sexta-feira, 28 de setembro de 2018

O tema da semana é: Os Meios de Comunicação no Tradicionalismo Gaúcho

Bom dia, bom dia!
Sexta-feira anima qualquer um, né?

Mas o motivo principal da nossa alegria em sextas é que temos "Tema da Semana", pra embalar os estudos de vocês!!! Leia com atenção e anote tudinho. Conhecimento NUNCA é demais!!!

Hoje vamos falar sobre Os Meios de Comunicação no Tradicionalismo Gaúcho.

Vamos conferir?


"Os meios de comunicação são variados, conseguindo levar informações de uma região a outra com grande facilidade.

Um dos mais importantes meios de comunicação no tradicionalismo é o Jornal Eco da Tradição, que leva aos tradicionalistas de todas as regiões do nosso Estado os assuntos e acontecimentos da cultura local, regional e estadual, bem como entrevistas com personalidades importantes e ideias de projetos para realizar dentro das entidades. Temos como exemplo o Caderno Piá, que trás em seu conteúdo conhecimento e curiosidades sobre os temas mais variados, dentre eles geografia, folclore, usos e costumes, pilchas e história do Rio Grande do Sul. Em períodos festivos como a Semana Farroupilha ou festa juninas trás em seu currículo matérias sobre estas datas importantes para a cultura. Também é válido dizer que o Jornal Eco da Tradição não fica somente nas folhas impressas em forma de folheto, mas que aliado as mudanças e evolução da tecnologia expandiu para as redes sociais e a internet, incentivando campanhas em prol da cultura.

Campanhas como o #VemProMate mostram que ações através de redes sociais fortalecem a cultura local, com objetivo de divulgar nossa Cultura não só àqueles que participam ativos do movimento e moram no Rio Grande do Sul, mas também em estados vizinhos e gaúchos que moram em outros países. Um dos dos objetivos do #VemProMate seria unir as diferentes gerações e regiões através das redes sociais, que quando usados em prol de situações idôneas, tornam-se grandes aliados.

No facebook por exemplo, encontramos inúmeras páginas sobre a divulgação de eventos, vídeos... Os blogs e páginas como o Cantinho Gaúcho fazem uma 'propaganda' de como a nossa cultura tem origem, e através de documentos temos acesso a um repleto e diversificado material de estudo para os concursos de prendas e peões.

Os jornais locais são outros meios de comunicação que auxiliam no tradicionalismo. O jornal local ou regional está disposto a publicar convites para bailes, eventos culturais, notícias sobre projetos que foram e serão realizados, programação de concursos e rodeios artísticos, ou seja, fazendo um convite a comunidade local a participar do tradicionalismo.

Os meios de comunicação não auxiliam apenas na divulgação da nossa Cultura, mas fazem expandir o conhecimento através do compartilhamento de ideias, trabalhos e de experiências, fazendo a união entre os tradicionalistas, fortalecendo os laços de amizade, conhecendo novas pessoas e regiões, sendo uma ferramenta para o CTG, a Região ou o MTG repassar através das mais diferentes gerações a força da cultura do Rio Grande do Sul.

Com carinho, Prendas do Rio Grande do Sul 2018/2019."

Muito obrigada Jéssica, Ana e Tamara pela contribuição!
Semana que vem tem mais *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário