quinta-feira, 8 de junho de 2017

3ª Prenda do RS - Nathália Rodrigues

Bom dia, bom dia!!!

Vamos continuando por aqui com as apresentações das novas Prendas que nos representarão até maio de 2018, e hoje é dia de conhecermos a vivência tradicionalista de Nathália Rodrigues, 3ª Prenda do Rio Grande do Sul.

Ela, que hoje carrega o encargo na categoria Adulta, já foi uma das nove representantes do Estado na Categoria Juvenil, na gestão 2012/2013 (leia a publicação aqui).

Mas tenho certeza que Nathália ainda tem muito a nos contar, devido a tantos anos de dedicação ao nosso Movimento... e isso é o que vamos conferir agora :)


'Se o tempo sem querer nos envelheceu... 
A cada segundo, minuto ou hora nos trouxe inúmeras experiências! 
Tantos foram os filhos que nasceram na Província do Sul, 
outros tantos, unidos pelo matrimônio! 
Vidas que vinham, vidas que partiram! 
Que marcaram o tempo com amor e esperança, 
que marcaram o vento com preces e presságios! (...)'

É com o trecho de minha apresentação artística na 47ª Ciranda Cultural 
de Prendas realizada na cidade de Bagé, que agradeço à querida 
Carolina Bouvie e o Cantinho Gaúcho pela oportunidade e iniciativa 
em conhecer um pouco mais da vida das atuais Prendas Estaduais! 

Pois acredito ser o tempo, o grande responsável e professor da vida, 
afinal é por meio do passado, presente e futuro que aos poucos escrevemos 
a nossa história! O tempo associado ao vento nos traz inúmeras 
respostas para grandes incógnitas do Universo! Brindando o meu tempo 
tradicionalista, o meu tempo pessoal e o longo tempo de dedicação 
e doação para chegar até aqui, é que levei tal temática para esta
 última Ciranda de Cultura!


Meu nome é Nathália Rodrigues, filha única da Sandra Rodrigues e
 Gilmar da Silva Rodrigues. Tenho 21 anos de idade e sou acadêmica do 
6º Semestre do Curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal do
 Rio Grande do Sul. Nascida e residente da minha querida cidade de 
Guaíba, reconhecida como a Terra da Reculuta, Capital do Papel e 
Berço da Revolução Farroupilha. E no encargo de 
1ª Prenda da 1ª Região Tradicionalista representei os 11 municípios que 
compõem minha amada RT, dentre eles, a Capital Sorriso e 
Sede Administrativa do Governo Estadual, Porto Alegre! Tenho o maior 
orgulho da minha região, pois ela me viu crescer enquanto 
tradicionalista e cidadã! Acompanhou cada passo, cada linha em que 
escrevi a minha história no tempo!

Eu entrei no movimento tradicionalista aos 5 anos de idade, 
no ano de 2001 especificamente, por meio do grupo de 
danças de fandango e da invernada de danças tradicionais pré-mirim. 
Como muitos, fui inserida ao meio, pelo contato que minha prima teve 
com o CTG. Como ela entrou e gostou, achei que também gostaria! 
Mesmo sendo um 'pitoco de gente', fiz a escolha mais feliz da minha vida:
 entrar para o meio tradicionalista! Pois como sempre digo, é aqui o
 meu lugar, aqui onde me encontro, sou feliz, conheço inúmeras localidades 
e tenho os amigos mais lindos e companheiros da vida! 
Logo, tive o primeiro contato com o departamento cultural da entidade, 
na época participava do CTG Darci Fagundes na cidade de Guaíba, 
e então, me encantei! Não por usar uma faixa, mas sim por ir em busca 
de conhecimentos, ampliar horizontes, nos fazer pensar e refletir 
sobre inúmeras propostas, apresentar diversas habilidades e 
proporcionar práticas daquilo que mais gostamos: preservar nossos usos, 
costumes e tradições do RS. Foi desta forma, que fui 3ª Prenda Mirim da 1ª RT 
em 2007, 1ª Prenda Juvenil da 1ª RT em duas ocasiões – 2009 e 
2011 – e 3ª Prenda Juvenil do RS 2012 na fria cidade de 
Passo Fundo, na ocasião da 42ª Ciranda Cultural de Prendas
(sim, é o segundo ano que escrevo para o Blog, que honra!). 


Em paralelo, sempre estive envolvida com as questões culturais, 
auxiliando o departamento cultural e jovem da 1ª RT quando necessário. 
Também fui muito feliz no departamento artístico, participei de invernadas 
desde pequenina. Grupo este que além de ser maravilhoso e habilidoso, 
era muito unido e determinado, a qual guardo grandes amizades até os dias atuais! 
Fomos campeões de rodeios como Mercosul, Osório, Campo Bom, 
Capão da Canoa e Porto Alegre, mas o que mais me deixa feliz é em que 
nenhum momento perdemos nossa essência, nossa infância e posterior adolescência, 
sempre buscando o nosso melhor para desafiarmos a nós mesmos! 
Desta fase, eu levo no meu coração grandes ensinamentos!

O tempo que fui prenda juvenil do RS me trouxe muitas 
oportunidades e felicidades! Aquela gestão me proporcionou ver o 
Movimento como um grande responsável do fortalecimento dos nossos 
núcleos culturais, bem como o mantenedor de elos eternos que podem ser 
formados independentes da distância geográfica! 
Fiz muitas amizades, conheci muitos lugares novos e a cada convite 
para palestra ou evento cultural estava certa dos meus objetivos e 
da minha contribuição para um movimento tão rico em cultura! 
Afinal, conhecimento jamais deve ficar apenas em nossa cabeça ou nas 
estantes nos livros, ele deve obrigatoriamente ser repassado aos nossos,
 se não, não é conhecimento! O que me move dentro do meio, é 
exatamente isto, a troca de experiências pelas diferentes gerações!

No ano de 2013, após repassar o encargo à sucessora, 
estive um pouco afastada das Cirandas por conta de minha dedicação 
com o vestibular. Muitos não sabem, mas minha escolha profissional 
também partiu de um 'encontro' com uma das atividades propostas 
pelo Movimento. Após realizar muitas atividades quando menor, 
que ressaltavam o tema quinquenal do MTG - 'Tradição é preservar: 
MTG e você em defesa do meio ambiente' – estive certa de que 
gostaria de trabalhar com questões ambientais. E foi assim, que em 
2014 passei na UFRGS para o curso de Biologia, onde sou muito feliz, 
apesar de requerer muito da minha dedicação e parte do meu tempo cotidiano!


Sempre me inspirei em muitas prendas, a primeira delas, a eterna
 'prenda do vestido azul e de coque no cabelo' – Paula 
Hass de Souza – que no ano de 2006 conquistou também o título de 
3ª Prenda do RS. A partir daquele momento, disse para minha mãe que 
queria 'ser uma prenda igual àquela que tanto admirava', e
quis o destino que 11 anos depois eu fosse sua sucessora! 
Trouxesse o mesmo título para Guaíba, da minha primeira professora e 
incentivadora, que tanto me ajudou e estendeu à mão, quando era raro, 
as pessoas ajudarem o próximo.

Com o sentimento de pertencimento à minha terra e de estar faltando 
escrever mais um capítulo de minha história, em 2015 
decidi 'voltar a ser prenda de faixa'. Desta vez, pela 
entidade a qual tenho o maior orgulho de representar: o DTG Caiboaté, 
da cidade de Guaíba – departamento cultural do 
Colégio Estadual Augusto Meyer, onde estudei todo meu ensino médio 
e me proporcionou conhecer melhor a entidade e me identificar com ela. 


Ao retornar aos palcos da Ciranda, sabia que podia contribuir 
ainda mais contribuir com o Movimento! Meus objetivos e 
anseios aos 16 anos, não eram mais os mesmos com 21 anos! 
A categoria era diferente, a responsabilidade aumentava e o tempo que 
possuía para executar as atividades era cada vez mais curto! 
Digo-lhes que fui muito feliz durante estes 2 anos de intensa preparação... 
E que bom que muitos conceitos e propósitos mudaram em minha cabeça! 
Hoje, levo comigo, no meu 'pedacinho de couro', mas principalmente 
no coração, muitas pessoas, ensinamentos e situações que me ajudaram 
a me tornar a pessoa e tradicionalista que sou! 
Fui a Bagé com a sensação de dever cumprido! 
Fui ser feliz! E Fui! E muito! Com a maturidade, nós 
aprendemos muita coisa: especialmente duas:

- 1º: o que importa na vida é que jamais percamos a nossa essência, 
a nossa verdade, o 'eu' que habita na nossa consciência, 
o nosso caráter! Muitas vezes estaremos à prova de quaisquer 
situações, mas jamais devemos perder aquilo que 
nos move e norteia: a essência!

- E 2º: tudo que importa nesta vida e em qualquer outra, 
são as pessoas que querem o nosso bem, nos amam e estão em 
nossa volta – os nossos amigos e familiares. Eu tenho pais maravilhosos 
que me apoiam em tudo e literalmente sonham junto comigo 
cada meta de vida, tenho o melhor peão de honra do 
Universo - Renan Marques – que é um grande irmão e uma referência 
para mim, tenho familiares que estão sempre presentes e me ajudam 
no que for preciso e sou presenteada por Deus com muitos amigos 
verdadeiros, leais e que são capazes de tudo para me prestigiarem! 


Sendo assim, minha inteira e exclusiva preocupação era dar orgulho aos meus! 
Era fazê-los felizes! Era proporcioná-los momentos de alegria e reflexão! 
Em cada prova procurava executar o meu melhor, para que tantos 
olhinhos marejados fossem recompensados! Em cada oportunidade que tive, 
optei por falar da nossa realidade, da nossa gente, do quanto 
fazemos tradição em nossa terra e do quanto transmitimos amor! 
Isso tudo é o que importa! É o legado que fica! E o que me basta para ser feliz!

Houve muita dedicação e doação durante o prendado. Muitos 'nãos' 
ditos conscientemente para que nada atrapalhasse a concentração! 
Deixei de ir à muitas festas com amigos, a ir em cinemas, por exemplo, 
e demais atividades que 'tomassem o meu raro tempo' – que sempre 
era disponibilizado para estudar para o concurso
 (recompensado finalmente com a realização do sonho: 
gabaritar a prova escrita!). 
A faculdade e as muitas disciplinas que faço me tomam muito 
tempo, seja para estudar para provas, fazer trabalhos ou no deslocamento
 até a UFRGS (utilizo 4h do meu dia, somente do trajeto de minha 
casa à Universidade), logo eu tracei estratégias que me beneficiariam: 
lia os livros da bibliografia no ônibus, completava meus questionários
no Catamarã, confeccionava cartazes entre uma aula e outra ou 
ainda, gravava a mostra folclórica/prova artística para ir 
escutando durante o percurso.


Mas absolutamente tudo era feito bom muito amor! 
Jamais reclamava das madrugadas não dormidas ou dos muitos fins de 
semana trancada no quarto estudando, pois sei que no final de tudo a 
recompensa viria! E engana-se quem pensa que a recompensa é o título 
conquistado, é sim o trabalho bem desenvolvido! É a recompensa moral 
de estarmos bem consigo mesmo, ultrapassa qualquer barreira material, 
é mais que isso, é imaterial! E isto, não há preço nenhum que pague!
 Como diz minha mãe: 'O melhor sempre estar por vir'! 
Sempre! E ele realmente sempre vem! Os ensinamentos são para a vida!


Despeço-me desejando uma ótima gestão aos meus novos colegas, 
certa de que nos doaremos ao máximo na execução de cada atividade 
para proporcionar trabalho à altura dos tradicionalistas que representamos! 
Rio Grande, conte sempre com esta prenda! 
E aos que sonham em ocupar 'encargos importantes', seja no Movimento 
ou na sociedade em geral, transmito-lhes a mensagem de 
Cora Coralina que norteia muitos dos meus sonhos: 
'Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que 
vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas!'

Toquem o coração de todos e sejam felizes!

Grande beijo, Nathália Rodrigues – 3ª Prenda do RS 2017/2018."

Nathália, mais uma vez estou eu aqui te parabenizando por esta tua linda trajetória!
És exemplo de determinação, e tenho certeza que assim como tu te espelhou em alguém na busca do teu sonho, hoje muitas prendas se espelham em ti.
Que tenhas uma gestão iluminada! Te desejo muito sucesso, sempre.
E obrigada por compartilhar com o nosso Cantinho a tua vivenda.

Com carinho, tenham todos um bom restinho de semana ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário