terça-feira, 27 de março de 2018

Avaliadores voluntários recebem formação do MTG, em Venâncio Aires

Fotos: Beatriz Colombelli / Folha do Mate

A 24ª Região Tradicionalista, por meio da coordenadora Luce Carmen da Rosa Mayer, recebeu em Venâncio Aires neste último sábado e domingo até o meio-dia, cerca de 60 tradicionalistas do Rio Grande do Sul que participam do curso para Formação de Avaliadores de Danças Tradicionais. Com realização da equipe técnica do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o curso é capitaneado pelo vice-presidente artístico do MTG, Rodrigo de Moura e a Diretora de Danças Tradicionais da instituição, Madeline Zancanaro. O encontro, com inscrições gratuitas aos participantes, com cerca de 20 horas, ocorreu no auditório do Colégio Gaspar Silveira Martins.

Indicados por suas Regiões Tradicionalistas, os participantes receberam orientações quanto à estrutura do MTG, o que é ser um voluntário e também vivenciaram estudos de casos, segundo Rodrigo Moura.

Vice-presidente artístico do MTG, Rodrigo Moura e diretora de cursos, 
Madelini Zancanaro coordenam o curso

Entre os participantes, Adauto Marques, de Horizontina, 20ª RT. Ele que participa do Movimento há 25 anos, é também integrante de invernada e coordenador artístico da sua Região. Segundo Marques, a viagem de cinco horas é só mais um desafio, pois "o amor pela tradição fala mais alto". Ele acrescenta que é a primeira vez que participou da formação como voluntário, porém esta ação já vem desenvolvendo ao longo de sua trajetória.

Beloni Bastos, que integra a equipe técnica, já é veterano na causa. Há cerca de 40 anos vive no meio como instrutor, avaliador e também participou da elaboração do Manual de Danças Tradicionais. Para ele, é importante que as Regiões tenham seus núcleos de avaliadores voluntários. 


Palestras

A primeira atividade da manhã de sábado foi realizada pelo presidente do MTG, Nairioli Antunes Callegaro, que palestrou também na noite de sexta-feira, 23, no Centro de Tradições Gaúchas Erva Mate, durante projeto realizado pela gestão de Prendas da entidade. Os trabalhos seguiram até as 20h de domingo, quando encerrou o curso em sua segunda edição na modalidade.

Fonte: Adaptado de Folha do Mate / Cultura Gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário