quinta-feira, 7 de março de 2019

É necessário prezar pelo bom tradicionalismo nas categorias de base

Na última semana o Movimento Tradicionalista Gaúcho anunciou que realizará, já no mês de junho, a 1ª edição do ENART nas categorias Pré-Mirim (esta sem avaliação), Mirim e Juvenil.

O evento será realizado em Soledade, 14ª Região Tradicionalista, com promoção do MTG, realização da Fundação Cultural Gaúcha e apoio da Prefeitura Municipal de Soledade e 14ª RT.

De acordo com o Presidente do MTG, Nairo Callegaro, a iniciativa atende aos anseios de Patrões, pais e familiares... e o objeto é resgatar a simplicidade, naturalidade e ingenuidade do "ser criança", e também fortalecer as famílias no meio tradicionalista.

O discurso é bonito, concordo.
E espero que, de verdade, sejam estes os reais valores envolvidos na competição.

Já fazem alguns anos que me pergunto o verdadeiro sentido do tradicionalismo pra alguns dançarinos que sequer sabem quem foram Barbosa Lessa e Paixão Cortes, mesmo sabendo de cór cada uma das 25 músicas descritas por eles.

Me pergunto o quão TRADICIONALISTAS são as pessoas que contam os segundos pelo ENART mas esquecem que no final de semana tem fandango na entidade, evento do departamento cultural e/ou jovem, seminários, cursos de dança...

Sim, já dancei ENART, amo ENART e também conto os dias esperando por ele, mas a minha bagagem tradicionalista vai MUITO além, e o meu amor pelo tradicionalismo também.

Faço este texto na intensão de apelar a estes pais, que colocaram seus filhos em um CTG, que transmitam a eles o real sentido do tradicionalismo gaúcho... que prezem sempre pelo bom tradicionalismo, pela cultura, pelo estudar, conhecer.

Que, assim como o Presidente Nairo colocou, cuidem das exigências físico/mental destas crianças e adolescentes permitindo-lhes vivenciar a nossa cultura de maneira sadia, promovendo a inclusão e fortalecendo os laços de amizade e familiar que o nosso Movimento tanto necessita.

É preciso zelar pelo bom tradicionalismo na intenção de não deixar que ele se resuma a troféus, disputas... rodeios, competições... brigas de ego... evitando também "toda e qualquer manifestação individual ou coletiva, movida por interesses subterrâneos de natureza política, religiosa ou financeira".

É preciso zelar pelo bom tradicionalismo inclusive e principalmente nas categorias de base.

Bons exemplos podem transformar vidas, boas pessoas podem melhorar circunstâncias, bons sentimentos podem salvar o mundo ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário