quarta-feira, 28 de junho de 2017

Diretriz da 18ª Mostra de Arte e Tradição Gaúcha


MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO - MTG 
COORDENAÇÃO DE CULTURA INTERNA 
18ª MOSTRA DE ARTE E TRADIÇÃO GAÚCHA 
(Evento paralelo ao ENART 2017) 

DIRETRIZES 

A 18ª MOSTRA DE ARTE E TRADIÇÃO GAÚCHA, tem como objetivo a exposição e a divulgação das pesquisas e atividades culturais desenvolvidas pelas Prendas e Peões coordenados pelos Departamentos Culturais das trinta Regiões Tradicionalistas do MTG, sob a responsabilidade da Coordenação Cultural Interna do MTG, das Prendas e Peões Estaduais, com a participação efetiva dos Departamentos Culturais Regionais. 

TEMA: “Resgatando e Homenageando os Legados de 47 – RESGATE DA HISTÓRIA DA CHAMA CRIOULA EM SUA REGIAO TRADICIONALISTA” 

1. OBJETIVO: 
Desenvolver ações que visem conhecer, resgatar e valorizar a história da Chama Crioula, em cada uma das 30 Região Tradicionalista de nosso Estado. 

2. JUSTIFICATIVA: 
A partir dos feitos de 1947, realizados pelos jovens que integraram o chamado Grupo dos Oito, os quais retiraram uma Centelha da chama do “Fogo Simbólico da Pátria” para transformá-la em “Chama Crioula”, como um símbolo da união indissolúvel do Rio Grande à Pátria Mãe, e do desejo de que a mesma aqueça o coração de todos os gaúchos e brasileiros até o dia 20 de setembro, relembrar e homenageá-los através destes legados, relembrando os fatos e atos do nosso nascedouro e mostrar para todos os tradicionalistas, como iniciou o movimento organizado e a história da chama crioula em cada região.

3. PÚBLICO ALVO: 
Tradicionalistas participantes do Enart Simpatizantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho Comunidade em Geral Prendas adultas, juvenis, mirins, peões, guris e piás regionais e de entidades. 

4. DESENVOLVIMENTO: 
4.1 – Atividades realizadas pelas prendas adultas, juvenis, mirins, peões, guris e piás regionais e de entidades. Realizar uma exposição resgatando a história da chama crioula em sua região tradicionalista. Realizar um trabalho escrito relativo á exposição apresentada, a qual deverá ser enviado previamente para o e-mail iararott@hotmail.com. 
4.2 - Atividade realizadas pelas prendas e peões estaduais: Realizar uma apresentação musical homenageando os legados de 47 e os 70 anos da chama crioula. 

5. PROGRAMAÇÃO: 
Sábado dia 18 de novembro de 2017 
9h as 11h – Organização e montagem da mostra 
15h30min – Abertura oficial 
16h – Início das exposições e visitação do público aos stands
20h - Encerramento 

6. INSCRIÇÕES: 
Cada Região Tradicionalista poderá utilizar durante a mostra: 
- As prendas regionais (mirins, juvenis e adultas) e peões (peão, guri e piá).
- Prendas (mirins, juvenil e adulta) e peões (peão, guri, piá), das entidades filiadas.
- Cada Região Tradicionalista poderá inscrever até 25 participantes, mais o diretor(a) cultural. 
Todos os inscritos terão o direito as credenciais e aos certificados.
- A data limite das inscrições é até 10 de novembro de 2017, ocasião em que deverão ser enviada a relação dos participantes juntamente com uma cópia da pesquisa (por e-mail), diretamente para o e-mail iararott@hotmail.com.
- Na relação entregue deverá constar o nome completo e correto de cada participante, nome da entidade e número do Cartão Tradicionalista e ou RG. 

7. CONTROLE DE PARTICIPAÇÃO: 
- Cada participante deverá permanecer na Mostra, de acordo com a escala realizada pelo Departamento Cultural da Região, cabendo a cada Diretor Cultural a responsabilidade do controle, bem como a entrega dos certificados fornecidos pelo MTG, conforme relação encaminhada até o dia 10 de novembro. 
- Os certificados serão entregues posteriormente ao Diretor Cultural ou Coordenador Regional de acordo com a confirmação de assinatura na lista de presenças. 

8. LOCAL: 
Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul (Pavilhão a ser identificado) 

9. DISPOSIÇÕES GERAIS: 
- Será de responsabilidade do MTG, a organização do espaço físico para a exposição dos trabalhos que serão expostos pelas regiões. 
- Será disponibilizado, para cada região, um espaço previamente definido. Os espaços serão padronizados, medindo 2 metros de largura (profundidade) por 3 metros de comprimento cada um. Portanto as exposições devem se limitar a eles. 
- A organização, a montagem e a guarda de cada espaço da exposição são de responsabilidade da coordenadoria regional, através das prendas e peões e do Departamento Cultural das Regiões, assim como o material que será utilizado para a exposição.
- A coleta e retirada do material necessário para a realização da Mostra são de responsabilidade das prendas e peões regionais, com o apoio da coordenadoria regional, através de seu departamento regional. 
- Em nenhum momento os espaços (stands), da mostra poderão ficar sem a presença de no mínimo dois inscritos pela coordenadoria.
- Todas as Regiões Tradicionalistas que apresentarem seus trabalhos, receberão um troféu de participação. 

Porto Alegre, 06 de maio de 2017
Anijane Luiz dos Santos Varella 
Vice-Presidente de Cultura

Nairioli Callegaro 
Presidente 

Iara Vanice Rott 
Diretora de Cultura Interna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário