segunda-feira, 29 de junho de 2015

1ª Prenda Juvenil da 24ª RT - Jéssica Thaís Herrera

Passada mais uma etapa regional da Ciranda Cultural de Prendas e Entrevero Cultural de Peões, venho apresentar-lhes esta prenda jovem que tanto sonhou em ostentar a faixa de 1ª Prenda Juvenil da 24ª Região Tradicionalista, e que neste último final de semana, fez seu sonho tornar-se realidade.

Pude acompanhá-la de pertinho desde o ano passado, quando confiou a mim parte de sua preparação para a Ciranda. Hoje, quero que conheçam a nossa representante juvenil, Jéssica Thaís Herrera, que representa o CTG Tropilha Farrapa, da cidade de Lajeado.

Certa de seu merecimento, e já sonhando com cada detalhe da etapa Estadual em Passo Fundo, em maio de 2016, é que faço esta postagem com todo orgulho e felicidade que cabe em meu coração.


Jéssica T. Herrera, após receber a faixa de
1ª Prenda Juvenil da 24ª RT

Jéssica, nos conte um pouquinho sobre você. 
Passada a 46ª Ciranda Cultural de Prendas, em sua fase regional, tenho a oportunidade de contar-lhes um pouco mais sobre mim aqui, no blog da Carolina Bouvie. Inclusive, durante a Ciranda, brinquei com ela lhe dizendo que caso viesse a ser Prenda Regional me sentiria lisonjeada em ser entrevistada por ela.
Sou Jéssica Thaís Herrera, tenho 17 anos e curso o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Evangélico Alberto Torres em Lajeado, cidade onde resido. Represento o CTG Tropilha Farrapa, também da cidade de Lajeado, entidade essa que sempre me apoiou em todos os meus objetivos e não mediu esforços para realizá-los.


Como iniciou no Tradicionalismo e de que maneira se deu a decisão de ser Prenda de Faixa?
A minha caminhada no tradicionalismo se deu há 11 anos, na época eu residia em frente ao CTG Tropilha Farrapa e desde pequena admirava as prendas e peões que frequentavam a entidade. Durante os ensaios das Invernadas Artísticas eu conseguia ouvir as músicas da minha casa e brincava de dançar o Chotes Carreirinho, mais conhecido por mim naquela época como a música do 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7. Com 6 anos ingressei na Invernada Mirim e desde lá admirava cada dia mais a cultura do nosso Rio Grande do Sul. A sota-capataz do Tropilha em 2009, Sr. Rose Cavalin, foi quem me agraciou com o meu primeiro vestido de prenda e foi ela também quem me convidou a participar da Ciranda Interna do mesmo ano. Nessa ocasião recebi a minha primeira faixa na condição de 1ª Prenda Mirim. Representar a minha entidade como prenda de faixa era extremamente gratificante e desde lá venho lutando por um sonho maior.

Gestão de Prendas e Peões da 24ª RT, 2010/2011

Como 3ª Prenda Mirim da 24ª RT na gestão 2010/2011, quais foram os teus maiores aprendizados?
No ano de 2010, me tornei a 3ª Prenda Mirim da 24ª Região Tradicionalista, junto com as minhas companheiras de gestão, Ana Paula Pittol, 2ª Prenda Mirim e Marina Mayer, 1ª Prenda Mirim. O dia em que recebi a faixa regional assumia um compromisso ainda maior junto com uma vontade imensa de seguir representando a minha entidade e minha região, a qual sinto um carinho imenso. Dividi aquela gestão com pessoas incríveis, foi nesse ano que descobri a grandiosidade do Movimento Tradicionalista Gaúcho, o quanto a figura da mulher representava para o tradicionalismo e o quanto eu ainda poderia contribuir para fortalecer as nossas tradições.

Jéssica com Amanda Faleiro, 1ª Prenda Juvenil do RS gestão 2014/2015

Ao longo destes anos, alguns tradicionalistas devem ter sido exemplos pra você. Podes no citar alguns, e explicar o que neles te marcou?
Durante esses anos de caminhada tive muitos exemplos, a minha irmã de gestão em 2009, Caroline Scariot, na época 1ª Prenda Juvenil do CTG Tropilha Farrapa e 3ª Prenda Juvenil da 24ª RT 2011/12 e 2013/14, é uma referência para mim, a ela devo muito do que sei. Janaína Matiello, 1ª Prenda Juvenil da 24ª RT 2010/11 e 2ª Prenda Juvenil do RS 2011/12 e Rodrigo de Oliveira Schneider, Peão Farroupilha da 24ª RT 2010/11 e Peão Destaque Campeiro do RS 2011/12, são meu espelho, foram eles quem me inspiraram e me deram forças para continuar lutando pelos meus ideais. Não posso deixar de salientar o nome de Amanda Faleiro, 1ª Prenda Mirim do RS 2010/11 e 1ª Prenda Juvenil do RS 2014/15, com certeza é um grande exemplo para mim de garra e determinação. Além dos citados acima, Carolina Bouvie, 1ª Prenda da 24ª RT 2009/10, é uma grande sonhadora que tanto já me inspirou pelo fato de lutar pelo engrandecimento do nosso Movimento.

Prendas Juvenis da 24ª RT, gestão 2015/2016,
Jéssica, Marina e Rafaela

Neste final de semana recebestes o cargo de 1ª Prenda Juvenil da 24ª RT. Conte-nos como foi a tua preparação para o concurso nesta fase.
“A 1ª Prenda Juvenil da 24ª Região Tradicionalista... É a dona da casa, Jéssica Thaís Herrera, CTG Tropilha Farrapa da cidade de Lajeado”. Foi com essas palavras que Ursula Finke me anunciava como 1ª Prenda Juvenil. O fim de semana do dia 27 foi, com certeza, o mais lindo da minha trajetória. Foi uma preparação intensa, pois sabia que o nível das minhas concorrentes era realmente muito alto e para alcançar meus objetivos teria que batalhar. Tive que abdicar de algumas coisas, como ensaiar na Invernada Artística Juvenil e sair todos finais de semana com os amigos para focar na Ciranda e alcançar os meus objetivos. O estudo foi realmente intenso, me baseei na bibliografia proposta pelo MTG. No inicio foi um pouco complicado conciliar meus estudos do Colégio com a Ciranda, porém o foco me auxiliou a não decair nos estudos da escola e conseguir mesmo assim estudar para a Ciranda. Realizei o projeto MTG e a Comunidade na Semana Farroupilha de 2014 e o projeto do Núcleo de Fortalecimento, ocorreu no dia 28 de março com o II Encontro de Prendas do CTG Tropilha Farrapa, onde prestei homenagem a todas as mulheres que já tiveram a oportunidade de assim como eu, representar a minha entidade e contei com a palestra da 1ª Prenda Juvenil do RS 2014/15, Amanda Faleiro. Foi realmente um ano de trabalho árduo, contei com a ajuda de inúmeras pessoas que abdicaram de seu tempo para realizar o meu sonho.

Gestão de Prendas e Peões da 24ª RT, 
gestão 2015/2016

Passo Fundo te aguarda na 46ª Ciranda Cultural de Prendas, fase Estadual. Quais são são as tuas expectativas?
Em maio de 2016, participarei da fase estadual que se realizará em Passo Fundo, cidade da atual 1ª Prenda do RS, Marina Giolo, em busca de um sonho. Apenas pelo fato de ser uma das participantes já é muito gratificante, mas minhas expectativas são boas. Quero realizar um trabalho lindo como 1ª Prenda Juvenil da 24ª RT e poder viver esse sonho por inteiro juntamente as minhas atuais colegas de gestão.

Me coloco a disposição de todos os tradicionalistas, tanto da minha região, como também do Rio Grande do Sul. Sou grata ao Movimento Tradicionalista Gaúcho por me permitir sonhar. Lembre-se que se tu és capaz de sonhar, tu és capaz de realizar e em hipótese alguma desista dos teus objetivos. Para finalizar deixo uma mensagem que me acompanhou durante esse ciclo.

"A chave da felicidade é sonhar, a chave do sucesso é tornar os sonhos realidade".

Com carinho, 
1ª Prenda Juvenil da 24ª Região Tradicionalista 2015/16.

Jéssica, minha querida!
Só tenho a te desejar muito sucesso nesta gestão que inicia. Tu és merecedora desta conquista, soube dosar seus objetivos e conquistá-los de maneira digna e verdadeira. Um lindo caminho te espera pela frente, juntas vamos almejar muitos sonhos ainda, e se o Patrão dos Céus nos permitir, realizaremos todos eles. 
Que venha o Sarau de Prendas, que venha a Ciranda Estadual. Estaremos todos prontos a te apoiar e a comemorar contigo cada uma de suas conquistas.

Grande abraço, e um beijo no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário