terça-feira, 5 de junho de 2018

3ª Prenda do Rio Grande do Sul - Tamara Trentini Rigo

E tem mais Prenda do Estado por aqui *-*

Vamos conhecer a trajetória de Tamara Trentini Rigo, que conquistou o encargo de 3ª Prenda do Rio Grande do Sul na última Ciranda Cultural de Prendas Estadual, e hoje nos representa com todo amor e carinho!


'Sonhos são assim...
Por vezes parecem distantes e inatingíveis,
por vezes parecem perto e palpáveis.
Porém, de longe ou perto, são sempre encantadores”

Saudações tradicionalistas!
Sou Tamara Trentini Rigo, filha de Genil Rigo e Ivanir Líbera Trentini Rigo, e atualmente a 3ª Prenda do Rio Grande do Sul. Tenho 18 anos e nasci no dia 05 de outubro de 1999, na cidade de Marau/RS. Sempre morei em Santo Antônio do Palma/RS e sou representante do CTG Pousada dos Tropeiros do mesmo município.

Cresci dentro de minha entidade, pois meus pais são sócios fundadores do CTG Pousada dos Tropeiros, mas ingressei efetivamente no tradicionalismo no ano de 2006, quando fui convidada para fazer parte da invernada pré-mirim. Já no ano seguinte, participei do II Concurso Interno de Prendas e Peões do CTG Pousada dos Tropeiros, e me tornei 2ª Prenda Pré-Mirim do CTG Pousada dos Tropeiros, gestão 2007/2008.




Em 2008, participei novamente e me tornei 1ª Prenda Mirim do CTG Pousada dos Tropeiros. Tinha apenas 09 anos, então eu e meus pais optamos por eu não participar da Ciranda regional em 2009. Mas em março desse mesmo ano, meu tio, que era o patrão do CTG, me incentivou a participar. Foi um período curto para a organização de relatório, para estudo e ensaios. Na ciranda regional, o resultado foi o 6º lugar. Voltei decepcionada com o resultado e ao mesmo tempo, com mais vontade de seguir esse caminho.

Em 2010 novamente fui a 1ª Prenda Mirim da entidade, e em 2011, com mais confiança e preparação, participei da ciranda regional, na qual minha classificação foi o 4º lugar. Em 2012 me tornei a 1ª Prenda Juvenil da entidade, e nessa época a minha vontade de ser uma representante regional e estadual já era enorme e notória, afinal, todo esse período foi de constante evolução e de aprendizado sobre a grandiosidade do nosso Movimento.

Em 2014 me senti mais preparada e com a certeza do que eu queria, e então optei por concorrer novamente. Com o título de 1ª Prenda Juvenil da entidade, gestão 2014/2015, participei da Ciranda Regional de Prendas. Após dois dias cansativos, vividos intensamente, mas ainda rodeada pela insegurança, ouvi o resultado dessa ciranda. Um dos momentos mais sonhados e mais felizes de minha vida. '... a cidade dessa prenda tem nome de Santo... 3ª Prenda Juvenil da 7ª Região Tradicionalista, gestão 2015/2016 é do CTG Pousada dos Tropeiros de Santo Antônio do Palma. A Prenda Tamara Trentini Rigo.' E foi assim que iniciou um dos mais lindos capítulos do livro dos meus sonhos.



Foi um ano mágico! O ano dos meus sonhos! Sempre tive muito apoio da gestão 2015/2016 da 7ª RT e de todos meus amigos e familiares, por isso, entreguei minha faixa regional em 2016 e no mesmo ano, com apenas 16 anos, me tornei a 1ª Prenda da entidade. A todo momento a indecisão estava comigo. Imaginava que este não seria meu momento de voltar a participar de uma ciranda. Ora decidia concorrer, ora decidia desistir. E foi em abril de 2017, durante o Entrevero Estadual de Peões, que depois de muita conversa com algumas pessoas, eu decidi concorrer. Resolvi me dar mais essa chance de tentar buscar um título estadual. Lembro que cheguei em casa, conversei com meus pais e eles tentaram me fazer entender que o tempo era curto, e que talvez o resultado não fosse o esperado, mas se isso era o que eu queria, eles iriam me apoiar. Solicitei ajuda de muitas pessoas que prontamente me auxiliaram.

O tempo passou rápido e chegou o dia de irmos para Carazinho. Eu não sabia o que podia acontecer, mas de qualquer forma eu estava feliz e realizada, pois era mais uma Ciranda na minha vida. Mais um momento mágico, marcante e cheio de amor!

E na divulgação dos resultados, ouvi meu nome ser chamado como a 1ª Prenda da 7ª Região Tradicionalista. Um sonho quase completo! Afinal, eu sabia que pela primeira vez um título na categoria adulta seria de minha entidade e cidade, e em 2018, Santo Antônio do Palma seria a sede da 49ª Ciranda Cultural de Prendas – fase regional.




Foco, sonho e apoio. Acredito que esse é o segredo para o êxito! Assim foi o período de preparo para a ciranda estadual. Por muito pouco, ou diria, graças ao apoio da família e dos amigos eu não desisti do meu sonho. Naquele 01 de março desse ano, um fato triste e lamentável quase mudou o rumo de minha vida, e eu só pensava em desistir do meu maior sonho, pois nada mais fazia sentido em minha vida. E foi por isso, que por um mês o sonho de ser prenda estadual havia sido abandonado. Mas em meio a tantas palavras de apoio, surgiu uma luz que me deu forças para decidir voltar a lutar pelo sonho que me acompanhava há 10 anos.

Eventos, pesquisas, aulas para a prova escrita, ensaios de declamação, de danças, de artística, da mostra folclórica, etc. Assim se resumiram os meses que antecederam a Ciranda. A incerteza me dominava, pois eu não sabia se em 2017 eu tinha feito a escolha certa quando optei por participar da ciranda regional.

Quando cheguei em Campo Bom eu já estava realizada! Os desejos de 'boa sorte', 'sucesso', 'estamos torcendo por ti', me deixaram grata e orgulhosa por todo o caminho que trilhei. Tudo aconteceu como eu sempre sonhei! A tranquilidade e a concentração sempre me acompanharam, mas eu sabia que precisava aproveitar o momento, e então eu fiz isso. Muitas vezes, entre as provas, parei, refleti sobre o sonho que eu estava vivendo. Realizava as provas, conversava com as pessoas, com a família, amigos, prendas que estavam participando da ciranda. Eu ri, sorri, vivi e aproveitei os dias 17, 18 e 19 de maio de 2018 e graças a isso, independente do resultado que eu iria ouvir já no dia 20 de maio, eu sabia que iria estar feliz e que eu ia poder dizer: Foi a Ciranda dos meus sonhos!




Receber o carinho de tantas pessoas (daquelas que sempre estiveram comigo e daquelas que eu não conhecia) principalmente quando encerrei minha participação na Ciranda, com as provas artística e oral, foi o que me deixou com sensação do dever cumprido.

'E os santos continuam nas cidades dessas prendas... A sua região, é ímpar... E eles já festejaram... Representando a 7ª Região Tradicionalista, CTG Pousada dos Tropeiros da cidade de Santo Antônio do Palma, a Prenda Tamara Trentini Rigo, 3ª Prenda do Rio Grande do Sul'. E assim fui anunciada como a 3ª PRENDA DO RIO GRANDE DO SUL, GESTÃO 2018/2019.

Após uns dias dessa conquista, ainda é difícil acreditar que tudo isso é realidade. Ainda parece um sonho, pois o caminho que eu e as demais prendas trilhamos para chegar até aqui foi árduo, mas válido.

Muitas pessoas me auxiliaram para construirmos os alicerces para chegarmos até o nosso sonho mais alto e mais difícil de alcançar. Minha eterna gratidão à todas as pessoas que estiveram ao meu lado: meus pais, toda minha família, amigos, professores entidade, município e região.

Agora é chegada a hora de representar toda essa juventude tradicionalista, ser exemplo e ser inspiração. Sempre buscando agir pensando no nosso tradicionalismo e em toda sociedade.

Por fim, agradeço a oportunidade do Blog Cantinho Gaúcho para poder contar um pouco de minha trajetória.
Contem sempre comigo!

Com carinho,
Tamara Trentini Rigo
3ª Prenda do Rio Grande do Sul, 2018/2019"

Tamara, que honra conhecer um pouquinho mais sobre as tuas conquistas!
Pude acompanhar todas meninas de pertinho durante várias etapas do concurso, assisti tua prova artística, e posso dizer com toda convicção que tu és muito merecedora! Foi lindo.

Tens todo o carisma e conhecimento que uma Prenda precisa para nos representar da melhor forma, e aposto que ao lado de tuas colegas de gestão, assim o farão.

Parabéns! E muito obrigada por dividir com a gente a tua trajetória de valor.
Um beijo ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário