terça-feira, 20 de junho de 2017

Entreguei a faixa/crachá... e agora?

Foto: Estampa da Tradição Fotografia

Estamos nos aproximando de uma data que, pra muitos, é um momento de tristeza, dúvida, desolação...

Os Concursos de Prenda e Peão - fase Regional - que acontecem neste final de semana (e os Estaduais que já passaram, os de entidades que vem aí...), colocam um fim na história de centenas de gestões que se dedicaram ao extremo durante um ano, onde muitos, entre estes, estiveram representando suas entidades e regiões na etapa Estadual, após meses de muita preparação, estudos, ensaios...

A pergunta que fica após entregarem as faixas e crachás de seus encargos é: e agora?

Foto: Estampa da Tradição Fotografia

Acredito que, em primeiro lugar, devemos nos valorizar, e valorizar tudo aquilo que conquistamos e que aprendemos, não deixando que todo este conhecimento se perca.

A partir daí é que deve-se analisar o que se passa dentro do teu coração, as tuas vontades, os sonhos por ventura ainda não realizados... Se tu sentes que deve sim concorrer de novo, o faça. Muito melhor arriscar, do que se arrepender de ter se acovardado.

Agora, se tu sentes que o ciclo se fechou, que a fase de Cirandas e Entreveros acabou, reflita comigo: NADA foi em vão! E agora é tua missão manter-se o tradicionalista que sempre foste. Afinal tu és, ou apenas estavas?

Foto: Estampa da Tradição Fotografia

Sempre acreditei que, mais importante que o "durante" a gestão, é a marca que as prendas e peões deixam, é o exemplo, é o regalo, a lembrança que fica. Ser só mais um, não tem graça. Fazer apenas o essencial, não basta!

E isso serve também pro pós prendado. O que tu podes continuar fazendo em prol do Movimento? Te digo que existem milhares de jovens carregando o mesmo sonho que já foi teu, e se te propuseres a ajudá-los, pelo menos um pouquinho, podes estar fazendo a diferença na vida de alguém.

Falo isso na questão dos estudos, organização pessoal, dicção, redação, oratória... os concursos abrangem diversos segmentos, e tenho certeza que em algum deles, tu vais estar apto a repassar tuas experiências.

Que tal ser Coordenador (a) Cultural da tua entidade? Ou amadrinhar algum candidato e ajudá-lo na preparação do Concurso? Ou ajudar na organização de uma vaquinha pra comprar a bibliografia pra tua entidade? Ou então criar um grupo de troca de materiais?

E, pra ser sincera... o que é verdadeiro precisa vir de dentro. Ideias nunca faltam, mas cabe a cada um analisar suas vontades e possibilidades, e fazer o que de melhor puder, em prol do Tradicionalismo Gaúcho que tanto amamos.

Pra finalizar posso garantir pra vocês que, realizar o nosso sonho em outro alguém, pode ser tão bom, ou ainda melhor, que realizarmos por nós mesmos.

Faça a diferença! Seja lembrado! Seja exemplo! Deixe um legado!
Não é uma faixa ou crachá que define o quanto tu podes fazer. O Rio Grande é teu! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário