sexta-feira, 29 de setembro de 2017

O tema da semana é: O Tradicionalismo como instrumento de inclusão e promoção social

Bom dia, bom dia!!!

Mais uma sexta-feira chegou, e com ela esta série super bacana de publicações muito bem elaboradas por nossas Prendas Adultas do Rio Grande do Sul com dicas especiais pra ti, que pretende participar de Cirandas e Entreveros e vai enfrentar as temidas "provas orais"!

Continue aqui com a gente que a ajuda é certeira!
E não esqueça: Estudar NUNCA é demais!!! ;)


O tema escolhido pra hoje merece toda a nossa atenção, especialmente por tratar de um assunto tão delicado e necessário no meio social! Somos todos iguais, com, ou sem pequenas "diferenças"!

Vamos juntos abraçar esta causa?

"O Tradicionalismo como instrumento de inclusão e promoção social!

A inclusão social é um dos temas mais abordados pela sociedade contemporânea, devido o grande processo de globalização que vêm ocorrendo pelo Planeta, visando o desenvolvimento dos povos e a conscientização e importância que cada ser humano possui em seu núcleo cultural.

Desta forma, inicie sua apresentação com uma abordagem universal, informando o conceito do termo, como é aplicado e entendido por organizações nacionais e internacionais e contextualizando com a história da humanidade construída por diferentes crenças, raças, espécies e orientações.

Seria interessante que neste primeiro momento você trouxesse aspectos e citações de personalidades importantes para história, sociedade e cultura, e que por meio de seus pensamentos conseguem/conseguiram influenciar uma grande população, como por exemplo, o grande líder Nelson Mandela que em favor da igualdade deixou claro que 'Sonhava com o dia em que todos se levantariam e compreenderiam que fomos feitos para vivermos como irmãos', mais uma vez respeitando as diferenças e incluindo a todos sejam quaisquer fossem os meios.

Em seguida, apresente o Movimento Tradicionalista Gaúcho como uma instituição que possui como objetivo auxiliar o Estado em seus problemas fundamentais e principalmente auxiliar na propagação da inclusão social em diferentes esferas. Neste contexto, mencione o conteúdo histórico do tradicionalismo realizando um paralelismo com a inclusão da mulher em nossa sociedade, tornando solidificada cada vez mais a luta pela igualdade de gênero.

Apresente também a própria construção da história do RS e seus povos formadores, enfatizando a importância e contribuição de todas as culturas, em especial a afrodescendente, indígena, italiana, alemã e polonesa. Populações estas, que ao batalhar para deixar suas marcas e feitos registrados em nossa memória gaúcha, brindaram seus descendentes com inúmeros legados utilizados nos dias atuais como instrumentos de inclusão.

A partir disso, poderás comentar sobre exemplos atuais e que você conhece pessoalmente dentro do nosso Movimento, que buscam a preocupação com o bem estar de cada tradicionalista e tornando cada membro de nosso meio uma pessoa especial e importante para juntos construirmos o futuro! O CTG Pousada da Figueira, com sede em Porto Alegre, é um exemplo de entidade a ser seguida, pois suas dependências possuem total estrutura de acessibilidade aos que os visitam, contando com pisos táteis, rampas de acesso, suporte de sustentação, entre outros, que vão desde a cancha de bocha, tablado e banheiros. Se você conhece outro caso de entidades inclusivas também poderá citar, como invernadas com integrantes cadeirantes ou integrantes com alguma síndrome.

Ao encerrar sua apresentação, coloque-se mais uma vez no encargo de prenda/peão e reflita junto com os ouvintes (comissão avaliadora e plateia) como poderias ser agente de difusão deste propósito e como poderias auxiliar o Movimento ser um elo forte de inclusão social. Desenvolva ideias de ações, projetos, atividades que poderiam ser realizadas e que se eleita(o) se comprometerá à executar, como campanhas de arrecadações de alimentos, agasalhos, materiais de higiene para instituições carentes, creches, necessitados de enchentes e lares de idosos, ou ainda, algum planejamento de apresentações artísticas em instituições como a FASE, ou ainda, proporcionar um café da tarde tradicionalista em sua entidade para os alunos da APAE, e todas as outras ideias que você terá e que são válidas, uma vez que o nosso Movimento é extremamente agregador e surgiu com este objetivo, sendo assim devemos fazer jus aos legados de 1947.

A exemplo disso, a Campanha das Prendas e Peões do RS, gestão 2017/2018 que visa enaltecer os princípios dos pioneiros do Movimento Organizado está propondo retomarmos a essência do conceito de solidariedade durante a ocorrência do ENART de 2017, portando, por meio das prendas juvenis e guris estamos arrecadando em cada inter-regional do ENART materiais de necessidades básicas a serem doados em instituições de origem na cidade que está sediando o evento. Logo, é mais uma atividade que você pode agregar como aspecto concreto em sua apresentação, demonstrando conhecimento, similaridade do tema proposto com o seu cotidiano e demonstrando sua capacidade em dominar o assunto com coerência.

Ainda, retomando sua introdução sobre o contexto mundial e valorizando o propósito da inclusão social, você poderá mencionar a adesão do Movimento Tradicionalista Gaúcho à Campanha da ONU 'He For She' – Eles por Elas, a convite do Presidente da Assembleia Legislativa do RS, Sr. Deputado Edegar Pretto. Tendo por meio dessas ações e dessas diferentes instituições a garantia da construção de um mundo igualitário, onde todos sejam tratados como irmãos e possam compartilhar da mesma roda de chimarrão, unindo diferentes gerações, afinal em nossa própria bandeira Rio-grandense está expressa a herança de 1835: “Liberdade, Igualdade e Humanidade”!

Com carinho, Prendas Adultas do Rio Grande do Sul 2017/2018."

Nenhum comentário:

Postar um comentário