quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Turismo no Rio Grande do Sul - Litoral Norte

Boa tarde!!!

Vamos seguindo por aqui com as publicações sobre TURISMO em nosso lindo Estado.
A primeira, sobre a Serra Gaúcha, você pode conferir neste link.

Hoje o nosso foco são as Praias do Litoral Norte!
Não sei vocês... mas eu tô só pelo verão... *-*
E esse post vai dando mais ansiedade ainda... hehe

Vamos lá?
Litoral Norte

O Litoral Norte do Rio Grande do Sul proporciona belas praias e com ótimas opções de atrativos para os banhistas e para quem procura atividades esportivas, como o surfe e voo livre, que proporcionam competições oficiais e também a oportunidade de amadores conhecerem estas modalidades.
As prais gaúchas também são cenário da pesca e de festivais desta área, muitos deles já tradicionais. No verão, é uma das regiões mais visitadas, atraindo turistas de várias partes do Estado e até mesmo dos países vizinhos à fronteira gaúcha. Neste período, inclusive, todo o litoral é reforçado com ações de segurança com a ação de salva-vidas durante a Operação Golfinho.

As cidades que compõem o Litoral Norte são:
- Arroio do Sal
- Balneário Pinhal
- Capão da Canoa
- Capivari do Sul
- Caraá
- Cidreira
- Dom Pedro de Alcântara
- Imbé
- Itati
- Mampituba
- Maquiné
- Morrinhos do Sul
- Mostardas
- Osório
- Palmares do Sul
- Santo Antônio da Patrulha
- Tavares
- Terra de Areia
- Torres
- Tramandaí
- Três Cachoeiras
- Três Forquilhas
- Xangri-lá

Abaixo vamos apresentar mais sobre as principais cidades, suas praias e atrativos!
  • Capão da Canoa
Onze balneários fazem de Capão da Canoa uma excelente opção de lazer, principalmente no verão, ou em semanas dominadas pelo calor, onde um mergulho no mar se torna absolutamente necessário para se refrescar. E quem curte atividades de lazer, pode passar o dia em parques aquáticos, são duas opções, o Acqua Lokos e Marina Park, com toboáguas e várias outras atividades ao ar livre.
As praias que pertencem a Capão da Canoa são as seguintes: Praia do Curumim, Balneário Conceição, Praia Arroio Teixeira, Praia Capão Novo, Praia Capão Novo Village, Praia do Barco, Praia Jardim, Beira-Mar, Praia Capão Zona Norte, Praia Guarani, Praia Arco-ires, Praia Araçá, Praia de Capão da Canoa.

Parque aquático Acqua Lokos

Marina Park

Praia de Capão da Canoa
  • Osório
O Morro da Borússia é um dos principais atrativos para quem curte voo livre.
Uma das referências da cidade são os Parques Eólicos de Osório, que formam o maior complexo gerador de energia a partir do vento da América Latina. São 75 aerogeradores de 2 megawatts cada instalados em torres de concreto de 100 metros de altura.

Cascata da Borússia

Local de exuberante área verde com pracinha para as crianças, propícia a banhos ao ar livre, piqueniques e desfrutar do chimarrão. É um cenário maravilhoso para descanso e contato com a natureza.

Parque Eólico

É o maior Parque fornecedor de energia eólica da América Latina e o segundo maior do mundo em operação, desde 2006, com a mais avançada tecnologia proveniente do aerogerador modelo E70 E4/2MW que é mais eficiente na captação dos ventos. O parque é composto de 75 torres com 98 metros de altura, atingindo com as pás dos aerogeradores 135 metros de altura.

Parque Municipal de Rodeios Jorge Dariva

O Parque de Rodeio ocupa uma área de 20 hectares arborizado com mata nativa. Foi fundado em 1975, no antigo Jóquei Clube do município. É um espaço destinado à realização de grandes eventos culturais ligados às tradições gaúchas; entre elas, o Rodeio Crioulo Internacional com provas campeiras e apresentações artísticas.
Possui uma boa infraestrutura para atender os visitantes e o campista; um anfiteatro, parcialmente coberto; sanitários e churrasqueiras.

Vôo Livre

A prática desse esporte radical é excelente devido a sua altitude de, aproximadamente, 400 metros e os bons ventos de Osório. No topo do morro da Borussia a paisagem é belíssima, com vista panorâmica de tirar o fôlego, podendo-se apreciar a serra, as lagoas, o mar, a sede da cidade, as praias vizinhas e o Parque Eólico. Há também uma trilha ecológica que vai da base até o topo do morro.
  • Santo Antônio da Patrulha
Foi um dos quatro primeiros municípios fundados no Rio Grande do Sul, e conta, como atrativos, com a Lagoa dos Barros, a Gruta Nossa Senhora da Saúde, o Parque da Guarda, Banhado do Chicolomã, etc.

Lagoa dos Barros

A Lagoa dos Barros é conhecida por suas lendas urbanas onde dizem que ela seja encantada e mal assombrada. Quem nunca ouviu falar que lá havia um monstro ou ninfas que andavam na beira da lagoa montadas em corcéis brancos carregado pelos ventos, ou que nos dias de seca podia se ver os topos dos prédios e até o sino da igreja, que tocava?
Sendo um dos principais atrativos de Santo Antônio da Patrulha, a Lagoa dos Barros oferece uma estrutura de lazer muito procurada nos fins de semana com praia, bar e cancha de futebol.

Alambique Santo Antônio

O Alambique Santo Antônio foi estruturado para ser um modelo de empreendimento ecologicamente sustentável, oferecendo ao turista um diferencial no Turismo Rural e no Ecoturismo.
No local será possível ter uma visão geral:
- do processo de produção de cachaça de qualidade;
- da fabricação de licores artesanais feitos com frutas selecionadas e com a própria cachaça Fonte Imperial;
- da produção de derivados de cana-de-açúcar;
- de como produzir produtos orgânicos, hortifrutigranjeiros e ervas medicinais.
O visitante conta também com mata nativa (mata Atlântica) junto ao Alambique, para curtir a natureza.
  • Torres
As mais belas praias do Rio Grande do Sul ficam em Torres, no Litoral Norte Gaúcho, a quase 200 quilômetros de Porto Alegre e no limite com o estado de Santa Catarina. Um dos principais destaques é a presença de paredões rochosos à beira-mar promovendo um espetáculo de beleza, o que se diferencia das demais praias do Estado. Também é a única praia do Rio Grande do Sul a ter uma ilha marítima a sua frente, a llha dos Lobos. O destino é uma excelente escolha para quem procura esportes de aventura como o voo livre e outros, como o surfe.
Os principais atrativos de Torres são as Praias da Guarita, Itapeva, Molhes, Grande, Da Cal, Do Meio ou Prainha. e Dunas, Ilha dos Lobos, Lagoa do Violão, Rio Mampituba, Morro do Farol, Torre Sul e do Meio, Ponte Pencil, e Parque da Guarita.

Praia da Guarita

Praia dos Molhes

Ilha dos Lobos

Ponte Pencil - Torres / Passo de Torres
  • Tramandaí
Conhecida como Capital das Praias, Tramandaí, no litoral norte gaúcho, é um dos destinos mais procurados por milhares de turistas, principalmente no verão. Um dos esportes bem presentes nas praias da cidade é o surfe. A proximidade com a Porto Alegre, a apenas 122 quilômetros, faz de Tramandaí, um dos destinos certos para quem pretende curtir um bom de fim de semana ou um agradável período de férias, entre a Praia da Barra, a de Tramandaí, Beira-Mar e Sul, Oásis Sul, Nova Tramandaí e Jardim Atlântico, além do Portal do Éden.

Praia de Tramandaí, com plataforma de pesca ao fundo
  • Xangri lá
O município de Xangri-lá recebe todos os anos um dos maiores festivais de música do País, o Planeta Atlântida. Jovens de toda a região sul encontram-se na Praia de Atlântida, no mês de fevereiro, para dois dias de muita festa, com shows nacionais e internacionais.
Fazem parte do município de Xangri-lá, as praias de Atlântida, Xangri-lá, Remanso, Maristela, Marina, Enara, Arpoador, Coqueiros, Noiva do Mar e Rainha do Mar.

Festival Planeta Atlântida

E agora, como que a gente aguenta esse resto de friozinho depois de ver tanta foto de praia??
To triste já.. quero verão!!! \o/ hahaha

Fique de olho que logo logo continuam as postagens de turismo por aqui!
Um grande abraço, ótima Semana Farroupilha a todos e um ótimo restinho de semana..
Beijos

Um comentário:

  1. Olá Boa noite gostaria de integrar
    A esta lista de atrações, a Dom7 fazenda uma fazenda com muita história, que fica entre Arroio do Sal e Torres,aberta aos nossos hóspedes e visitantes o ano todo todos os dias.

    ResponderExcluir