sexta-feira, 1 de junho de 2012

1ª Prenda Mirim do RS - Luana Raquel Wojciechowski

Boa tarde, seeexta-feira :)

Vamos iniciar este belo final de semana conhecendo mais uma bela prendinha deste nosso Rio Grande! Ela que no último sábado conquistou o título de 1ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul, nos fala um pouco de sua história no tradicionalismo. Com certeza, é mais um exemplo de dedicação e amor ao nosso Rio Grande!

 Recebendo a faixa de 1ª Prenda Mirim do RS
de sua antecessora Alexia Trento
Créditos da foto: Macanudo Gaúcho

“Aprender a vivenciar o tradicionalismo na sua plenitude é tarefa difícil, 
o aprendizado nunca termina, onde o esforço e a vontade de saber e 
tentar ser melhor trama-se para ajudar a compor o que chamamos 
amor pelo tradicionalismo.” 

"Com esse pequeno pensamento, conto um pouco da minha história dentro do 
Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Tudo iniciou na cidade de Giruá, terra do Jerivá, de onde sou natural. 
Com apenas quatro anos de idade, meus pais me levaram para o Centro de
 Tradições Gaúchas Querência Crioula para assistir aos ensaios da invernada 
dente de leite. Para a surpresa deles, no mesmo dia me integrei ao grupo e
comecei a dar meus primeiros passos nas danças gaúchas. Em pouco tempo, 
Dayane de Almeida Antunes, que na época era a 1ª Prenda da 3ª RT me convidou 
para concorrer a Prendinha Dente de Leite do CTG, e eu que já estava adorando
dançar, aceitei com muita alegria. Minha mãe me preparou,
e com muita graciosidade fiz minha primeira apresentação artística,
e a música que cantei foi “Prenda Minha”. 
Assim, em agosto de 2005 conquistei a faixa de 1ª Prenda Dente de Leite... 
foi emocionante e também teve uma parte muito engraçada, eu era menor que
a faixa, então tiveram que mandar confeccionar outra faixa para mim,
de acordo com o meu tamanho. 
Todas as prendas e peões da nossa gestão resolveram representar a 
entidade na Ciranda Cultural Regional, e como eu precisava do maior número 
de atividades culturais possíveis para meu relatório, meus pais começaram
a me levar para concursos e eventos em toda a região missioneira, 
assim fui descobrindo meus dotes artísticos. Junto vieram os projetos, os
encontros regionais, meu 1º ENART e um amor inexplicável pela nossa cultura. 
Fui novamente preparada pela minha mãe, que incansavelmente, 
lia poemas, falas e ensaiava comigo. Eu ainda não sabia ler,
 por isso tinha que memorizar tudo o que ela lia ou falava. 
Em junho de 2006, na cidade de São Borja, fiz uma bela apresentação 
e com meus cinco anos de idade já ostentava minha 
1ª faixa Regional, com o título de 3ª Prenda Dente de Leite da 3ª RT,
motivo de grande orgulho para toda minha família e principalmente para mim. 
Foram dois anos que jamais esquecerei. 
Foi quando aprendi e entendi que a união, o empenho de pais, patronagem, 
prendas e peões valem a pena e que com esforço e dedicação de todos pode-se 
lutar pelo mesmo ideal, com muita garra e perseverança, amando e respeitando 
cada vez mais o Rio Grande que temos e o que almejamos, 
com as presentes e futuras gerações. 
Em maio de 2007 eu e minha família passamos a residir em Caçapava do Sul. 
Foi muito difícil para mim tão pequena entender que eu tinha que ir embora e 
deixar minha querida família tradicionalista. Tive uma linda e emocionante
despedida, da qual carrego marcas e lembranças profundas em minha
alma gaúcha, mas feliz pois guardo comigo momentos vivenciados
junto aos amigos de lá que tem grande importância para minha vida,
com isso passei a ver o tradicionalismo 
como uma escola onde devemos levar conosco todos os aprendizados adquiridos 
e aproveitar cada instante da melhor maneira possível. Aprendi muito e sei que fui 
incentivo a muitas crianças, que se espelharam no meu trabalho e amor, 
e hoje as vejo fazendo o mesmo pelo tradicionalismo. 
Representando minha nova entidade o CTG Família Nativista, 
continuei minha caminhada participando de eventos fora e dentro da nossa região, 
onde ganhei muitos troféus cantando, declamando, tocando e dançando. 
Em setembro de 2008 fui agraciada com a faixa de Prendinha Farroupilha, 
para minha alegria em maio de 2009 na Ciranda Cultural Regional da 18ª RT
aconteceu a 1ª Ciranda Regional para Prendinhas,
realizei meu primeiro projeto sozinha e 
minha primeira mostra folclórica. Novamente minha mãe me preparou e 
lá fui eu representar minha entidade e minha cidade, conquistei a faixa de 
1ª Prendinha da 18ª RT, mais uma alegria em minha trajetória e novos 
colegas que me acolheram e me deram força para 
continuar lutando pela causa tradicionalista. 
Chega o ano de 2010, eu já estava com nove anos de idade,
 pude então participar do concurso interno de prendas de minha entidade, agora,
 além da preparação artística, tinha que estudar um pouco para
adquirir mais conhecimentos. Em setembro daquele ano, conquistei a faixa de
 1ª Prenda Mirim do CTG Família Nativista, fato que me deu o direito de
participar da 42ª Ciranda Cultural fase Regional na cidade de Bagé.
 Foi um ano de muito estudo, projetos, eventos e preparação para
 alcançar mais uma etapa do meu sonho. Chegou o dia da Ciranda,
momentos de alegria, ansiedade e de muita fé.
Finalmente saiu o resultado e eu era eleita a 1ª Prenda Mirim da 18ª RT.


Com esta ciranda ampliei meus conhecimentos e evoluí culturalmente.
 Uma nova gestão, novos amigos, novas responsabilidades e um
maior comprometimento., A partir deste momento o trabalho foi constante,
vieram mais estudos, projetos, eventos e muita força de vontade para
 renunciar a algumas atividades que a maioria das crianças fazem nesta idade,
mas com certeza muito feliz em divulgar nossa tradição e pensando no que viria
pela frente: o CONCURSO ESTADUAL e a 18ª RT para representar. 
Sempre fui muito positiva, fui incentivada por amigos que acreditavam em mim
e torciam pelo meu sucesso não me deixando caminhar sozinha.
 Todo esse carinho que sempre recebi foi valioso para mim,
 sempre procurei lembrar dos conselhos de minha mãe que me dizia,
'filha, a grandeza do ser humano nem sempre está nas vitórias, mas
se faz acompanhar da humildade, do companheirismo e do trabalho realizado'. 
Empreendi todos os esforços para alcançar meu sonho:
Ser a representante das prendas mirins do nosso estado e levar em frente,
passando a diante a história, a cultura e a nossa tradição que é única.

 Prova Artística na 42ª Ciranda Cultural de Prendas

No dia 26 de maio de 2012 quando ouvi meu nome sendo chamado como
1ª Prenda Mirim do Estado do Rio Grande do Sul na 42ª Ciranda Estadual,
 não contive a emoção, dei pulos e gritos de alegria. E é com essa alegria que
quero contagiar o povo gaúcho, juntamente com minhas colegas de prendado,
 propagar a nossa cultura e a tradição rio-grandense levando em consideração
a meiguice e as boas maneiras, dando exemplos e incentivo a outras crianças. 
Desde já ofereço toda e qualquer ajuda que estiver ao meu alcance para
todas as prendas que solicitarem, pois o que mais quero é que todas elas saibam
amar este chão, assim como eu aprendi a amar os quatro cantos deste pago.

Um grande abraço da prendinha mais feliz deste Rio Grande,
Luana Raquel Wojciechowski – 1ª Prenda Mirim do RS!"

Parabéns Luana!
Seu amor pelo Rio Grande fica evidente em cada palavra que escreves. É de prendas assim que nosso Estado precisa, e sendo assim, não tenho dúvidas de sua conquista foi muito merecida.

Um grande abraço a todos... e um ótimo final de semana!

Um comentário:

  1. Batalhadora, humilde e sincera. Merecedora dos títulos e de ser chamada de Prenda Rio-grandense dos ossos à flor da pele. Espelho de vivencia para todos, independente das idades e gerações, e com muitos sucessos a serem alcançados.

    ResponderExcluir