quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Resumo das atas - 60º Congresso Tradicionalista

PROPOSIÇÃO Nº 01 – IDENTIFICAÇÃO DE LOCAIS HISTÓRICOS
AUTOR: Zeno Dias Chaves, Conselheiro Benemérito e Vaqueano do MTG. 
RESUMO: Propõe o Autor que o MTG recomende aos Coordenadores Regionais e Conselheiros ligados às Regiões de origem, Departamentos Culturais com a ajuda de historiadores e a parceria da Secretaria de Cultura do Estado, que pesquisem locais históricos e as respectivas identificações. 
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Que com este trabalho estaremos cumprindo com um dos principais objetivos do tradicionalismo e ajudando a resgatar nossa identidade cultural. 
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por unanimidade.

PROPOSIÇAO Nº 02 – LOCAL DE ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA 2013
AUTOR: Darci Garcia de Freitas, Prefeito Municipal da cidade de General Câmara e Ivan Fernando Botelho, Coordenador da 2ª Região.
RESUMO: Manifestam interesse de sediar o evento de 2013. 
JUSTIFICATIVA DOS AUTORES: Pleiteiam o acendimento no Distrito de Santo Amaro do Sul, local de diversos acontecimentos históricosdo Estado. 
PARECER: favorável e deixou a decisão para a plenária.
MANIFESTAÇÃO FAVORÁVEL: Aldo Assis de Ribeiro, Conselheiro Benemérito do MTG.

PROPOSIÇÃO Nº 03 – OBJETIVO ANUAL DO MTG PARA 2013
AUTORAS: Taynara Hella Moraes Ouriques, 1ª Prenda e Aline Rigão de Vargas, do Departamento Cultural, ambas da 13ª Região. 
RESUMO: Sugerem como Objetivo Anual, o Tema “MTG em defesa da saúde e bem estar do tradicionalista”. 
JUSTIFICATIVA DAS AUTORAS: Destacam que “Ao apresentar a saúde como uma das questões fundamentais da sociedade e por ser um dos grandes deveres do Estado, aliado ao princípio de auxílio ao Estado e o reconhecimento do tradicionalismo como ferramenta agregadora social, torna-se de fundamental importância que a saúde também esteja entre as questões e atenção especial do Movimento Tradicionalista Gaúcho”. 
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por unanimidade.

PROPOSIÇÃO Nº 04 – REALIZAÇÃO DE UM SEMINÁRIO 
AUTOR: José Aldomar de Castro, Conselheiro Benemérito do MTG. 
RESUMO: Propõe o Autor a realização de um Seminário, com a participação da Diretoria do MTG, Conselheiros, Coordenadores e Conselho de Vaqueanos, para discussão sobre Junta Fiscal, chapa do Conselho Diretor e Conselho de Ética Tradicionalista. 
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Propõe discutir a competência da Junta fiscal, o registro de chapa do Conselho e equiparação de voto do Conselho de Ética Tradicionalista.
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por unanimidade.

PROPOSIÇAO Nº 05 – MÚSICA TEMA DO CONGRESSO
AUTOR: José Aldomar de Castro, Conselheiro Benemérito do MTG. 
RESUMO: Sugere a composição “Grito de Alerta”, letra de Salvador Ferrando Lamberty e música de aldomiro Maicá.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: O Autor considera que neste evento estão presentes representantes de todo o Estado do Rio Grande do Sul e entende ser uma bela oportunidade para um tema que aponta providências a serem tomadas para entregarmos às futuras gerações, um pampa compatível com a industrialização agrária e perfeita sustentabilidade. 
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por unanimidade.

PROPOSIÇÃO Nº 07 – APOIO À SEMANA MISSIONEIRA
AUTOR: Emiliano Limberger, Coordenador do evento.
RESUMO: O Autor solicita às Coordenadorias Regionais, mais apoio à Semana Missioneira através da participação de Cavalgadas.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: O Autor justifica sua solicitação anexando o Projeto “Semana Missioneira”, já oficializada pro Lei Estadual de 2010.
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por maioria.

PROPOSIÇÃO Nº 7A – ETIMOLOGIA DE “GAÚCHO”
AUTOR: Emiliano Limberger.
RESUMO: O Autor apresenta um estudo sobre a origem da nossa identificação gentílica, hoje tão usada como identidade sul-rio-grandense.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Através de vários detalhes tanto históricos, geográficos e lingüísticos, o autor justifica sua Tese.
PARECER: Contrário.
MANIFESTAÇÕES CONTRÁRIAS AO PARECER: Rodi Pedro Borghetti, Presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e Luis Carlos Pellens da 1ª Região, sugeriram que se faça um estudo aprofundado do trabalho apresentado. A Presidente sugeriu que a proposta fosse retirada e encaminhada à Vice-Presidência de Cultura para, através de uma comissão, fosse estudado o assunto, o que foi acatado pelo Autor.

PROPOSIÇÃO Nº 08 – MOÇÃO REFERENTE À LEI DE INCENTIVO À CULTURA
AUTOR: Zulmir José Sotoriva, Coordenador da 19ª Região.
RESUMO: O Autor propõe uma Moção de apoio para que seja revista a decisão de alteração dos percentuais que passaram de 10% para 25% o valor da contrapartida que os patrocinadores devem destinar ao FAC – Fundo de Apoio à Cultura.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Justifica o autor que este aumento de percentual afasta as empresas interessadas em patrocinar projetos culturais.
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por unanimidade.

PROPOSIÇAO Nº 10 - TEMA DOS FESTEJOS FARROUPILHAS 2013 
AUTOR: Rogério Pereira Bastos, do CTG Glaucus Saraiva (Porto Alegre), 1ª Região. 
RESUMO: Sugere o Tema “O RIO GRANDE DO SUL NO IMAGINÁRIO SOCIAL”. JUSTIFICATIVA DO AUTOR: O Autor enfatiza que “Se o gaúcho nasce deste imaginário onde se encontram os mitos e lendas, os contos, as histórias, nada melhor do que levar para o Rio Grande do Sul e para o Brasil a formação deste ser pelo imaginário social”. 
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por unanimidade.

PROPOSIÇÃO Nº 11 – CONGRESSO DE AVALIAÇÃO PARA 2014
AUTORES: Diretoria do MTG, representada pelo Presidente Erival Bertolini.
RESUMO: A Diretoria propõe que para 2014 se realize um Congresso de avaliação da atuação de todos as áreas e setores administrativos do Movimento Tradicionalista organizado, através de grupos específicos para cada segmento. Em aprovada a proposta, de imediato se forme uma Comissão para a elaboração de um regulamento para atuação destes grupos de avaliação. Regulamento este que deverá ser analisado pelo Conselho Diretor até o mês de julho.
 JUSTIFICATIVA DOS AUTORES: Que é chegado o momento de uma avaliação da atuação do Movimento ao longo de mais de 64 anos de tradicionalismo organizado.
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por unanimidade.

PROPOSIÇAO Nº 12 – LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CONGRESSO TRADICIONALISTA 2014
AUTORES: Nairoli Antunes Callegaro Coordenador da 1ª Região.
RESUMO: Candidata-se a sediar o Congresso de 2014.
JUSTIFICATIVA DOS AUTORES: por ser a capital onde iniciou-se o Movimento liderado pelos Jovens, em um ano de realização da Copa do Mundo e pela importância do Evento para a cultura do Estado.
PARECER: Favorável.
MANIFESTAÇÕES FAVORÁVEIS: Elomir Malta, Conselheiro do MTG; Erival Bertolini, Presidente do Movimento e Paulo Roberto Fraga Cirne, Conselheiro da Fundação do MTG.

Ressalto que estas são as Proposições aprovadas no Congresso, conforme atas que encontram-se no site do MTG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário