quarta-feira, 6 de junho de 2018

Do tradicionalismo para a vida - Por Nádia Strate

Ontem lancei na fanpage do Facebook que as matérias intituladas "Do tradicionalismo pra vida"  serão uma série aqui no blog! Vamos ter a participação de muuitas Prendas e Peões que marcaram época, que viveram gestões incríveis tanto no Estado, quanto Regiões e entidades... e que agora, após anos da experiência do prendado, nos contam aqui no Cantinho Gaúcho algumas lembranças especiais.

O post lá na fanpage (se tu ainda não segue, corre pra lá - Blog Cantinho Gaúcho) rendeu muuuitas sugestões de nomes... e pelo jeito a série vai render *-*

Hoje publico o texto de Nádia Strate, que foi 1ª Prenda da 24ª RT na gestão 2004/2005, e hoje é apresentadora do Jornal do Almoço, na RBS TV.



"A melhor lembrança que tenho foi do meu primeiro concurso de prendas. Tinha apenas 4 anos e resolvi me candidatar a Prenda Mirim do CTG Rincão das Coxilhas de Teutônia. Lembro bem que não sabia fazer nenhum tipo de artesanato, ai resolvi pintar um desenho, e também não tinha, por exemplo, habilidades para arrumar o cabelo, mas tinha vontade de aprender e de estar ali. 

A paciência dos avaliadores também chamou a minha atenção, entre eles, estava a Joice Trentini, que na época era Prenda Regional da 24ª RT. Ela me ensinou a colocar a flor no cabelo e junto com a Elizabeth Wessel - que também era Prenda Regional, me ensinaram a fazer o ponto cruz. 

Ao fim daquela etapa, acabei sendo eleita a Primeira Prenda Mirim do CTG e dali em diante, passei a me envolver cada vez mais com o movimento tradicionalista gaúcho e aos poucos a família toda passou a participar e compartilhar esse sentimento tão forte que é o amor pela tradição.

Percebo a influência do tradicionalismo gaúcho na minha vida até mesmo na minha profissão. Se hoje tenho coragem pra apresentar um jornal ao vivo na televisão é porque já encarava microfone e público com 5 anos na declamação. 

Depois disso, a interpretação e até mesmo a memorização dos versos facilitam a minha rotina. Além disso, uma vez tradicionalista, sempre tradicionalista. O amor nunca muda, não acaba, mas a rotina do trabalho me impede de estar envolvida no meio hoje. O que ameniza a saudade é acompanhar o Enart e de lá, conseguir equilibrar a cobertura jornalística e o amor pela tradição gaúcha."

Nádia, parabéns pela tua trajetória! Te desejo de coração cada vez mais sucesso.
Obrigada por compartilhar tua mensagem aqui no Cantinho, te admiro muito, e tu sabes disso.
E obrigada também pelo carinho de sempre! ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário