quinta-feira, 14 de junho de 2012

Estuda, tchê: Medicina Campeira

ALCACHOFRA
Artemisia alba: contém muito ferro e cálcio. Repõe os sais minerais do organismo. Usam-se as folhas da base da planta. O chá é tônico, diurético, preventivo e curativo das afecções do fígado, da bílis estômago, rins e bexiga. Útil nos casos de diabetes, colesterol elevado. Arteriosclerose, tireóide, hipertensão, asma afecções dos pulmões e doenças de pele. Evitar o chá na lactação.

ALECRIM
Rosmarinusofficinalis: toma-se o chá das folhas para clorose, inapetência, histeria, nervosismo, indigestão, tosses, bronquites e asma. Provoca suor, é depurativo do sangue, tônico para o coração e anti-reumático, é usado também para banhos de pele e do cabelo e para caspa.

ALFAZEMA
Bronquite, asma, afecções do fígado e baço, nervosismo, regulador da menstruação. Obs. em altas doses pode ser depressiva, causando sonolência. Não deve ser usado por quem tem úlcera.

ARNICA
Aplicar compressas em traumatismos, ferimentos e machucaduras. Tomar em nevralgias, coqueluches e hemorragias das vias respiratórias.

ARRUDA
Ruta graveolens: a arruda contém propriedades tóxicas. Evitar na gravidez. É normalizadora do ciclo menstrual. Boa para dor de cabeça, dor de dente e de ouvido (amassar um galhinho com um pouco d’água, ou um chumaço de algodão junto ao ouvido ou no dente). Também para gases, incontinência da urina, fraqueza dos vasos sangüíneos, calmante e como antiinfecciosa. Para ressacas, embriaguês e indigestão.

BABOSA
Aloe vera: toma-se em jejum durante uma semana para males do fígado, icterícia, prisão de ventre, bílis e estômago. O sumo triturado com mel é usado para bronquites e certos tipos de câncer. O uso interno deve ser evitado para gestantes, por quem sofre dos ovários, bexiga, hemorróidas e rins. Usa-se o líquido externamente para reumatismo, varizes, hemorróidas , doenças da pele, tumores, queimaduras e para prevenir rugas e flacidez. Embeleza e fortalece o cabelo, evitando a queda e a caspa.

BOLDO
Falso boldo – Coleeus barbatus: o chá das folhas é usado para problemas digestivos, do fígado, estômago, intestino e azia. Serve para curar a ressaca por excesso de bebida. Aplicado externamente também combate o reumatismo, a hidropsia e problemas de pele. Boldo-graudo – Vernonia condensata: o chá de uma ou duas folhas por xícara, em decocção ou infusão se usa para distúrbios do fígado, para bílis, vesícula, contra dores de cabeça e ressacas alcoólicas.

CALÊNDULA
Antiabortivo, fortalece o útero, cicatrizante de frieiras, queimaduras e alergias, anti-séptico e antiespasmódico, verrugas, brotoejas, acnes e artritismo.

CAMOMILA
Digestivo, tônico estomacal, inapetência e cólicas. Obs.: Grávidas e em lactação devem evitar o uso.

CAPIM- LIMÃO
Cymbopogon citratus: o chá é usado como digestivo, para gases, reumatismo e dores nos músculos, como calmante, nas ansiedades, para baixar a febre e provocar suor. Abaixa a pressão.

CATUABA
Tônico sexual, sono agitado, estimulante, apariente, esgotamento e fraqueza em geral.

CARQUEJA
Baccharis crispa: o chá das raízes é diurético, indicado para combater azias, males do fígado, sinusites, doenças da pele e venéreas.

CONFREI
Sinphytum officinale: usado internamente possui várias propriedades mas limita-se ao uso externo das folhas, sua inclusão em formulações de medicamentos é proibida no Brasil, necessitando ainda muitas pesquisas em seres humanos. Os rizomas secados ao sol são indicados para cicatrização de feridas e fraturas, para rachaduras na pele, nos seios, no ânus, para lavar feridas varicosas, úlceras, queimaduras, psoríase e outras inflamações.

ENDRO
Estomático, combate a acidez, digestivo, evita cólicas intestinais, inflamações da boca e da garganta, soluços.

ERVA CIDREIRA
Antiespasmódico, digestivo, sedativo para crises nervosas. Insônia e má circulação.

ERVA-DOCE
Calmante, antiespasmódica, digestivo e contra gases.

ESPINHEIRA SANTA
Analgésico, desinfetante, depurativo do sangue, combate azia, acne e doenças da pele. Obs.: Pode reduzir a produção de leite.

FUNCHO
Digestivo, combate gases, dores do estômago, infecções das vias urinárias. Obs.: Em altas doses pode ser convulsivo.

GUACO
Tosse, gripe, cicatrizante, calmante em geral. Obs.: Em altas doses pode causar taquicardia, vômito e diarréia. É desaconselhavel para crianças com menos de 1 ano e mulheres menstruadas.

GENGIBRE
Zingiber officinalis: a raiz é usada em infusão para casos de gripe, resfriados, tosses, catarro, rouquidão, bronquite e afonia, para fraqueza do estômago, cólicas e gases presos. Também com a raiz faz-se compressas para dores reumáticas e nevralgias.

HORTELÃ
Mentha spp: digestão, gases, cólicas, náuseas, como calmante dos nervos, insônia, para bílis, amarelão e como expectorante. O sumo das folhas pode ser aplicado com algodão em nevralgias, dores de dente e de cabeça, picadas de insetos, e tomados durante vários dias com mel funciona como vermífugo.

JAMBOLÃO
Contra diabetes, tosse, catarro e prisão de ventre.

LARANJEIRA
Citrus aurantiu: a flor da laranjeira em maceração tem função contra espasmos, nervosismo e insônia e com mel aplicada no rosto, funciona como antiinflamatória e bactericida, livrando a pele de impurezas. As folhas também são calmantes e combatem a insônia, febres, gripes e resfriados. O bagaço e a parte branca cura a prisão de ventre. Comer laranja em jejum estimula as funções do fígado e da bilis. Previne as doenças degenerativas por falta de vitamina C e ajuda na assimilação do cálcio.

LOSNA
Vermífugo, menstruação difícil, cólicas menstruais, fortalece o estômago, fígado e rins.

LOURO
Eczemas, picada de inseto, nevralgias, gases, bronquite, insônia, prisão de ventre.

MAÇÃ
Rica em vitaminas, diurético, desintoxicante, refrescante, regulador do intestino.

MACELA
Tônico amargo, males do estômago e perturbações gástricas.

MALVA
Malva parviflora: os vários tipos de malva, raiz e folhas, servem para qualquer tipo de infecção, de inflamação: boca, garganta, laringe faringe, olhos, ouvidos, estômago, úlceras, rins, bexiga, ovários, nervos, hemorróidas, para mau hálito, em picadas de insetos e como cicatrizante.

MANJERONA
Origanum majorana: as folhas trituradas com banha ou óleo, aplicadas em cataplasma na barriga das crianças, ajuda a expelir os gases e acalma as cólicas, aplicadas no nariz desprendem o catarro. O mesmo procedimento para dores reumáticas. Como tempero facilita a digestão, abre o apetite e evita gases e cólicas.

MANJERICÃO
Diurética, tônica, cólicas intestinais, amigdalite, faringite, estomatite.

MARACUJÁ
Calmante, age conta a insônia. Desinfetante.

MELISSA
Calmante, sonífero, afecções do estômago.

PATA-DE-VACA
Diurética, males dos rins e diabetes.

POEJO
Flatulência, enjôo, tosse, rouquidão, tônico do sistema nervoso.

QUEBRA-PEDRA
Phyllanthusnururi: as folhas em infusão, 3 xícaras ao dia, servem para eliminar cálculos renais, para problemas de inflamação dos rins, bexiga e fígado, vesícula, ácido úrico, amarelão (hepatite) e diabete. Podem ser usadas folhas e flores.

SALVIA
Salvia officinalis: além de tempero serve para o corpo e a mente. Usam-se as folhas e flores. Combate depressão, fraqueza, diabete, colesterol, males da menopausa, dificuldade de digestão, menstruação dolorosa, tosse e catarros; é estimulante, analgésica, antiinflamatória e tônica em geral. Clareia e limpa os dentes com as folhas, alivia o mau hálito, escurece os cabelos e provoca excesso de suor. Em gargarejo serve para aftas, gengivites, inflamação da garganta e laringite. Não aconselhável na lactação e gestação.

SABUGUEIRO
Provoca suor nas gripes, sarampo e varíola, Elimina ácido úrico, cálculos renais, toxinas em geral, depurando o sangue.

SALSAPARRILHA
Depurativo do sangue, diurética, sudorífica, antinflamatória, combate gota e reumatismo, auxiliar da digestão, aumenta o apetite.

SAMAMBAIA
Hérnias, úlceras, varizes.

SENE
Purgativo, laxativo, depurativo, deve ser usado com moderação.

TANCHAGEM, Tansagem
Plantago major: usam-se as folhas, sementes e raiz. Ação antiinflamatória, cicatrizante, diurética, tônica e depurativa, indicada para limpeza das vias respiratórias (fumantes), gripes, como expectorante, diarréias, inflamações nos rins e estômago. Em gargarejos funciona como antibiótica, bactericida e antiinflamatória para a garganta, ouvidos, em casos de gengivite, piorréia, laringite, amigdalite, lavagem de feridas, tumores, doenças da pele, infecções nas partes genitais, dores no bico dos seios e inflamação dos olhos. 

URTIGA
Gota, afecções da pele, úlcera, feridas, erisipela, afta, queda de cabelo, picadas. Obs.: As sementes são tóxicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário