quarta-feira, 5 de julho de 2017

Obrigada, Paixão Côrtes!

Nesta semana fomos todos surpreendidos por uma carta enviada a imprensa por Carlos C. Paixão Côrtes, filho de João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes, que anuncia o afastamento do pai da vida pública: "O Tropeiro da Tradição agora segue 'a despacito' no ritmo do seu tempo, a trançar outros tentos.'"

O sentimento que mais aflora ao ler cada uma das palavras descritas na carta é gratidão.
Por todo legado que nos deixaste, por tudo que nos ensinaste, por toda história, toda glória...

Sirvam as TUAS façanhas, de modelo a toda terra!




Que saibamos todos honrar a confiança que nos jovens depositas, quando pedes que eles sejam os responsáveis pelos novos frutos do tradicionalismo. E podes ter certeza que sim, a tua semente foi plantada e renderá ainda muitos frutos, que de ti são espelho, que de ti tem orgulho.

Deixo aqui registradas também as palavras de Muriel Machado Lopes, 2ª Prenda do RS na gestão 2011/2012, que representam os sentimentos de muitos de nós, amantes do tradicionalismo gaúcho e adoradores dos feitos de Paixão!

"Nunca seremos órfãos de tua patriarcal contribuição na construção cultural dos seres que nos tornamos a partir do renascimento da valorização da nossa Cultura que se deu pelas tuas mãos.

Nunca seremos ausentes de tua presença física, pois ela jamais se fará silente, ela é viva e expoente como as danças que resgataste. Ela, a tua presença de alma, canta nas músicas para quais emprestastes teus ouvidos nos regastes Rio Grande a fora, ela é vivaz nas páginas dos livros que nos remetem as tradições perante as quais garantimos um presente cheio de certezas do que somos.

Eu compreendo Paixão, ainda que não tenha tido a oportunidade de te ouvir, sorvendo um mate e contando todas histórias que já li da forma como eu sempre imaginei, ainda que não tenha tido a oportunidade de te agradecer por tudo, eu compreendo.

Saiba, nunca tive ídolos e, por isso, nas paredes da minha casa nunca houveram 'posters' de artistas internacionais ou famosos, mas cresci te vendo esculpido por Caringi, assim como os heróis de que tanto ouvimos falar quando lemos sobre a Revolução Farroupilha e, cada vez que olho para a imagem, sinto orgulho em pensar que habito o mesmo tempo em que tu nos presenteia com tua presença e com teu saber.

Ainda, quero que saibas, que juntamente com o significado de cultuar tradição, nos ensinou a perpetuar tudo que nos é imprescindível para nos tornarmos uma sociedade melhor, por isso, se de algum modo te incomodas se ausentar, não se atucane, já aprendemos também que as gerações se encarregam de manter acesa a chama dos conhecimentos que lhe determinam para a eternidade e o agora.

Por isso Paixão, com tranquilidade eu acredito que todos te entendem e todos te agradecem. 

Obrigada, mil vezes obrigada, pois foi através do teu sentimento que nos tornamos mais de cinco milhões de apaixonados pela tradição que tu nos devolveu com tanta propriedade.

Aceite, por fim, a humilde carta de entendimento de quem muito lhe deve por ser quem é, por viver o que viveu dentro do tradicionalismo e de quem sentiu o que sentiu por uma causa! Obrigada."

Muriel Machado Lopes
2ª Prenda do Rio Grande do Sul, gestão 2011/2012

Por fim, o Cantinho Gaúcho deseja paz e saúde ao nosso Paixão! 
Que ainda tenhamos muitos anos da tua pessoa, mesmo que recolhido aos teus.

Gratidão eterna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário