sexta-feira, 16 de junho de 2017

1ª Prenda do RS - Renata da Silva

Bom dia, bom dia!!!

Vamos iniciar esta sexta linda trazendo pra vocês a apresentação de Renata da Silva, que hoje nos representa como 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, título conquistado na 47ª Ciranda Cultural de Prendas, na cidade de Bagé!


"Olá, sou Renata da Silva, tenho 26 anos, e sou natural de Gramado/RS. 
Sou a filha mais velha de um trio que se completa com dois meninos, 
o Jonas e o Jordan. Atualmente resido na cidade de Campo Bom/RS e trabalho 
na IPF Molduras, uma indústria da construção civil aqui na cidade, 
e tenho formação técnica em administração de empresas.

Ingressei no tradicionalismo por duas influências maiores: 
da família Ferreira (do CTG M'Bororé, de Campo Bom), que sempre teve 
um relacionamento pessoal e profissional com a minha família; 
e por convite da tia Neusa (do CTG Desgarrados da Querência, de Sapiranga), 
que cuidava de mim na creche e incentivou meus
 pais a me levarem para assistir o ensaio do grupo de danças.
 Detalhe: o CTG ficava na esquina da minha casa.


Sou prenda desde os 5 anos, mas minha primeira faixa foi
 no concurso da escola em 1997. 
Fiz parte do CTG Desgarrados da Querência até o ano de 2004, 
quando entreguei o cargo de 1ª Prenda Mirim do RS. Neste mesmo ano, 
minha família passou a integrar o quadro social do CTG M'Bororé afim de 
me oportunizar a chance de dançar o ENART. Sonho que concretizei em 2014.
Fui 1ª Prenda da 30ª RT nas três categorias: 
em 2002 mirim, em 2006 juvenil e em 2016 adulta. 

Prendas do RS - gestão 2003/2004

Ao longo da minha caminhada aprendi a admirar 
muitas pessoas, prendas e peões. A Karen Ferreira (3ª Prenda Juvenil 
do RS 1998/1999) foi meu primeiro contato com este mundo de sonhos. 
E ela me acompanha até hoje.
A Bibiana Bortoluzzi e a Patrícia Fabro, com seu maravilhosos cabelos, 
sempre despertaram na Renata criança um ideal de prenda.

Hoje, três pessoas me fazem crer na recompensa desta árdua caminhada: 
a Patrícia Ferreira, a Anijane Varela e o Nairo Callegaro.


A Patrícia porque no último ano assumiu a função de mãe, patroa, amiga, 
incentivadora, motorista, de tudo um pouco. Ela já foi 1ª Prenda da 30ª RT 
e colaborou de maneira ímpar para que eu pudesse fazer jus a 
esta faixa que ambas conquistamos.

A Anijane Varela porque quando eu entreguei a minha faixa de 
1ª Prenda Mirim do RS, ela recebeu a dela de 1ª Prenda Adulta; 
e hoje, ela representa a maior liderança do setor cultural do MTG. 
Se isso não é inspiração para uma prenda, não sei o que mais pode ser.

E o Presidente Nairo Callegaro porque ao longo dos meus vinte 
anos de caminhada tradicionalista, não me recordo de um momento 
de transição tão esperançoso quanto este que estamos vivendo. 
E ele é o maior incentivador e batalhador das mudanças necessárias para 
retomarmos os sentimentos mais puros que nos fizeram tradicionalistas, 
apaixonados pela causa e voluntários.

ENART 2015

Lembro-me que, quando eu estava prestes a entregar a faixa de 
2ª Prenda Mirim da 30ª RT, em 2001, o meu mentor Gelson Vargas fez 
os cálculos e convenceu os meus pais de que como eu tinha mais 
um ano ainda, eu deveria sim ir novamente para o concurso na categoria mirim. 

O 'vou ser Prenda Estadual' só se tornou um objetivo de fato 
quando eu já tinha ganho a faixa em Arvorezinha.
 Aquele título de 2003 foi uma enorme surpresa, e foi ali que eu descobri 
que podia sonhar mais alto.



Claro que no meio do caminho eu aprendi duras lições. 
Em 2007, em Santa Maria, fiquei em 6º lugar na categoria juvenil, 
o que fez eu me afastar um pouco das atividades mais diretas como prenda.

Mas desde que eu descobri a alegria que é ser uma Prenda do RS, 
o sonho de chegar até a categoria adulta ganhou meu coração. 
Posso ter deixado ele adormecido por alguns anos, mas não me arrependo. 
Hoje sei que sou uma prenda mais madura e consciente, 
e nesta reta final de percurso tive certeza das minhas decisões e 
ações para chegar até onde cheguei. O amor que conheci lá na infância 
me conduziu até este momento.

'Culpa' da Amanda Faleiro, que quando ganhou o título juvenil, 
e eu estava assistindo pela TV Tradição, fez eu me identificar com 
aquele amor da minha sucessora de cargo mirim. Então pensei: 
agora é a hora de deixar o amor aflorar de novo.

Família Ferreira

Quanto à preparação para uma Ciranda Estadual, 
primeiro é preciso boa vontade. Segundo, compreensão. 
E terceiro, apoio. A boa vontade vai ditar quão competente 
tu será na realização dos projetos, nos estudos e na preparação das provas. 
A compreensão te mostrará que não é preciso abraçar o mundo todo, 
basta fazer bem feito aquilo que está ao teu alcance. 
E o apoio te fará perceber que ninguém pode ser capaz de sonhar tão alto, 
e realizar, sozinho. Que graça teria? O segredo do 
meu sucesso é o amor, a doação e as boas relações.

Minha expectativa mais importante em relação a esta gestão que 
se inicia é ser feliz! Quero poder ser exemplo, inspiração e apoio 
para toda a juventude tradicionalista. Mas quero, principalmente, 
que eles enxerguem a minha felicidade. E a usem como estímulo para 
serem soldados mais efetivos da nossa causa. 


Como incentivo, digo a vocês que 'O amor é imbatível!' 
Eu recebi esse recado via whats app pré Ciranda de um amigo, 
e eu levei esta verdade comigo desde então. Prendas, façam tudo com amor! 
Os sacrifícios serão necessários, as dificuldades serão muitas, e o cansaço nem se fale. 

Mas tudo que se faz com amor é recompensador. 
Aproveitem a caminhada, conheçam pessoas, desfrutem dos momentos e 
aprimorem seus conhecimentos. O tempo voa, e de tudo resta apenas o amor, 
que justifica e compensa tudo. Sejam felizes, e levem do tradicionalismo para a vida 
as mais nobres e valorosas lições que uma Ciranda pode dar: de união, amizade e fé.

Um abraço, Renata da Silva,
1ª Prenda do Rio Grande do Sul."

Renata, muito obrigada pela participação, novamente, em nosso blog. 
Fico feliz em conhecer tantas histórias inspiradoras, sabendo que várias prendas e peões pelo Rio Grande a fora nos visitam por aqui e seguem em frente pelo incentivo de vocês.
Parabéns por esta grandiosa conquista, e por nos representar tão lindamente.

Um abraço a todos... e uma sexta iluminada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário