quarta-feira, 29 de maio de 2013

2ª Prenda do RS - Mariana Santos Soares

Bom dia!
Dia feliz (apesar da chuva que se aprochega) porque amanhã é feriado õ/
Quem não gosta?

E pra começar o dia bem, vamos conhecer a história da Mariana Santos Soares, que consagrou-se 2ª Prenda do Rio Grande do Sul, coroando com um final feliz os seus quatorze anos de sonho em ser Prenda do Estado.


"Minhas saudações tradicionalistas. Sou Mariana Santos Soares, com muito orgulho 
2ª Prenda do Rio Grande do Sul. É gratificante ser uma das representantes da 
mulher gaúcha e de tantas jovens tradicionalistas que acalentam o mesmo 
sonho que durante quatorze anos norteou meu coração: 
ser Prenda Estadual. Resido em minha querida cidade natal, Canoas. 
Tive a honra de representá-la na 43ª Ciranda Cultural de Prendas através 
da 12ª Região Tradicionalista que é composta igualmente pelos 
municípios de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio e Nova 
Santa Rita. Represento o CTG Sentinela do Rio Grande da Base Aérea de Canoas, 
que foi fundado com o objetivo de congregar a comunidade canoense e os militares da 
Força Aérea Brasileira. Entidade esta que me viu nascer e crescer dentro do 
tradicionalismo.Tenho 21 anos, sou acadêmica do curso de Psicologia do 
Centro Universitário La Salle e atuo como Agente de Leitura da Prefeitura 
Municipal de Canoas, projeto do Governo Federal, que visa através 
de oficinas de leitura e interpretação de histórias, 
elevar o nível intelectual de famílias.

Mariana em seu primeiro fandango, ao lado de uma prima

Iniciei minha trajetória no tradicionalismo aos quatro anos de idade. 
Meu tio, que pertencia ao PQT Velha Capital de Viamão, convidou meus pais para 
serem seus padrinhos em um curso de fandango. A partir desta oportunidade, 
juntamente com minha família comecei a participar de forma indireta do 
tradicionalismo, apenas frequentando fandangos e o acampamento farroupilha 
de Porto Alegre. Inclusive tive oportunidade de participar do desfile farroupilha 
naquele ano. Meu pai, que é militar, foi convidado por um colega de serviço 
para participar de um curso de fandango no CTG Sentinela do Rio Grande 
da Base Aérea de Canoas em 1997. Neste momento entrei de fato para 
o tradicionalismo, pois começamos a frequentar semanalmente esta entidade.
Como a participação de minha família estava cada vez mais assídua e com participação 
efetiva nos eventos promovidos pelo CTG, logo meus pais passaram a compor a 
Patronagem. Embora muito pequena, sempre os acompanhava em todos os eventos da 
entidade. Em cada momento cultural, em cada apresentação artística das invernadas 
ou em cada roda de mate ao redor do fogo onde colocávamos conversas fora, 
ia se consolidando meu apreço e admiração pelas tradições gaúchas. 
Hoje seria impossível me definir sem enfatizar a Mariana tradicionalista, 
que preenche a maior parte de meu ser.
Minha maior inspiração como militante desse grandioso movimento que é o
 tradicionalismo, com certeza é o grande mentor disso tudo: Paixão Côrtes. 
Pensar que um jovem com apenas 20 anos foi capaz de tomar a iniciativa de romper 
com a influência norte-americana em nossos costumes, passando por cima de gozações
 e chacotas para contagiar todas as camadas sociais com o amor que ele mesmo nutria 
pelo nosso querido solo gaúcho. Amor tão bem representado pelas lágrimas derramadas 
ao ver a bandeira do Rio Grande do Sul como cortina em um bar. 
Estas atitudes me dão energia necessária para defender nossas causas tradicionalistas 
quando me deparo com alguma dificuldade. Como prenda, inspirei-me em algumas, 
em particular de minha região com quem tive maior contato, como Bibiana Bortoluzzi,
 1ª Prenda do RS 1998/1999 que ministrou a primeira palestra que participei dentro 
do Movimento Tradicionalista, que falava justamente o que era necessário para 
ser uma prenda de faixa e posteriormente me avaliou em meu primeiro concurso. 
Igualmente me inspiro numa prenda muito especial que ostentou o título de 
2ª Prenda da 12ª RT em 2000/2001, Édna Machado. Embora nunca tenha ostentado 
um título estadual e nem participado da Fase Estadual da Ciranda de Prendas, 
até hoje trabalha com afinco pelo Movimento Tradicionalista e apoia, 
incondicionalmente, todas as prendinhas que sonham em ser Prendas Estaduais. 
Devo muito a minha classificação a ela. Édna é o maior exemplo que um pedaço 
de couro ou um número pirografado em uma faixa não significa nada quanto 
à competência, inteligência, humildade e criatividade, qualidades necessárias 
para ser efetivamente um tradicionalista.

A primeira faixa conquistada

Minha primeira participação nos Concursos de Prendas foi em 1999 em minha 
entidade, onde conquistei minha primeira faixa, como 1ª Prenda Mirim do 
CTG Sentinela do Rio Grande. Aquele concurso com certeza foi o prelúdio do 
sonho de ser Prenda Estadual, que com o decorrer dos anos foi amadurecendo. 
Acredito que a principal característica que difere o sonho de um desejo momentâneo 
é a persistência. Tive duas participações na Fase Estadual da Ciranda de Prendas 
antes dessa em Santana do Livramento. A primeira em 2004 em Santa Cruz do Sul na 
categoria mirim e a segunda em 2007 em Santa Maria na categoria juvenil. 
Nestas oportunidades não atingi meus objetivos, mas nunca encarei estes 'tropeços' 
como a não concretização de meu sonho, e sim, como um adiamento do mesmo.

37ª Ciranda Cultura de Prendas Estadual

Sobre a minha preparação para o Concurso Estadual, posso dizer que o primeiro 
semestre da gestão regional é bem complicado. Priorizei a realização dos projetos 
'MTG vai à escola' e 'CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha', a preparação 
para a Mostra do ENART e Tchêncontro da Juventude Gaúcha e o desenvolvimento 
dos Encontros de Prendas da 12ª RT que são eventos mensais que abordam um tema 
específico da cultura gaúcha. Acredito que toda esta demanda de atividades 
engrandece o conhecimento para o concurso. Mas não é o suficiente, 
paralelo a eles participava de grupos de estudos ou sozinha em 
horários reduzidos comparando com o do segundo semestre. 
No segundo semestre da gestão, como estava com a pasta pronta passei a me 
dedicar integralmente para a preparação do concurso. Fui abençoada com uma família 
maravilhosa que nunca mediu esforços pra me ver realizada. Meus pais me deram 
apoio incondicional para o concurso, inclusive respeitando minha decisão de trancar 
a faculdade neste semestre pra que eu pudesse me dedicar exclusivamente para este 
objetivo. Contei também com a compreensão da coordenadora do projeto que atuo. 
Meu namorado que participou do Entrevero de Peões em Panambi também muito me 
ajudou nos estudos, pois discutíamos os conteúdos dos livros que líamos e fazíamos 
cartazes para facilitar a assimilação. Igualmente seu afinco nos projetos durante a 
gestão muito me auxiliaram. Este apoio mútuo, foi fundamental para o êxito de 
ambos nos concursos, embora ele, por detalhe não tenha conseguido um título de 
Peão Estadual. Não sei se posso dizer que existe um segredo para ser Prenda do Estado, 
mas no momento que passei a sacrificar meus momentos de lazer para me dedicar a 
Ciranda, quando entendi de fato a importância cultural que uma prenda representa 
para a sociedade e a necessidade de desenvolver projetos com amor e afinco para 
cativar mais pessoas em vez de encará-los apenas como metas para cumprir o relatório, 
que meu sonho se concretizou. Acredito igualmente que é fundamental o auxilio da 
grande família tradicionalista que nos rodeia, pois não somos nada sozinhos.

Apoio incondicional dos pais

Todas gestões de Prendas e Peões do Rio Grande do Sul deixam marcas para a 
história do tradicionalismo, pois são compostas por jovens dedicados e abnegados 
pela causa tradicionalista. Acredito que com nossa gestão não será diferente.
A palavra 'prenda' segundo o dicionário regionalista significa jóia, relíquia, presente 
de valor. Definição digna destas jovens que dedicam os dias de suas 
mocidades a propagação de um legado cultural. Somos relíquias de uma 
sociedade tão exposta a alternativas destrutivas. 
'Quanto mais as pessoas acreditam em uma coisa, quanto mais se dedicam a ela, 
mais podem influenciar no seu acontecimento' DOV ÉDEN 
Quando realmente queremos algo, encontramos os meios necessários 
para atingirmos nossos objetivos. 
'O futuro pertence a quem acredita na beleza de seus sonhos.'

Com carinho... 
Mariana Santos Soares"

Nenhum comentário:

Postar um comentário