segunda-feira, 2 de abril de 2018

1ª Prenda do Grupo de Folclore Chão Batido divulga realização de projeto

O Grupo de Folclore Chão Batido, de Ijuí, 9ª Região Tradicionalista, sediou no mês de março dois eventos culturais do Projeto “CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha”

A iniciativa, promovida pela 1ª Prenda, Daiana Dal Ros, junto ao Departamento Cultural da Entidade, foi norteada pelo tema anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho para 2018: “Unindo gerações para construir o amanhã: a juventude tradicionalista como maior legado para a construção dos próximos 50 anos do MTG”.

A 1ª ação ocorreu no dia 15, com a temática “O protagonismo jovem como mola propulsora para o estabelecimento e transformação dos concursos no âmbito tradicionalista”. A roda de conversa, mediada por Daiana, contou com a presença de Patrícia Marques Oliveski, 1ª Prenda do RS 1990/1991, hoje integrante da Equipe de Avaliação da 9ª RT, e Iris Kaiser Pauvels, Diretora Cultural da 9ª RT de 2014 a 2016. 

Já na 2ª ação, promovida no dia 27, Caroline Reolon Scariot, atual 2ª Prenda do Rio Grande do Sul, fez uma explanação acerca do tema “Os concursos culturais como uma prática saudável de divulgação do tradicionalismo”.


Crédito das fotos: João Augusto Guisolfi

A primeira atividade proporcionou uma discussão sobre como os jovens alavancam a perpetuação da causa tradicionalista por meio da criação e manutenção dos concursos nos mais diversos segmentos, portanto, a importância da juventude para os mesmos. A segunda ação trouxe o outro viés: o legado dos concursos na vida de centenas de jovens que se envolvem com as competições. 

A realização do Projeto será subsídio para a participação da 1ª Prenda na Fase Regional da 49ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul, algo inédito para a Entidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário