sexta-feira, 24 de junho de 2016

2ª Prenda Juvenil do RS - Dayala Marina Ubessi Streit

E hoje também é dia de conhecer a história de Dayala Marina Ubessi Streit, 2ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul, que amanhã entrega o seu cargo Regional na 9ª Região Tradicionalista.


"Meu nome é Dayala Marina Ubessi Streit, tenho 17 anos, sou Técnica em 
Agropecuária pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul e venho do município de Ibirubá.
Em julho de 2007 fui junto com meus pais a um jantar fandango do 
CTG Rancho dos Tropeiros, única entidade tradicionalista de meu município. 
Neste fandango ocorreu a troca de faixas e crachás e acredito que foi ali que 
já nasceu a minha admiração por prendas de faixa. Me encantei com tudo o que vi 
naquela noite. Dali duas semanas comecei a integrar a invernada pré-mirim do CTG.
Em 2009, já com 10 anos fui convidada a ser prenda mirim do CTG, porém 
convidaram uma outra menina também, e nós duas aceitamos o convite, portanto 
foi realizado um concurso, algo que não era/é comum no meu CTG. 
Tivemos uma semana para nos preparar, eu nunca tinha visto uma prenda declamar, 
não fazia ideia do que era MTG, meu objetivo era ser prenda de faixa, sem ao certo 
saber o que aquele "pedaço de couro" representava. Naquela semana de estudo 
para o concurso, estudei muito o material que me deram, fui atrás de outras 
prendas que já tinham passado por concurso para me explicarem o que era, 
aprendi a declamar, e superei meu maior medo, falar no microfone. 
Depois de tudo o que passei naquela semana saber que eu ia ganhar uma faixa 
para mim já estava maravilhoso, na hora do resultado fui chamada como a 
1ª Prenda Mirim do CTG Rancho dos Tropeiros, momento 
até hoje indescritível na minha vida.

Recebendo a primeira faixa, 
1ª Prenda Mirim do CTG Rancho dos Tropeiros 2009/2010

Sendo a 1ª Prenda Mirim do CTG, me contaram que existia um tal de 
concurso regional, e então fui ver do que se tratava, participei dos encontros 
regionais sempre observando com muita atenção todas as atitudes das prendas 
regionais pois para mim aquelas prendas eram quase seres intocáveis, 
imaginem o que eu achava das prendas que eram estaduais... 
Morria de medo pra pedir pra tirarem foto comigo! 
Com certeza sempre foram meus espelhos! Realizei os projetos necessários e 
vários outros, já que percebi que era importante divulgar a cultura gaúcha. 
Participei do meu primeiro evento estadual, o Tchêencontro, em 2009, na 
cidade de Bento Gonçalves, onde na minha região tradicionalista fiquei 
conhecida por Santinha do tchê, por representar uma Santa em nossa encenação. 
No ano de 2010 participei da 41ª Ciranda Cultural de Prendas no município de Ijui, 
onde depois de muito estudo e dedicação alcancei o título de 1ª Prenda Mirim da 
9ª Região Tradicionalista. Por consequência deste cargo no ano seguinte, 
lá em Passo Fundo, me tornei a 2ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul! 
Que ano maravilhoso, cheio de aprendizado em meio a passeios e eventos participados!

Enquanto 1ª Prenda Mirim da 9ª Região Tradicionalista

Realizando o maior sonho, ser prenda estadual! 
Na foto recebendo a faixa de 2ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul

Depois de terminado o prendado estadual precisava recuperar o conteúdo 
perdido na escola, porque muitas vezes tinha colocado os afazeres do CTG 
em primeiro lugar e como estava na 8ª série tinha como objetivo ser aprovada 
no processo seletivo do IFRS. Passei, comecei a estudar no IF, ensino médio integrado 
ao técnico em agropecuária, uma mudança enorme em minha vida, além do 
ensino médio ser mais puxado que o fundamental tínhamos aula o dia
 inteiro, o que resultava em não ter tempo em me dedicar ao tradicionalismo. 
Após ficar praticamente um ano meio afastada, em julho de 2013 realizei o 
CFor Básico e foi ali que percebi que deveria voltar a participar mais ativamente 
dos eventos regionais e estaduais, pois de minha entidade, desde que entrei, 
nunca deixei de participar. Logo depois fui ao Tchêencontro em Espumoso, pelas 
minhas contas não tinha mais idade de voltar a juvenil, mas lá me falaram que 
eu tinha, e algumas pessoas começaram a pedir se eu pensava em voltar a concorrer. 
Naquele momento não pensava em faixa, concurso, sabia que para isso 
precisava de tempo e dedicação. Em março de 2014 fui no Seminário de Prendas 
realizado em Canoas, depois de ver todas as prendas falando das Cirandas que 
se aproximavam, sai de lá com o pensamento de que iria ser prenda juvenil do CTG.
Em julho de 2014 recebi a faixa de 1ª Prenda Juvenil do CTG Rancho dos
 Tropeiros e já estava decidida que iria participar da Ciranda Regional,
 confesso que foi muito difícil, não tinha tempo para estudar, nem para 
realizar os projetos. As férias escolares sempre foram o momento de maior 
preparação para uma ciranda, porém naquele ano durante as férias iria realizar 
o estágio do técnico em agropecuária. Como eu apenas saia a campo em dias secos, 
levava livros para estudar pra ciranda e estudava para
 tal ao invés de procurar  conhecimentos técnicos.
As aulas em 2015 iniciaram, todos os meus colegas já estavam escrevendo 
seu relatório de estágio para apresentar em dezembro, e como eu iria participar 
da 46ª Ciranda Cultural de Prendas em Junho, estudava para o concurso 
ao invés de me focar nos estudos escolares.
Também não posso esquecer, que apesar da curta caminhada tradicionalista, 
no ano de 2015 fiquei imensamente feliz em receber o convite das prendas 
mirins do RS para ser madrinha da 45ª Ciranda Cultural de Prendas, foi por este 
convite que comecei a perceber que eu estava realizando 
um bom trabalho em prol do tradicionalismo.
Em junho de 2015, participei da Ciranda Regional, realizando a façanha de
 esquecer as caixas com os artesanatos em casa para a minha mostra folclórica e 
além deste, outros grandes obstáculos. Apesar de todos os tropeços ganhei 
a faixa de 1ª Prenda Juvenil da 9ª Região Tradicionalista e com ela o 
compromisso de mais uma vez bem representar
 a minha região em uma Ciranda Estadual, que seria novamente em Passo Fundo.

Enquanto 1ª Prenda Juvenil da 9ª Região Tradicionalista

Apresentando a Mostra Folclórica sobre artesanato tradicional de palha de trigo 
e reutilização de garrafas pet's na 46ª Ciranda Cultural de Prendas - Fase Estadual

Estava cursando o 3º ano do ensino médio, o ano que além de passar em algum 
vestibular tinha que fazer e defender o relatório de estágio. Objetivos de 
2015 foram cumpridos, conclui o técnico, e passei nas universidades, UPF, IFRS e 
na UFSM, onde em agosto vou iniciar o curso de Agronomia. 
Por motivo de greves o ano escolar terminou em janeiro deste ano. 
Com a aprovação em 1ª chamada, mas em segunda turma, tive a oportunidade 
de ficar em casa de fevereiro até o início das aulas, que será em agosto. 
Foi este o período que tive para me preparar para a Ciranda de Prendas, fase estadual. 
Nestes quatro meses que permaneci em casa realizei os projetos necessários, 
continuei e aprofundei a pesquisa da mostra folclórica, estudei, 
fiz relatório, montei e ensaiei a artística. Nestes meses antecedentes 
a ciranda, respirava história, geografia e folclore gaúcho o dia todo, mas nunca deixei 
de estar nas redes sociais e de ir a algumas festas com meus amigos.
O meu objetivo na 46ª Ciranda Cultural de Prendas em sua fase
 estadual era apenas participar, obter conhecimento e fazer amigos. 
Durante o baile, sabia que eu tinha superado as minhas expectativas em cada
 prova realizada, mas não imaginava que seria uma das três representantes do RS. 
Cinco anos mais tarde a tímida menina das bruxinhas de pano 
(tema da minha artística de prenda mirim) se tornou a 
2ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul, como disse logo após o resultado:
 - O dois persistiu em ficar comigo!

Declamando na 46ª Ciranda de Prendas - Fase Estadual

No momento da realização deste sonho que estou vivendo! 
Recebendo a faixa de 2ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul

Para este ano espero muito trabalho e muito aprendizado, farei de tudo para 
bem representar tantas jovens que lutam por este sonho de serem prendas estaduais! 
E para finalizar esta entrevista, agradeço a Carol pela bela iniciativa e desejo 
sucesso a todos que irão participar do Entrevero e da Ciranda Regional que se aproximam.
Nunca desistam dos seus sonhos! Mesmo que parece ser quase impossível, estudem e se 
dediquem ao máximo, a vitória não é apenas conseguir uma faixa/crachá, mas se superarem, 
se surpreenderem com as provas por vocês realizadas!

Um abraço do tamanho do Rio Grande e contem com essa prenda para o que precisarem!

Dayala Streit
2ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul"

Muuito obrigada pela sua participação aqui no Cantinho Gaúcho, Dayala.
Tua caminhada tradicionalista já exemplo pra muitos, por tantos anos de dedicação ao nosso Movimento. Com certeza é um título merecido. Parabéns! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário