sexta-feira, 17 de agosto de 2018

O tema da semana é: Tropas, Tropeiros e Tropeirismo - Contribuição para a formação da identidade sul-rio-grandense

Bom dia, bom diiia!!!

Hoje estamos de volta com a série de publicações "Tema da Semana", onde durante dez sextas-feiras traremos ao blog ideias para a construção de pensamentos a cerca de diferentes temas que podem cair em sorteios de prova oral!

Fiquem ligadinhos por aqui!!!
Os assuntos serão de suma importância tanto para quem está se preparando para os concursos culturais, quanto para quem pretende estudar mais a nossa cultura e aumentar seus conhecimentos enquanto tradicionalista.

Os temas abordados, um por semana, serão escritos por ninguém menos que as Prendas Adultas do Rio Grande do Sul, Jéssica, Ana Maria e Tamara. Melhor ajuda impossível, né? Estou muito bem assessorada... sorte de vocês! hehe

Agora pega o papel e a caneta, e bora estudar!


Para darmos o pontapé inicial, vamos falar sobre Tema da Semana Farroupilha 2018:
“Tropas, Tropeiros e Tropeirismo - Contribuição para a formação da identidade sul-rio-grandense”!


"O tropeirismo é a ideia central do tema para os Festejos Farroupilhas 2018 que tem como um de seus objetivos reverenciar a figura humana do tropeiro, valorizando suas contribuições e sua importância para a nossa história e para a nossa formação social e cultural.

Ao explanar sobre essa temática é importante destacar a história dos Festejos Farroupilhas, a importância dessa comemoração e da escolha de um tema anualmente a ser trabalhado.

Ao apresentar o tema 'Tropas, tropeiros e tropeirismo: contribuição para a formação da identidade sul-rio-grandense' é preciso situar os ouvintes historicamente. Nessa situação pode ser abordada a questão da introdução do gado, da Vacaria do Mar, da Vacaria dos Pinhais. É importante destacar a importância do tropeirismo economicamente não somente para o Rio Grande do Sul, mas para o Brasil, uma vez que foi através dos tropeiros a integração do sul com o centro do país. 

Além disso, também é válida a explanação sobre os cinco grandes caminhos percorridos pelos tropeiros, os quais originaram diversas cidades em nosso estado. No aspecto da formação de nossa identidade é significativo falar sobre os usos e costumes dos tropeiros, sobre a indumentária, a culinária, as danças e os aspectos imateriais (crenças, vocabulário, imaginário) que tangem o assunto.
 
Caso tenha informações é possível falar sobre o tropeirismo regional, dando destaque a aspectos e histórias da sua região, pois será um diferencial e agregará conteúdo e conhecimento a sua prova oral.

O tema dos Festejos Farroupilhas deste ano é extenso, possui conteúdo e é inédito, pois não vinha sendo trabalhado com tanta intensidade; logo, há muita informação e curiosidades a ser pesquisada e explanada. 

Para finalizar, pode-se explanar sobre a importância desse tema para nosso cenário atual, tanto para a sociedade quanto para o Movimento Tradicionalista Gaúcho. Deixe (sempre) claro a sua opinião acerca do assunto, pois transparece segurança e conhecimento.

Prendas Adultas do Rio Grande do Sul 2018/2019."

Nenhum comentário:

Postar um comentário