quinta-feira, 21 de março de 2019

Circuito Cultural Lajeado começou nova etapa nesta quarta-feira


A partir desta quarta-feira (20/3), o Circuito Cultural deu início à execução de sua terceira etapa de atividades para a comunidade lajeadense. Agora, o projeto passa a contar com a participação do Piquete Morro Santo, uma das três entidades com propostas vencedoras no edital, e que oferecerá ações de valorização do tradicionalismo nas escolas municipais.

A atividade proposta pelo Piquete Morro Santo se chama "Dança Gaúcha de Salão como Parte do Processo de Ensino Aprendizagem da Cultura Gaúcha" e tem como objetivo fortalecer a cultura gaúcha nas escolas municipais, reunindo alunos, pais, professores e toda a comunidade para saber mais sobre danças tradicionais.

O projeto acontecerá nas 18 Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado. As mesmas atividades serão executadas para turmas de alunos dos turnos da manhã e tarde de cada escola.

A ação iniciará com uma palestra para contextualizar a história da dança do Rio Grande do Sul. Após, haverá uma breve explanação sobre a indumentária atual e um workshop de nó de lenço. Para finalizar as atividades na escola, os alunos assistirão uma apresentação de ritmos de danças, que serão ensinados em uma outra etapa do projeto, o curso de dança gaúcha de salão. Cada escola participante deverá participar do curso com no mínimo 4 pares: um casal de alunos, um casal do CPM, um casal de professores e um casal da comunidade.

O curso de dança será gratuito e aberto à comunidade. O início está previsto para o dia 26/06 e acontecerá toda as sexta-feiras, das 19h às 21h, nas dependências do Centro de Tradições Gaúcha (CTG) Tropilha Farrapa de Lajeado (rua Fábio Brito de Azambuja, nº245, bairro São Cristóvão). Para participar, os munícipes devem realizar inscrição nas escolas participantes do projeto. O encerramento do curso está previsto para o dia 28/06.

A primeira escola a receber o projeto do Piquete Morro Santo será a EMEF Campestre.

Sobre o Circuito Cultural

O Circuito Cultural tem como objetivo levar programação e atividades culturais aos bairros da cidade para facilitar o acesso das pessoas que residem longe do centro da cidade.

O projeto Circuito Cultural, da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), conta com financiamento do Governo do Estado do Rio de Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer/ Pró-cultura RS – Fundo de Apoio a Cultura (FAC).

O prazo de execução das propostas vencedoras iniciou em 1º/10/18 e se estenderá até 28/06/19.

Das três propostas vencedoras, duas já estão em execução´: os projetos “Arte Por Toda Parte”, desenvolvido pela Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje), e “Contando as Histórias e Estórias do Município de Lajeado”, desenvolvido pelo Centro de Cultura Alemã de Lajeado. Agora, com o início da terceira proposta, o projeto ficará completo.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário