sábado, 2 de junho de 2018

1ª Prenda do Rio Grande do Sul - Jéssica Thaís Herrera

Olá queridos!

Hoje começo aqui no blog a série de posts com apresentação das novas representantes da juventude do nosso Estado. As Prendas do Rio Grande do Sul, que conquistaram seus tão sonhados títulos a duas semanas começam a nos contar um pouquinho sobre suas trajetórias no Movimento, e é claro, falam sobre a missão de ser Prenda do Estado.

Hoje começamos com nossa representante maior, ela que conquistou o encargo de 1ª Prenda do Rio Grande do Sul - e que no ano que vem, traz a Lajeado a 49ª edição da Ciranda Cultural de Prendas - Jéssica Thaís Herrera.


"Saudações tradicionalistas!

Sou Jéssica Thaís Herrera, tenho 19 anos, atualmente 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, representando a 24ª Região Tradicionalista e o CTG Tropilha Farrapa. Sou natural de Lajeado/RS, cidade que sediará a 49ª Ciranda Cultural de Prendas em sua fase estadual, entretanto no próximo semestre residirei na Capital dos Gaúchos – Porto Alegre – pois iniciarei o curso de Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Minha família sempre residiu em frente ao CTG Tropilha Farrapa e meus olhos de criança brilhavam ao ver as prendas e os peões participando das atividades tradicionalistas e intimada pelas músicas executadas no galpão, tentava executar alguns passos de dança. Com meus oito anos fui agraciada pela Sota-capataz da entidade na época, Sra. Rose Cavalin, com um vestido de prenda. Dessa forma, iniciei a minha trajetória no tradicionalismo. Desde 2009 participo da Ciranda Cultural de Prendas, representando por seis vezes o CTG Tropilha Farrapa e três vezes a 24ª Região Tradicionalista, como 3ª Prenda Mirim, em 2010, 1ª Prenda Juvenil, em 2015, e 1ª Prenda, em 2017.



Acredito que cada pessoa tem o dom de contribuir com algum legado em nossa vida, e ao longo desses anos escrevendo a minha história no tradicionalismo fui presenteada com exemplos de amor, determinação e sonhos. Cito minha amiga-irmã Caroline Scariot que esteve ao meu lado desde 2009 a cada passo dado, e hoje eternizadas como 2ª Prenda e 1ª Prenda do Rio Grande do Sul. Nossa atual diretora de concursos e sempre 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Roberta Jacinto, que teve uma história parecida com a minha, pois conquistou o 4º lugar na categoria Juvenil e posteriormente, através da determinação e trabalho árduo, conquistou o título de 1ª Prenda, tornando-se referência pela forma que conduziu as ações em sua gestão. A Coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen Mayer, primeira mulher a ocupar este cargo em minha Região Tradicionalista, por sua fibra e coragem e o Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, por coordenar de forma transparente, oportunizar a juventude participar efetivamente das atividades tradicionalistas, dando voz e vez!

Recordo-me que quando conquistei o título de 3ª Prenda Mirim da 24ª RT, tive a verdadeira noção da grandiosidade de nosso Movimento, tendo a certeza de poder e querer contribuir ainda mais pela causa tradicionalista. Portanto, foi neste ciclo que ocorreu a reflexão 'quero ser prenda estadual'. Para a realização não há uma receita, mas alguns ingredientes são indispensáveis: amor, dedicação e apoio. Esses ingredientes são como o efeito dominó, o amor inicia o ciclo, colocando em prática os demais. Minha preparação ocorreu de forma intensa: bibliografia, resumos, ensaios, conversas e reflexões. Muitas 'mãos' trabalharam para a concretização de minhas provas, e aproveito esse espaço para agradecer todos que contribuíram nesta conquista e na formação da prenda que sou.




Minha expectativa neste ano enquanto representante do estado do Rio Grande do Sul é trabalhar para que a juventude tradicionalista se torne agente transformador de nossa sociedade. O tradicionalismo tem o poder de formar cidadãos e cidadãs, tendo a capacidade de contribuir com a nossa tradição e com a nossa comunidade sul-rio-grandense, através de nossos valores e princípios.

Por fim, desejo que as prendas e os peões sejam felizes no caminho trilhado e na realização de seus concursos. Os títulos são passageiros, portanto aproveitem cada oportunidade que a vida dá, pois são os legados adquiridos nas inúmeras experiências que permanecerão conosco ao final. 
Muita luz, reflexão, sabedoria e sucesso em suas trajetórias!

Com carinho, Jéssica Thaís Herrera.
1ª Prenda do Rio Grande do Sul 2018/19"

Depois de duas entrevistas aqui no blog como nossa representante Regional, eis que o sonho máximo se torna real: Estás hoje aqui no Blog Cantinho Gaúcho como Primeira Prenda do RS! 
Como é lindo ver o teu crescimento, amadurecimento e coragem.
Tu és muito merecedora, e tenho certeza que junto a ti e teus colegas de gestão, nossa juventude tradicionalista está em boas mãos.

Um carinhoso abraço, e todo o meu carinho.
Obrigada por ser quem és, e compartilhar um pouquinho da tua caminhada conosco. ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário