segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Polêmica no resultado do ENART 2015

Pois é, parece que nem tudo são flores no ENART.

Ao que tudo indica, houve um equívoco na divulgação do resultado da Força A, ontem a noite.
Jamais tirando os méritos do Aldeia dos Anjos, anunciado como Campeão de 2015, porém, o Estado clama por justiça.
É possível verificar na foto abaixo, as notas dos primeiros classificados.
A soma foi dada como empate...mas vamos aos fatos:

CTG Aldeia dos Anjos:
Interpretação - 3,956
Correção - 3,000
Harmonia - 1,943
Musica - 1,000

Total: 9,899

CTG Tiarayú:
Interpretação - 3,953
Correção - 3,000
Harmonia - 1,947
Música - 1,000

Total: 9,900


Empate? Será mesmo?

Bueno, vamos aguardar os próximos capítulos...

ATUALIZAÇÃO AO MEIO DIA, EM 23/11:
O Movimento Tradicionalista Gaúcho divulgou em sua página oficial do Facebook uma nota pretendendo esclarecer os comentários a cerca do resultado, porém, utilizaram o regulamento do ENART como parte da explicação.
Citaram os quesitos de desempate como forma de justificar a vitória do Aldeia dos Anjos sobre o Tiarayú, portando não é este o fato em questão. O fato é que pelas notas das planilhas não houve empate, e sendo assim, não é preciso saber que interpretação é o primeiro item avaliado neste caso.

O caso segue em uma explicação convincente, ou um pedido de retificação.

ATUALIZAÇÃO AS 21H, EM 23/11:
Novamente em sua página oficial do Facebook, o Movimento Tradicionalista confirmou o Aldeia dos Anjos como Campeão da 30ª edição do ENART.

"O MTG reuniu na noite da segunda-feira, 23 de novembro, representantes dos CTG's Aldeia dos Anjos e Tiarayú e da 1ª RT, para conferência e recontagem das notas relativas as apresentações de danças tradicionais Força A.
Todas as planilhas originais foram analisadas e recalculadas manual e eletronicamente e confirmaram a primeira colocação do CTG Aldeia dos Anjos e segunda colocação do CTG Tiarayú. Durante a reunião, realizada na sede do MTG, o vice-presidente de eventos, José Roberto Fishborn, explicou uma falha no sistema, que foi produzido por uma empresa terceirizada.
Segundo o presidente do MTG, Manoelito Savaris, o MTG prima pela transparência e neste processo de questionamento das notas do ENART, um dos mais expressivos eventos de arte amadora da América Latina, não foi diferente. 'Se tivéssemos que chamar ambos os CTG's e fazer a troca de troféus, nós sem dúvida faríamos', disse Savaris. 'Não tenham dúvidas quanto ao trabalho, dedicação e isenção', afirmou.
Um documento oficial será assinado pelo MTG, 1ª RT e CTG's Aldeia dos Anjos e Tiarayú reconhecendo o resultado do ENART. Também será publicada a correspondência da empresa admitindo o erro no sistema. Outro esclarecimento será feito pelo MTG sobre planilha com equívoco que circulou nas mídias sociais. Sobre a repercussão nas mídias sociais, Savaris lamentou o clima de ofensas, completamente desnecessário."

ATUALIZAÇÃO NA NOITE DO DIA 24/11:
Após infinitos comentários maldosos, ofensivos e questionando centenas de fatos a respeito do ENART 2015, a empresa responsável pelo sistema da somatória dos resultados do ENART, publicou a sua nota de esclarecimento, assim como o MTG fez no dia anterior, após reunião com representantes das entidades e região tradicionalista envolvida.

A nota publicada pela empresa foi a seguinte:

Também foram divulgadas as planilhas oficiais, com as notas corrigidas.
E sim, o CTG Aldeia dos Anjos é o campeão da trigésima edição do ENART, seguido do CTG Tiarayú na segunda colocação.
O que acontece com esta "revisão" de notas, é que houve alteração no resultados do 4º e 5º lugar, invertendo as colocações do CTG Rancho da Saudade e do DTG Clube Juventude.

Seguem planilhas oficiais, da Força A, resultado de domingo:

Assunto resolvido? Parece que sim, e tomara que sim.
O nosso Movimento não merece que casos como este estraguem o brilho do nosso maior evento. Queremos acreditar em credibilidade, queremos confiar de olhos fechados que o nosso trabalho de meses será de fato valorizado neste festival que reúne os maiores sonhos de centenas de tradicionalistas.
Parabéns CTG Aldeia dos Anjos pelo 11º título de Campeão do ENART, e obrigada Movimento Tradicionalista Gaúcho por nos darem uma satisfação, e fazerem com que a gente continue acreditando neste grandioso evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário