quinta-feira, 23 de maio de 2013

1ª Prenda do RS - Taynara Hella Moraes Ouriques

Boa tarde!
Hoje é dia de conhecermos aquela que no último sábado, conquistou o título maior da  43ª Ciranda Cultural de Prendas. Taynara, que já havia sido 2ª Prenda Juvenil do RS na gestão 2010/2011, hoje carrega no peito a faixa e todo o orgulho de ser a representante da mulher gaúcha, como 1ª Prenda do Rio Grande do Sul!

                  
"'Bendita aquela que vive entre amores e guerras, é aqui que eu vivo sob 
o sol de uma linda terra, onde reina a paz e eu repudio a guerra'

Um sonho tão lindo, sonhado com amor, dedicação e perseverança. 
Ser a representante das virtudes, conhecimentos e essência da mulher gaúcha é mais 
que um sonho, é um compromisso que nós meninas, jovens e mulheres 
selamos ao participarmos de uma Ciranda Cultural de Prendas. 
Minhas cordiais saudações tradicionalistas, sou Taynara Hella Moraes Ouriques, 
represento orgulhosamente a 13ª Região Tradicionalista, a “Sentinela da Cultura” 
composta por 17 municípios e 88 entidades. Tenho como pago e querência o 
coração do Rio Grande, cidade cultura e militar, Santa Maria. 
Minha estimada entidade mãe é o Departamento Tradicionalista Querência das Dores, 
cujo lema é “Com o Rio Grande no peito a hospitalidade no coração”. 
Tenho 19 anos e sou apaixonada por duas áreas da nossa sociedade,
a educação e a saúde, por isso, atualmente sou professora das séries iniciais 
e acadêmica do curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano.
Iniciei minha trajetória no Movimento Tradicionalista Gaúcho aos 11 anos de idade
influenciada pelo meu irmão Mauricio Moraes Ouriques Filho,
o qual dançava em uma invernada artística na Escola Cícero Barreto e me incentivou 
a começar a participar de atividades nesse âmbito. 
Dessa forma, graças ao meu irmão conheci esse grandioso movimento e 
comecei a frequentar ensaios da invernada artística mirim da entidade. 
Em 2005, com muita alegria tive a oportunidade de ser 1ª Prenda Mirim da entidade
no entanto, em função da idade não pude participar do concurso regional. 
Na época desanimei, pois, havia realizado todos os requisitos para participar da 
Ciranda e queria muito. Mas, com o apoio dos meus pais e meu irmão não desisti, 
me tornei ainda mais forte e persistente tornando-me 1ª Prenda Juvenil da 
entidade em 2006. Ao longo da preparação para o concurso regional me 
deparei com alguns obstáculos mas com o apoio 
incondicional da minha família me mantive firme e fui consagrada 
1ª Prenda Juvenil da 13ª Região Tradicionalista 2007/2008
uma emoção imensa, pois era uma prenda juvenil muito nova, era uma menina e
não uma moça como a maioria das prendas dessa categoria. Nesse ano 
minha vida foi marcada por grandes amizades, conheci pessoas das quais hoje não 
estão perto de mim, pois residem em outros rincões, mas nunca irei esquecê-las. 
Deixo aqui meu carinho a Joana Bárbara Moreira, minha prenda adulta e a 
Laura Fogiatto minha prenda mirim. Participei da Ciranda Cultural de Prendas 
no município de Júlio de Castilhos, 9ª Região Tradicionalista em 2008, 
uma experiência que somou muito ao longo da minha estrada tradicionalista, 
me mostrou meus erros e acertos, me fez crescer e amadurecer muito. 
No fandango do resultado tomei uma das decisões mais lindas da minha vida, 
prometi as pessoas que amo que voltaria e os encheria de orgulho. 
E assim fiz, fui 1ª Prenda Juvenil da entidade em 2008, 1ª Prenda Juvenil da 
13ª Região Tradicionalista 2009/2010 e por meio de muito esforço e auxilio dos 
meus 'anjos sem asas' atingi meu objetivo, momento o qual guardo com muito carinho 
em meu coração, foi mágico: 'O coração está batendo ainda mais forte nesse momento, 
a 2ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul é de Santa Maria, 13ª Região 
Tradicionalista.' Com isso, as responsabilidades aumentaram, muitas 
viagens, eventos, encontros, participações, palestras. Durante esse período
foi privilegiada com muito aprendizado e a conquista 
de amigos dos quais levarei para o resto de minha vida como 
as minhas amadas prendas Adriane, Pricila, Cristiane, Marcela, Namiriane, 
Amanda Faleiro, Amanda Santos, Manuela e os peões Eduardo, Lucas, Felipe, 
Felipe Brushi e Douglas. 

Gestão de Prendas e Peões do RS, 2010/2011

Aprendi nesse tempo muitas lições, viajei o Rio Grande
 inteiro e descobri dentro de mim uma vontade intensa de ser a 
1ª Prenda do Rio Grande do Sul e fazer mais pelo nosso Estado. 
Assim, fui integrante da Invernada Artística Adulta do DT Querência das Dores, 
participei do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), fui 1ª Prenda da
 entidade e dediquei meu tempo a rotina de preparação ao concurso regional. 
Em 2012, fui consagrada 1ª Prenda da 13ª RT e uma alegria contagiante tomou 
conta de mim, com uma personalidade muito forte retornei logo os estudos e 
preparação, pois, sabia que a 43ª Ciranda Cultural de Prendas – Fase Estadual 
seria muito concorrida. A dedicação ao concurso foi integral, mas não somente 
em busca do título, desenvolvi projetos sociais, campanhas e fiz de tudo para 
auxiliar de todas as formas a minha “Sentinela da Cultura”. Nesse ano de 
prendado regional que ainda não findou contei com a ajuda de 
companheiros, como os meus colegas de gestão.
Levo como exemplo para a minha vida tradicionalista a figura dos jovens os 
quais promoveram o passo inicial e fundamental criando o 1º Centro de 
Tradições Gaúchas. Me espelho em muitas prendas do Rio Grande do Sul 
que fizeram história e bem desempenharam sua função de representar a 
cultura e graciosidade da mulher rio-grandense. Mas, sobretudo, sigo os 
passos da minha mãe, a qual não foi prenda, 
mas é detentora de uma fibra e coragem sem igual, é mãe companheira, 
mãe amiga, mãe prenda, mãe guerreira. 
Acredito que não há um segredo para ser uma das prendas do 
Rio Grande do Sul, é preciso muito estudo, suor e amor a tudo que você faz, 
é necessário que o desejo seja seu e parta do coração, da alma e 
que isso seja percebido nas suas virtudes e atitudes. 

'Ser prenda verdadeiramente é uma opção corajosa e digna do melhor
 reconhecimento. Fazer-se prenda quando há uma gama de outras ofertas 
é o atestado vigoroso de um predicado especial muito mais valorizado pelas 
conquistas femininas da atualidade, representadas, principalmente, 
no direito de escolha e na vontade própria.'


Com brilho no olhar, sorriso nos lábios e uma felicidade plena, 
devo agradecer a pessoas que foram e são essenciais na estrada da minha caminha na 
vida tradicionalista e na conquista de 1ª Prenda do Rio Grande do Sul
Sonhos que sonhamos juntos, deixam de ser sonhos, tornam-se grandes realizações! 
Gostaria de agradecer a Deus por ter me protegido de todo e qualquer mal e ter 
colocado em meu caminho pessoas boas e sinceras. A minha família... minha mãe 
Saionara Michel, a ti eu devo tudo, tudo que sou e que me torno a cada dia, 
devo essa personalidade forte, devo meus conhecimentos! 
Tu MÃE és responsável por este título de 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, 
és a heroína gaúcha na qual me inspiro, mulher de fibra e coragem, 
mãe protetora, mãe amiga, mãe companheira e sobretudo mãe guerreira, um muito 
obrigada seria tão pouco para demonstrar tudo que tu representas em minha 
vida tradicionalista, pessoal e profissional sem você eu nada seria, serei eternamente 
grata por acreditar na minha capacidade e sabedoria, por dedicar teus dias a 
mim e aos meus estudos e principalmente por não me deixar desistir 
dos meus objetivos! TE AMO incondicionalmente, meu tesouro! 
Paizão, tão preocupado, sempre me corrigindo em tudo, mas isso para o meu 
bem eu sei... Foste incansável ao longo de todos esses anos de 'prendados', 
sempre preparou tudo para a minha felicidade, ficou tão nervoso quanto eu, 
me segurou no colo e quando foi preciso ouviu meus desabafos. 
Obrigada papai, eu amo muito você! Maninho Mauricio Ouriques, meu 1º par 
dos concursos de prendas, quando eu não sabia nada foste você quem me ensinou, 
lhe agradeço por ter me feito entrar no Movimento Tradicionalista Gaúcho. 
As vezes posso não demonstrar mas para mim você é um anjo! Lucas, amor, 
posso te definir como algumas palavras, companheirismo, amor e respeito, 
chegou de mansinho e se adaptou a minha rotina de eventos de prenda, 
estudos e muita dedicação. Muitas horas você estudando para os teus 
concursos e eu para o meu, e sempre muita compreensão. 
Obrigada por fazer parte da minha vida e do meu sonho. Amo você! 
Amanda Simões, ou melhor minha amandinha, amandéti, cunhadinha, contigo eu vivi 
os melhores momentos, dos mais felizes aos mais tensos e difíceis. Teu incentivo, 
carinho, amizade, confiança foram fundamentais para essa conquista. 
Sem dúvidas além de minha cunhada és uma amiga muito querida, amo você! 
Simplesmente muito obrigada por tudo que fizestes e ainda fará por mim. 
Fabiana Maycá de Souza, amiga, cúmplice a qual resumo em amizade sincera, 
obrigada por me proporcionar ensaios da prova artística tão bons e tranquilos, 
obrigada por ser verdadeira comigo e torcer imensamente, tu fostes fundamental 
na busca do meu sonho! Obrigada de coração Fabinha! Gladis A Prato, 
essa pessoa sensacional que conheci ao longo dessa caminhada me fez melhor,
 me transmitiu conhecimento e ficou nervosa junto comigo, obrigada tia. 
Rodrigo S. Gonçalves e toda a familia especialmente a Dona Mariza. 
Rô obrigada por ser um excelente par, por me transmitir calma e serenidade, 
por acreditar em mim e por disponibilizar de seu tempo para me acompanhar na 
ciranda regional e estadual foste impecável, obrigada por tudo! 
Dona Mariza, sem a senhora eu não teria obtido nota máxima na mostra, e não é que 
eu aprendi mesmo a costurar, graças a senhora. Obrigada por me acolher em sua 
casa de braços abertos, serei eternamente grata por tudo. Aos amigos Gabriele Martins e 
Maicon Mendes meu carinho, amizade e gratidão pelo incentivo, 
apoio e amizade sincera como normalmente não se vê.

Prova artística na 43ª Ciranda Estadual

Ao Sr. Ildo Wagner e tia Ana Salette Ramos Wagner, por serem incansáveis comigo, 
sempre auxiliando em tudo que foi necessário e daqui por diante ainda trabalharemos 
muito. Ao Tio zeno e Tia Anaides casal patrão do DT Querência das Dores 
por confiarem em mim sempre. A Angelica Rigão de Vargas e Aline Vargas agradeço 
pelas orientações prestadas, pelo apoio e confiança depositada em mim. 
Gestão de Prendas e Peões da 13ª Região Tradicionalista 2012/2013, 
MUITO OBRIGADA MEUS AMIGOS E COMPANHEIROS. 
A união faz a força e foi assim que desenvolvemos um trabalho tão lindo em prol do 
Movimento Tradicionalista Gaúcho e da cultura rio-grandense. 
Gostaria de agradecer também a minha diretora cultural da entidade, tia Cristina Rigão, 
a qual tornou-se uma verdadeira amiga e companheira ao longo desse tempo,
 muito obrigada, meu eterno carinho. A Julia Graziela Azambuja Dutra Azambuja 
pelos ensinamentos na poesia e amizade, a Luana Iensen por todo conhecimento 
sobre as redações e o apoio. As minhas prendas Caroline de Vasconcellos e 
Alexandra Mortari por vivenciarem comigo cada momento e o encanto da 
ciranda cultural de prendas. Quero registrar meu profundo agradecimento aos músicos 
Joselei Pereira e Maurinho que foram incansáveis comigo e torceram junto! 
Vocês são excelentes, muito obrigada! 
Hoje, ser a representante da mulher gaúcha é mais que um sonho,
 é um compromisso que tenho e sem dúvidas farei o melhor de mim. 
Dedicarei meus dias a essa missão. Continuarei empenhada na nossa causa 
tradicionalista. Juntamente com as Prendas e Peões do RS 2013/2014 tenho 
certeza que faremos muito pelo nosso Rio Grande! Quero desenvolver muitos projetos, 
auxiliar minha cidade, comunidade, instituições escolas e enfocar as temáticas 
do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Por fim, desejo a todas as moças do 
Rio Grande do Sul,a todas as prendas que sigam seus caminhos 
com força e muita garra e que nunca desistam de seus sonhos, pois vale a 
pena insistir! Agradeço do fundo do meu coração a todas as pessoas que 
me auxiliaram para chegar até aqui e me ensinaram o real sentido de sonhar e 
por ser sonho transformou-se em realidade! Coloco-me a disposição de todos.
OBRIGADA RIO GRANDE DO SUL, OBRIGADA PATRÃO CELESTIAL 
E PRIMEIRA PRENDA DO CÉU.

Com  carinho,  
Taynara Hella Moraes Ouriques"

Nenhum comentário:

Postar um comentário