 25° RT/FTG - Planalto Central.

"Bem, a minha jornada tradicionalista começou a pouco tempo...
Nunca tive o incentivo de ninguém, a escolha sempre foi minha, sempre via o meu primo se arrumando para as apresentações, rodeios, etc...
Então no dia 18 de fevereiro de 2008, resolvi aparecer no CTG para saber como funcionava tudo, fiquei fascinada, era um mundo que eu conhecia muito pouco por ter saído muito jovem do RS.
No mesmo dia já entrei para a invernada mirim, e depois disso nunca mais saí de lá... todos os dias ensaiando, e o meu amor foi crescendo mais e mais...
Na minha primeira apresentação, eu vi algumas gurias de faixa e achei muito lindo.
No próximo ano eu subi para a juvenil, então resolvi participar do concurso de prendas e fiquei em 3° lugar, porém a guria que ganhou em 1° participou do concurso da Federação, então eu subi para a 2° Colocação.
Logo após receber a minha faixa, fui me apaixonando mais pela tradição gaúcha, no Fegarp (Festival de Arte e Tradição Gaúcha do Planalto Central) de 2009 eu competi na modalidade de Interprete Solista Vocal Juvenil Feminino, o qual conquistei o primeiro lugar, Declamação Juvenil Feminino que fiquei na 4° posição e nas Danças Tradicionais ganhamos todas em primeiro.
No ano passado, concorri na modalidade de Interprete Vocal de novo, e desta vez fiquei em 4° lugar. Como as minhas notas tinham sido boas me classifiquei em 1° lugar paro o Rodeio Nacional de Campeões, mas por motivos pessoais não pude comparecer.
Sempre que posso estar em eventos da minha entidade ou até mesmo da Federação lá estou!
Creio que ostentar um faixa não é fácil, é preciso ter responsabilidade e muito amor pelas tradições do Rio Grande, e é mais difícil ainda quando se mora tão longe do Rio Grande, na Bahia.
Hoje eu dou aula de danças na invernada Dente-de-Leite (de 3 a 5 anos), e ajudo na invernada Mirim.
Espero que a minha jornada tradicionalista continue por muitos e muitos anos, pois eu já não consigo mais imaginar a minha vida longe de um CTG."


Parabéns Naiara. 
São pessoas como você as responsáveis pelo fortalecimento de nossa cultura nos quatro cantos de nosso País. Continue amando nosso Estado, e preservando esta tradição que também é sua.
Grande abraço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário