segunda-feira, 11 de junho de 2018

3ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul - Tayline Alves Manganeli

Hoje está no blog a apresentação de mais uma de nossas representantes Estaduais *-*

Ela é Tayline Alves Manganeli, que conquistou a faixa de 3ª Prenda Juvenil do RS na cidade de Campo Bom, por ocasião da 48ª Ciranda Cultural de Prendas, e que pela segunda vez representa o Estado. 

De 2ª Prenda Mirim a 3ª Prenda Juvenil, a trajetória continuou sendo exemplar... e é isso que tu conferes agora aqui no Cantinho Gaúcho.


"Saudações tradicionalistas! Me chamo Tayline Alves Manganeli e orgulhosamente sou a 3ª Prenda Juvenil do RS. Gaúcha de coração e nascimento Deus me permitiu que nascesse na data mais especial para todos nós do Sul: o 20 de setembro e que carregasse no peito desde pequena o amor por este chão. Tenho 15 anos de idade, resido em São Francisco de Assis e curso atualmente o 2º ano do técnico em Manutenção e Suporte em Informática no IFF – Campus São Vicente do Sul.

Minha trajetória no meio tradicionalista iniciou cedo, tinha 2 anos e 10 meses quando dei meus primeiros passos de dança na Invernada Artística da entidade a qual pertenço até os dias de hoje e que embalou meus primeiros sonhos: O CTG Pedro Telles Tourem. Um mês depois do 'sucesso' desta mini prendinha que fazia 7 giros no maçanico ao invés de 4, ocorreu o concurso interno de chinoquinha, no qual participei e saí colocada como 1ª Chinoquinha. 

Desde 2005 até os dias atuais minha caminhada foi constante e contando brevemente das peripécias daquela menina que brilhava os olhinhos ao ver 'uma prenda de plaquinha'. Conto-lhes que meu primeiro regional foi com apenas 7 anos e para minha grande surpresa, fui agraciada com o título de 1ª Prenda Mirim da 10ª RT, mas apesar de ter conquistado o cargo não pude participar da fase Estadual da Ciranda devido a idade inferior que eu apresentava. 



Talvez esse tenha sido um dos fatos que me motivou a persistir para chegar um dia a realização do meu sonho que aumentava cada vez mais: ser uma daquelas benditas 'prendas de plaquinha'. Refiz toda a caminhada e em maio de 2014 lá estava eu, na acolhedora 'Estação dos Sonhos' – Santa Maria.

 Quem diria, que aquela menininha tão pequena que errava os giros do maçanico havia crescido e chegado à uma Ciranda Estadual... Por ser minha primeira participação considerava o título de difícil conquista mas como sonhadora que sempre fui, alimentava dentro de mim uma esperança. E ao ser anunciado que a 2ª Prenda Mirim do RS vinha da 10ª Região Tradicionalista meu peito encheu-se de alegria e de um misto de sentimentos maravilhosos que hoje, passado 4 anos, ainda não sei descrever com exatidão. 

Vivi um ano magnífico e quando vi esse ciclo se encerrar tive a convicção de que queria voltar os palcos das cirandas. E o tempo voou! Maio de 2018 chegou e eu sentia-me ainda aquela mesma menina que outrora ousou sonhar do mesmo sonho e agora, um pouco mais madura, enfrentava novos desafios na cidade das flores, Campo Bom.

Quando falo em desafios, refiro-me a todos os obstáculos que tive que transpor para chegar a Ciranda Estadual, desde a fase interna como prenda juvenil. Mas como acredito que somos movidos por nossa persistência e força de vontade, sabia que eu tinha que ir em busca, pois nada seria fácil. Por estudar em outra cidade e o dia inteiro, minha rotina tornava-se muito pesada e somando os ensaios da invernada e demais atividades no CTG sobrava pouco tempo para me dedicar à ciranda. 

Sou imensamente grata a todos que estiveram comigo em cada desafio, principalmente a minha família que foi essencial em cada passo dado. Foram muitas e muitas as noites de sono abdicadas para uma leitura, para um treino de poesia, para algumas dissertações. Mas lhes digo: nada foi em vão! Hoje ao olhar aquela faixa tão branquinha que tanto almejei ter, emociono-me e percebo que a 'ficha' ainda não caiu, pois, o mesmo misto de sentimentos que me dominara em 2014 novamente tomou conta de meu ser naquela fria madrugada de 20 de maio.



Sinto-me lisonjeada, feliz e orgulhosa em poder representar mais uma vez a mulher gaúcha como prenda estadual e agora compartilhando da mesma gestão, do mesmo sonho, com aquele que me acompanhara desde o seu nascimento em todos os meus passos, o meu irmão que fez desta prenda a irmã mais orgulhosa do mundo por conquistar o cargo de 2º Piá do RS. 

Para essa nova gestão que formamos eu desejo muita prosperidade, que consigamos agir como jovens protagonistas de uma tradição singular a qual defendemos já a anos e já faz parte da vida de cada um de nós. Que sejamos incansáveis na marcha do tradicionalismo e que possamos entender o real sentido do porquê estamos aqui: a defesa de nosso chão, daquilo que é nosso e que deve ser perpetuado no futuro, alicerçando os próximos 50 e 50 anos de MTG.

Atenciosamente,
Tayline Alves Manganeli,
3ª Prenda Juvenil do RS 2018/2019"

Tayline, muito obrigada por novamente estar aqui no Blog compartilhando a tua trajetória.
Teu caminho é de muita luz, tu és exemplo pra infinitas meninas que sonham com um título Estadual. Que o tradicionalismo possa contar eternamente contigo, uma prenda tão dedicada à nossa cultura. 

Parabéns por esta linda conquista.
Beijos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário