quinta-feira, 26 de julho de 2012

77ª Convenção Tradicionalista

Bom dia amigos!

É neste final de semana que acontece mais uma Convenção Tradicionalista, na cidade de Guaporé, querida 11ª Região Tradicionalista.

A Convenção Tradicionalista tem papel fundamental na revitalização do Movimento Tradicionalista, por reunir as principais lideranças e os jovens diretamente envolvidos com as principais atividades culturais realizadas no pago gaúcho. Dos debates realizados nas Convenções resultam os rumos do Movimento, pois em suas plenárias decidem-se as normas que regem s relações internas e externas do MTG. Dentre outras, é competência da Convenção Tradicionalista aprovar, alterar e reformar o regulamento do MTG, Códigos e demais Regulamentos.


Dentre várias proposições, destaco as que estão relacionadas aos Concursos de Prenda e Peão para que possam ler e ficar por dento do que os tradicionalistas estão desejando. No site do MTG (http://www.mtg.org.br) estão todas as proposições, sendo da 7 à 18, relacionadas aos Concursos.

Aproveito para ressaltar uma em especial, a qual eu apoio e torço para que seja aprovada:

PROPOSIÇÃO Nº 10 
77ª CONVENÇÃO TRADICIONALISTA 
GUAPORÉ – JULHO 2012 
Proponentes
Conselheiro do MTG – CRISTIANO POLICENA
Diretora de Cultura da CBTG – MARIANA GRAZIELA MALLMANN

Proposta
Inclusão do quesito ENTREVISTA na avaliação da prova de COMUNICAÇÃO ORAL da Ciranda Cultural de Prendas.

Justificativa
Considerando que temos entre as participantes da Ciranda Cultural de Prendas, jovens que são atuantes no Movimento Tradicionalista Gaúcho há vários anos e, em consequência, já desenvolveram em suas entidades e/ou regiões um trabalho bastante amplo, o que as tornam profundas conhecedoras da nossa cultura, propomos a reformulação da avaliação da COMUNICAÇÃO ORAL do concurso. Tal proposta, leva em consideração que a avaliação atualmente aplicada é consideravelmente restrita em relação à vivência da prenda e à comunicação propriamente dita.

O atual regulamento da Ciranda Cultural de Prendas, pelo Capítulo VII – Artigo 24º, prevê que a prenda da categoria Mirim discorra, por até sete minutos, ao microfone, sobre um assunto de livre escolha. Já as prendas Juvenis e Adultas sorteam um tema de conhecimento geral, antes da apresentação, e têm até dez minutos para explanação. Nos dois casos, a avaliação considera o conteúdo do discurso e a qualidade da oratória. O que consideramos excelente, pois como prendas, seja em nível de entidade, de região ou de Estado, estas jovens precisarão e deverão saber se comunicar com o público ao microfone, muitas vezes sem preparo anterior, como sabemos que ocorre antes das Cirandas.

Apesar da importância da comunicação ao microfone, já destacada, é a comunicação interpessoal que mais ocorre ao longo das gestões. Muitas prendas que são excelentes ao microfone não apresentam a mesma performance em uma simples conversa, durante uma reunião, um encontro ou uma roda de mate. Além disso, comprovadamente, a avaliação fica limitada aos sete ou dez minutos “semi-preparados” pela prenda. Se o avaliador tem alguma dúvida, algum questionamento sobre a vivência ou, até mesmo, sobre os projetos a serem implantados a partir do concurso, eles se perdem e não são esclarecidos, por falta de oportunidade, em função, da “fechada” tabela de provas. Acreditamos que estas questões poderiam ser solucionadas com uma ENTREVISTA com a comissão avaliadora.

Funcionaria como um bate-papo, uma conversa, sem perguntas previamente estabelecidas, visando uma verdadeira troca de ideias e de conhecimentos. Oferecendo este momento, os avaliadores também estarão mais aptos para avaliar os CARACTERES PESSOAIS, previstos pelo Artigo 27º, tendo em vista que, será a oportunidade para um contato mais “natural” com as concorrentes.
Sendo assim, pela proposta, a avaliação da COMUNICAÇÃO ORAL passaria a ser dividida em dois momentos: PROVA ORAL AO MICROFONE e ENTREVISTA. Sugerimos que a ENTREVISTA seja realizada logo após a prova Escrita. Ou seja, ao sair da prova, a prenda seguiria diretamente ao encontro dos avaliadores para uma conversa. Assim, não teríamos empecilho em relação ao tempo, que sabemos que é bastante curto no desenvolvimento do concurso. Já a PROVA ORAL AO MICROFONE seguiria da mesma forma, ou seja, juntamente com a realização da prova Artística. Tal incorporação no regulamento acarretará, pela nossa proposta, uma mudança na pontuação das provas das três categorias. A comunicação Oral passará de 17 pontos para 20 pontos, e os Caracteres Pessoais, de 10 pontos para 7 pontos (descrição abaixo).

Não temos dúvidas de que, desta forma, estaremos melhorando a avaliação das nossas Cirandas, bem como valorizando, ainda mais, o trabalho desenvolvido pelas prendas, que, mesmo para os concursos das entidades, dedicam grande parte de seu tempo ao estudo e ao aprimoramento como tradicionalistas.

Mudança: Capítulo VII – DAS PROVAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Art. 24 - Na avaliação da COMUNICAÇÃO ORAL pretende-se verificar a capacidade da candidata de se expressar com naturalidade e fluência empregando linguajar correto e sem gírias ou tiques, respeitadas as características regionais.
 § 2º - As candidatas da categoria mirim disporão de até sete (7) minutos para expor, ao microfone, um assunto de livre escolha: (ex: lendas, contos, festejos, projetos, etc.). No caso da prenda ultrapassar o tempo estabelecido, perderá 5 centésimos (0,05), por minuto inteiro, que exceder ao tempo, descontados da nota final.
 § 3º - As candidatas das categorias juvenil e adulta disporão de dez (10) minutos para discorrer sobre um tema de conhecimento geral, sorteado no momento da apresentação. Na avaliação, será considerado o conteúdo do discurso, e a qualidade da oratória. No caso da prenda ultrapassar o tempo estabelecido, perderá 5 centésimos (0,05) ponto por minuto inteiro, que exceder ao tempo, descontados da nota final.
§ 4º - As candidatas das categorias mirim, juvenil e adulta passarão por uma entrevista com a comissão avaliadora, sem questionamentos pré-estabelecidos, mas como foco na vivência tradicionalista da prenda.

CAPÍTULO VIII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 30 – Resumo da Pontuação

Categoria Mirim
b) AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORAL (20 pontos)
Prova oral ao microfone (10 pontos) – até 7 minutos
Naturalidade e fluência na fala - 03 pontos
Uso correto do português (ausência de gírias e tiques) - 03 pontos
Gestualidade e expressão corporal - 01 ponto
Conteúdo exposto - 03 pontos
 
Entrevista (10 pontos)
Naturalidade e fluência na fala - 03 pontos
Uso correto do português (ausência de gírias e tiques) - 03 pontos
Gestualidade e expressão corporal - 01 ponto
Conteúdo exposto - 03 pontos

CARACTERES PESSOAIS (7 pontos)
Boas maneiras - 04 pontos
Simpatia - 1,5 pontos
Beleza - 1,5 pontos

Categorias Adulta e Juvenil
b) AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORAL (20 pontos)
Prova oral ao microfone (10 pontos) – até 10 minutos
Naturalidade e fluência na fala - 03 pontos
Uso correto do português (ausência de gírias e tiques) - 03 pontos
Gestualidade e expressão corporal - 01 ponto
Conteúdo exposto - 03 pontos

Entrevista (10 pontos) 
Naturalidade e fluência na fala - 03 pontos
Uso correto do português (ausência de gírias e tiques) - 03 pontos
Gestualidade e expressão corporal - 01 ponto
Conteúdo exposto - 03 pontos

CARACTERES PESSOAIS (7 pontos)
Boas maneiras - 04 pontos
Simpatia - 1,5 pontos
Beleza - 1,5 pontos

Espero que cada voto seja muito bem avaliado e que todos estejam presente na Convenção cientes do seu papel, que é decidir dezenas de fatores que podem realmente mudar o futuro breve do nosso Movimento. Analisem, questionem e entendam muito bem cada proposta!

Lembro também, que concomitantemente à Convenção, acontece o 7º Encontro de Comunicadores da Cultura Gaúcha e 2º Encontro de Blogueiros, também em Guaporé. Fique de olho na programação:


Um ótimo evento a todos participantes, e bom final de semana!
Grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário