terça-feira, 6 de junho de 2017

3ª Prenda Juvenil do RS - Júlia Calvi da Silva

Bom dia, amigos!

Vamos conhecer hoje Julia Calvi da Silva, que conquistou o encargo de 3ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul! Após uma trajetória incansável de Cirandas, hoje ela é uma das nossas representantes até maio de 2018.


"Me chamo Júlia Calvi da Silva, tenho 17 anos e sou Técnica em Móveis, 
formada pela Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato. 
Nasci no dia 18 de setembro de 1999 na região do Vale do Taquari, 
especificamente a cidade conhecida como a Terra do Ouro Branco, Encantado.

Iniciei minha caminha dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho 
aos seis anos de idade, quando ingressei na invernada iniciante da minha 
entidade mãe, esta que represento até os dias atuais, o CTG Sangue Nativo, 
da cidade de Parobé. Posso dizer que meu amor por este Estado e toda 
sua cultura cresceu e floresceu juntamente comigo ao longo dos 17 anos
 que já se passaram, nasci em uma família tradicionalista 
e de fato, herdei o gosto pelas nossas tradições.


Ainda muito pequena sonhava em ser prenda de faixa, 
sempre tendo como meus maiores espelhos minha mãe e minha dinda, 
estas que tiveram a oportunidade e privilégio de representar suas 
entidades e regiões. Então, aos nove anos de idade participei pela primeira
 vez de um concurso de prendas, sendo agraciada com a faixa de 1ª Prenda Mirim
 de minha entidade, a partir deste momento a vontade de um dia vir a ser 
uma das representantes do Rio Grande do Sul se fortificou.

Posso dizer que este sonho tão belo, que ousei sonhar, começou a 
ganhar asas quando participei da 41ª Ciranda Cultural de 
Prendas – Fase estadual, na cidade de Passo Fundo, em 2011.


No ano de 2013 voltei a participar dos concursos sendo 1ª Prenda 
Juvenil, trilhando um novo caminho para chegar à fase estadual. 
No frio maio de 2015, na histórica cidade de Rio Grande participei 
da 45ª Ciranda Cultural de Prendas, esta, que pra mim, teve um
 valor e um sentido muito especial. Mesmo com as fatalidades que muitas 
vezes surgem em nosso caminho eu sai de Rio Grande ainda mais fortalecida, 
com a plena convicção daquilo que almejava e queria, sabia dos meus sonhos 
e estava disposta a reescrever a minha história! No mesmo ano vários obstáculos
 surgiram, os quais eu, juntamente com todos que sonhavam comigo, 
tivemos que ultrapassar e superar, muitos tentaram nos derrubar 
mas nós tínhamos bases, alicerces e uma fé inabalável. 
Hoje sabemos que nada foi em vão e que tudo foi essencial 
para hoje este sonho ser realidade.

Muitas pessoas passaram a sonhar comigo, muitas foram as brigas, 
os ensaios, as ideias e os momentos que vivenciei nos últimos três anos 
de caminhada, posso dizer que estes foram os mais intensos e felizes 
da minha trajetória. Novamente eu fui prenda juvenil de minha 
entidade, novamente eu me tornei prenda juvenil de minha região, e, 
pela terceira vez, eu sonhava, acreditava e vivia intensamente 
o sonho de participar de uma Ciranda Estadual.


Cheguei à Rainha da Fronteira extremamente feliz, feliz pelo caminho 
que trilhei, pelas amizades que conquistei, por ter feito o melhor 
de mim em todos os momentos. Conheci uma Júlia calma, tranquila e
 realizada, que foi autêntica e feliz em todos os momentos deste 
Livro dos Sonhos, e escreveu com muita alegria mais um capítulo de
 sua história. Aprendi que um microfone que para no meio de 
uma prova oral, que os tombos que caímos e todos os obstáculos 
que são postos no nosso caminho podem nos servir de ensinamento 
e impulso para passarmos a acreditar ainda mais na beleza de nossos sonhos!

Hoje, a faixa que orgulhosamente carrego é tão minha, 
quanto daqueles que se permitiram sonhar comigo. Minha eterna gratidão 
à todas as pessoas que estiveram ao meu lado e compartilharam comigo 
o turbilhão de sentimentos que esta caminhada, e principalmente, 
o último final de semana do mês de maio de 2017 nos proporcionou.



A todos que leem estas palavras, digo para que nunca deixem 
de acreditar na beleza de seus sonhos! Sonhem, 
acreditem, batalhem, mas jamais desistam. Diversas vezes vamos cair, 
tropeçar, mas ao nosso lado sempre estarão pessoas que nos amam, 
dispostas a nos ajudar e auxiliar. Vivam intensamente cada momento, 
façam amizades, divirtam-se e sejam vocês mesmos em todos os momentos. 
E lembrem-se das sábias palavras de Fernando Pessoa:
'Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.'


Acredito que este um ano como uma das representantes das Prendas do 
Rio Grande do Sul será intenso mas repleto de momentos únicos e inesquecíveis. 
Espero ao lado das prendas e peões do RS 2017/2018 poder desenvolver um 
belo trabalho em prol do Movimento Tradicionalista e da Juventude 
de nosso estado. Que possamos auxiliar, ensinar, aprender e principalmente, 
viver intensamente este sonho que pra todos nós agora é realidade!

Por fim, acredito que as palavras do grandioso Cyro Dutra Ferreira
 representam muito bem mais esta etapa de minha vida, 'Mais cedo ou 
mais tarde, sempre chegará o dia em que teremos a certeza que 
não foi em vão, termos feito, sempre que possível, um 
pouquinho além daquilo que era nosso estrito dever.'


Com muita felicidade, carinho e emoção... 
Júlia Calvi da silva, 
3ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul 2017/2018"

Júlia, parabéns por esta trajetória tão linda no Movimento. É quando conhecemos histórias como a tua que percebemos o quanto é válido continuar acreditando e lutando por lindos sonhos. Podes ter certeza que és exemplo pra muitos!

Uma ótima gestão, e grandiosas realizações, sempre!

Forte abraço a todos... e até logo ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário