segunda-feira, 16 de julho de 2012

2ª Prenda Juvenil do RS - Verônica Lorenset Padoin

Vamos conhecer mais uma menina-moça que no último final de semana de maio conquistou o grande sonho de ser Prenda do Estado. Ela que tem 15 anos e recebeu a faixa de 2ª Prenda Juvenil após intensa preparação, nos conta hoje um pouquinho de sua história no tradicionalismo.


"Buenas! Sou Verônica Lorenset Padoin, tenho 15 anos e estou cursando 
o 1º Ano do Ensino Médio. Represento a 20ª Região Tradicionalista,
 o Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros do Buricá e o município de Três de Maio, 
também conhecido como Cidade Jardim e Berço Estadual da Canção Estudantil.
De onde surgiu o amor pela cultura gaúcha? Não sei, pois não venho de 
uma família tradicionalista. No meu município, durante a Semana Farroupilha,
 a Invernada Artística do CTG passa nas escolas realizando apresentações. 
Acredito, que foi a partir daí que passei a apreciar as nossas tradições. 
Minha admiração pelos nossos costumes cresceu ainda mais quando comecei 
a estudar a História e Geografia do Rio Grande do Sul na 5ª série. 
Hoje, a paixão por essa cultura singular em todo o mundo, é enorme!
Meus primeiros passos no tradicionalismo foram no ano de 2008, 
quando ingressei no Grupo de Danças Pré-Mirim do CTG Tropeiros do Buricá. 
Desde essa época, tinha uma imensa vontade de concorrer a Prenda de faixa,
 mas, infelizmente, por dois anos não foi realizado Concurso na entidade. 
No ano de 2010, com o objetivo de fortalecer a área cultural, foi realizado o
 Concurso. Naquele ano, eu tinha 13 anos de idade e já estava na Invernada 
Juvenil. Para mim, tudo era novidade. Nunca tinha, nem se quer, assistido a 
um concurso. Sorte que a entidade disponibilizou uma apostila de estudos 
e também indicou algumas poesias para as prendas escolherem. 
Isso facilitou muito a minha participação. Apesar das dificuldades, 
me tornei 1ª Prenda Juvenil do CTG. Depois de anunciado o resultado,
 já veio em mente a idéia do Concurso Regional. De imediato fui me informar 
com a Coordenadora Cultural da Região sobre o que era necessário fazer 
para participar da Ciranda. Ela me informou sobre os projetos, sobre a 
bibliografia que eu deveria ler... enfim, tudo o que era preciso para 
ser uma prenda regional. Nossa! Foram tardes na escola, tardes no 
Lar dos Idosos (local onde desenvolvi o projeto 'CTG: Núcleo de 
Fortalecimento da Cultura Gaúcha'), tardes estudando e ensaiando. 
Mas tudo isso foi recompensado na fria e chuvosa madrugada do dia 
26 de junho de 2011... 1ª Prenda Juvenil da 20ª RT! Para mim
 foi uma emoção enorme, principalmente pelo fato de a nossa entidade, 
fazer 15 anos que não conquistava esse título. 
Representantes da 20ª RT na 42ª Ciranda Cultural de Prendas

Chega então o momento de me preparar para a Ciranda Estadual de Prendas. 
Agora era realizar novamente os projetos, passar tarde e noites lendo e 
relendo livros que nos contam a história, geografia e tradição do 
Rio Grande do Sul. Dessa vez, as coisas pareciam mais fáceis, 
pois eu sabia como funcionava e o que eu tinha que fazer. O Relatório, 
pareceu mil vezes mais simples, a Mostra Folclórica, nem se fala. 
Mas dessa vez tive um tormento que não tive nas outras etapas do concurso.
 A Prova Artística, por mais que eu ensaiasse, falasse e repassasse ela, 
parecia que nunca estava boa. Mas o que um espelho não faz!
 Todos com quem eu conversava, falavam que ensaiar na frente do 
espelho iria ajudar. Confesso que sempre achei isso bobagem, 
mas percebi que faz muita diferença ver o que está fazendo. 
É uma forma de se autocorrigir. 
Prova Artística da 42ª Ciranda Cultural de Prendas Estadual
Nos dias da Ciranda Estadual, eu estava extremamente tranquila. 
Nem parecia que eu estava participando de um Concurso Estadual, 
a ansiedade bateu na hora do baile. “Ela vem de uma região perto 
das Missões. É uma Região par. Da Fronteira Noroeste do nosso Estado. 
Um município dessa região, a pouco tempo, recebeu um evento oficial 
do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Ela vem do Município de
 Três de Maio” Esse é um momento inesquecível. O sentimento? Inexplicável!
 2ª Prenda Juvenil do Estado do Rio Grande do Sul! É a primeira vez que
 minha região conquista um título de Prenda Estadual. 
Me orgulho em representar o CTG Tropeiros do Buricá, 
a 20ª Região Tradicionalista e o nosso querido Rio Grande do Sul. 
 Junto com essa gestão maravilhosa, espero fazer um belo 
trabalho em prol da nossa cultura.
Os conhecimentos adquiridos, quem sabe eu esqueça com o passar dos anos,
 Mas os amigos, as risadas, as lições de vida... esses serão eternos. 
Nessa caminhada enquanto prenda, aprendi a conciliar escola, 
cursinho de inglês, invernada artística, estudos e ensaios para o concurso, 
família, amigos, lazer... Aprendi também que a HUMILDADE é de extrema
 importância para se chegar a algum lugar. Não, nós não sabemos tudo. 
E nunca saberemos. É necessário humildade para pedir ajuda aos outros
 e absorver cada palavra, cada ensinamento que eles têm para nos passar. 
Família Tradicionalista

A todas aquelas que têm o sonho de ser Prenda do Rio Grande do Sul, 
deixo a seguinte mensagem 'Não é o desafio que nos 
deparamos que determina quem somos e no que estamos nos tornando,
 mas a maneira como respondemos ao desafio. Quando acreditamos 
em um sonho, nada é por acaso!'. Queridas prendas, acreditem nos seus 
sonhos, acreditem em VOCÊS! E se esforcem, deem o máximo de 
si sempre! Se não chegarem onde almejavam, não desistam. 
'Decepções são apenas uma maneira de Deus dizer: 
eu tenho algo melhor para você'.
Desde já, me coloco a disposição de todo o Rio Grande. 
Quero muito poder ajudar a todos, fazer novas amizades e conhecer novos lugares!

Um beijo carinhoso,
Verônica."
Muito obrigada por também compartilhar conosco sua bela história. Podes ter certeza que és exemplo para muitas de nós que carregamos este sonho tão grandioso.
Parabéns por sua dedicação, e principalmente por sua conquista!
Grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário