quinta-feira, 14 de junho de 2018

Fui entrevistada pelos meus seguidores do Instagram

Bom dia, bom diia!!!

Como volta e meia publico algumas entrevistas suuuper bacanas aqui no blog, pensei que seria interessante para os meus seguidores e leitores aqui do blog também conhecerem um pouco mais sobre a minha vida tradicionalista.

Sendo assim, pedi lá no Instagram (se tu ainda não me segues por lá, corre pra @carolina_bouvie) que meus seguidores fizessem perguntas sobre a minha trajetória no Movimento, na promessa de escolher dez destas perguntas pra responder em um post aqui *-*

Adorei a participação de todos!
Espero que vocês também gostem ;)


Com quantos anos começou teu interesse pela tradição gaúcha? @daraheloi
Meu berço é Santa Catarina, e vim morar no Rio Grande do Sul com onze anos. Filha de gaúchos, eles sempre fizeram questão que eu gostasse das tradições de nosso Estado, e assim sendo me levaram pra fazer um curso de Danças de Salão, junto de meu irmão. No início não quis muito, confesso (idade da "bobeira" rsrsrs), mas depois que iniciei não parei mais. Logo estava na invernada juvenil, concorrendo a prenda... eu tinha uns treze anos na época.

Teve quantos títulos conquistados? Quais são eles? @analuiza.tier
Em minha caminhada como Prenda de Faixa, fui por três vezes 1ª Prenda do CTG Querência do Arroio do Meio (2003/2004, 2004/2005 e 2008/2009), Mais Prendada Prenda da 24ª RT (2009), 1ª Prenda da 24ª RT (2009/2010), e 1ª Prenda do DTG General Canabarro (2012/2013). Obtive algumas conquistas também no Departamento Artístico, sendo campeã do Rodeio Artístico Regional nas Danças Tradicionais em 2012, 2015 e 2016.

Como tu te preparavas para os concursos? Ainda estudava (ensino médio ou superior) quando participou dos mesmos? Como conciliava? @gabidequadros
Sim, quando concorri a Prenda Regional e Estadual já estava na graduação. Fazia poucas cadeiras, e no semestre que antecedeu a Ciranda Estadual, tranquei tanto por falta de dinheiro pra conciliar a mensalidade da faculdade com os gastos da Ciranda, quanto para ter mais tempo de elaborar os projetos, participar de eventos e estudar. Pra conciliar é preciso muito foco, e como muito bem citou a Dona Gilda na Ciranda em Campo Bom, também acredito que o segredo é a Prenda querer, e querer muito. Aos pouquinhos vamos nos organizando e aprendendo a forma como lidamos melhor com os estudos e os ensaios... e é preciso abrir mão de muita coisa também. Mas no fim todo esforço vale a pena... e tanto faz se é com faixa nova ou não. Conhecimento nunca é demais!

1ª Prenda da 24ª RT - 2009/2010


40ª Ciranda Cultural de Prendas - Santa Maria/2010

Como tu estudou para concorrer na Ciranda Estadual? Tens alguma dica de estudo para as prendas que estão se preparando para concorrer na região? @gcschwalm
Tentei estudar o máximo de material da bibliografia, peguei livros em bibliotecas de universidades, na biblioteca pública do meu município e cidades vizinhas, e com amigos tradicionalistas. Pesquisei muito para a Mostra e optei por um assunto que já estivesse inserido no meu dia a dia. Ensaiei a artística, tentei organizar meu tempo de estudo, praticar redação, prova oral... na verdade não existe um segredo. Cada candidato deve perceber como lida melhor com os estudos, e na sua organização deve encontrar um tempo pra conciliar a preparação de todas as provas. Todas são importantes, e merecem muita atenção nos mínimos detalhes.

Como surgiu a ideia de criar o blog? @r_djuly
Em 2009, quando ainda era Prenda Regional, tinha muita dificuldade em encontrar os materiais de estudo indicados pelo MTG. A única maneira era comprando, mas os gastos já eram tantos que não havia condições. Resolvi criar o blog pra compartilhar materiais, divulgar alguns eventos, principalmente aqui na região, e acabou que aos poucos o Estado inteiro já estava conhecendo o Blog Cantinho Gaúcho. Com o tempo o conteúdo foi aumentando... entraram entrevistas, cobertura de alguns eventos, muuuita divulgação, e graças a Deus o crescimento só aumenta! Estou muito feliz, só tenho a agradecer pela receptividade de todo Rio Grande. Ano que vem estarei comemorando dez anos de Cantinho Gaúcho!

O que te fez amar o Rio Grande do Sul e a nossa cultura? @duanearend
Como citei anteriormente sou filha de gaúchos, entrei no CTG pra fazer um curso de danças e não saí mais. Com certeza o que mais me prendeu no Movimento estes anos todos foram as grandiosas amizades que fiz, e também o conhecimento que adquiri. O fato de sermos tradicionalistas ativos nos faz geradores de opinião, agentes da sociedade, e líderes em diversos aspectos, fazendo com que a nossa vida "fora" do tradicionalismo seja "pra frente". E se for pra falar do Rio Grande do Sul e o que me encanta nele, é melhor nem começar, senão não paro nunca mais de escrever. hahaha Mas resumindo, amo nossa história, me orgulho da nossa cultura, e sou grata por viver em um Estado tão lindo como o nosso.

ENART 2012 - Força A

ENART 2015 - Força B

Dançou durante muitos anos? Em qual CTG? @amandascalconbittencourt
Dancei de 2001 a 2016, foram 15 anos de muitas alegrias, conquistas e principalmente amizades que levo pra vida. Iniciei minha trajetória nos palcos das Danças Tradicionais no CTG Querência do Arroio do Meio, na categoria Juvenil, e nesta entidade permaneci por 10 anos. Quando, já na categoria adulta e com o sonho de dançar o ENART, percebi que o grupo estava limitado e que dificilmente chegaria a Santa Cruz do Sul, tomei a decisão de trocar de entidade. Fui em 2012 para o DTG General Canabarro, em Teutônia, onde meu namorado e vários amigos já dançavam, e no mesmo ano classificamos para a final, na Força A. Que momento único! Inesquecível! Que sonho!!! No ano de 2014 a entidade encerrou suas atividades, então em 2015 (eu e vários deste grupo de amigos, a maioria residente em Lajeado) resolvemos nos associar no CTG Tropilha Farrapa, entidade da nossa cidade, Lajeado. Ali dancei em 2015 e 2016, sendo duas finais do ENART, na Força B. Foi lindo, especial demais... mas como a aposentadoria chega pra todos um dia - rsrsrs -, resolvi que era hora de parar. No final de 2016 me despedi dos palcos com todo carinho e amor, levando comigo uma história que muito me orgulha.

Durante as tuas gestões como prenda, teve algum momento que pensou em desistir do Movimento organizado? Porque? @biancazabiela
Não, nunca. Por mais que as vezes não consigamos alcançar nossos objetivos, ou então nos decepcionamos com algumas pessoas ou atitudes, o amor pelo nosso Estado e cultura é sempre maior. Acredito que aos pouquinhos podemos conquistar nosso espaço, e fazer a nossa parte contra o que nos incomoda. Tenho meus ideais, meus valores, e eles, unidos a todo crescimento que tive como pessoa, sendo tradicionalista, nunca me fizeram desistir do Movimento.

O que tu pensas sobre o Movimento Tradicionalista Gaúcho fora do Estado do RS? Tens alguma noção do tamanho do trabalho dos MTG's dos outros Estados? @e_mmello
Tenho uma noção, mas bem pequena, confesso. Sei que existem inúmeras entidades em outros Estados e até países, mas nunca me ative muito a estudar e conhecer a fundo o trabalho destas entidades. Falha minha... ou talvez falha nossa, gaúchos que estão tão envoltos com o Movimento em nosso Estado e não percebem a grandiosidade do Movimento também fora dele.

Tens algum sonho que ainda pretende realizar no meio tradicionalista? @laufilter
Essa pergunta é bem difícil... já realizei grandes sonhos e sou eternamente feliz por isso. Mas acredito que hoje o que eu mais espero, de verdade, é que tenhamos um Movimento com mais amor e menos brigas de ego! Mais amizades sinceras e menos interesses, mais voluntariado e menos cobiça...

Noivo tradicionalista - dez anos de amor
48ª Ciranda Cultural de Prendas - Campo Bom/2018

Que momento!
Caroline Scariot - 2ª Prenda do Rio Grande do Sul 2017/2018
Jéssica Herrera - 1ª Prenda do Rio Grande do Sul 2018/2019
48ª Ciranda Cultural de Prendas - Campo Bom/2018

Como tu colaborou na preparação das nossas Estaduais, Carol e Jéssica? @nandazart
Já conhecia as meninas a alguns anos (em 2010, na Ciranda Regional em que fui anfitriã, elas concorreram na categoria Mirim e Juvenil *-*) mas foi no ano de 2014, durante a preparação da Jéssica para mais um Regional, que me aproximei mais. No ano de 2015 passei a integrar a mesma entidade que elas, e aí sim a amizade e o carinho se fortaleceram. Na verdade acredito que a minha colaboração sempre tenha sido mais psicológica, conversávamos MUITO, trocávamos ideias, e eu era aquela que xingava quando via uma delas em rede social na véspera do concurso... rsrs. De concreto o que fiz foi exigir que a entidade adquirisse toda a bibliografia indicada pelo MTG, na condição de eu aceitar ser Coordenadora do Dep. Cultural, na gestão 2015/2016 da entidade. Acho que deu resultado, né? Faço questão de citar que o mérito é todo delas (essas gurias são muito dedicadas!!!) e das famílias que sempre se envolveram dando todo o suporte a elas. Fiz 1% perto da imensidão que elas e suas famílias fizeram por estes dois títulos Estaduais que tanto nos orgulham.

Tem ideia de começar com um canal no youtube? @santossgio_
Por ora não. É necessário um bom investimento, e se é pra fazer, quero fazer bem feito. Teria que comprar iluminação, microfone (só tenho a câmera, que comprei na véspera do ENART ano passado, uma Canon T5) e também precisaria aprender a editar, ou contratar alguém. Tudo isso demanda grana e tempo que, infelizmente, não tenho no momento.

Inúmeras são as realizações e os momentos felizes que temos ao trilhar um caminho dentro do Movimento... Quando foi que atingiste maior pico de felicidade? Se tu pudesse voltar em alguns dos momentos que viveu, qual seria? Qual motivo te faz ir cada vez mais atrás de incentivos e inspirações para os apreciadores do teu blog? @beta_castilhos
Pra encerrar, vamos de muitas perguntas em uma só... :P
Realmente, muitas são as alegrias! É bem difícil escolher um momento só... Foi emocionante demaaais estar no palco da Força A, foi inesquecível estar em uma Ciranda Estadual como concorrente, e também como Madrinha, mas acredito que o pico de felicidade se deu com as conquistas da Carol e da Jéssica em âmbito Estadual. Incrível como realizar sonhos em outras pessoas possa ser tão emocionante! Foi surreal! Não contive as lágrimas, tremi, gritei... Mas se eu pudesse voltar em algum destes momentos e reviver, seria o ENART de 2012. Estar naquele palco é mágico! São 20 minutos de pura adrenalina e sorriso bobo... São meses de dedicação extrema, poucas horas de sono, visitas raras a amigos e família, mas que se resumem em um sonho inesquecível durante aqueles minutos no palco. E sobre o blog, o carinho que recebo todos os dias é tão grande que só posso retribuir mantendo o blog atualizado sempre com bons conteúdos! Essa é a finalidade dele, é pra isso que me dedico todos os dias.

Eu falei que seriam dez perguntas... mas foram treze. Sorry! haha
Adorei a participação de todos ♥
Muito obrigada!

Não selecionei todas perguntas pois daria um post enorme (como se este já não estivesse rsrs), mas prometo que se gostarem podemos fazer mais vezes!

Um ótimo restinho de semana... e até logo ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário