quarta-feira, 5 de junho de 2019

Dicas na preparação da prova oral para Cirandas e Entreveros

Bom dia, bom dia!

Vamos de dicas por aqui?
Estão se aproximando as fases regionais da Ciranda Cultural de Prendas e do Entrevero Cultural de Peões, e uma das provas mais temidas é a Prova Oral.


Recebo muitos questionamentos sobre possíveis assuntos, muita gente procura dicas de como se preparar melhor pra prova, afinal nestes minutos entre sorteio x apresentação, normalmente o nervosismo e a ansiedade acabam atrapalhando um pouquinho a concentração... então a primeira dica é: Se preparem! Estudem muito!

É importante ter me mente que a prova oral nada mais é do que um teste pra ver como estão teus conhecimentos a cerca de assuntos gerais relacionados ao Movimento e a sociedade... é fácil assistir concursos anteriores e se deparar com falas sobre homofobia, racismo, liberdade de expressão, redes sociais... e aqui já vai a primeira dica: se queres ter uma ideia de quais assuntos saíram nos últimos concursos estaduais/regionais, pesquise, converse com concorrentes, assista os vídeos disponíveis na internet. Já é um bom começo.

Outra dica infalível é: NÃO DECORE!
Jamais será "bonito" assistir uma prova oral decorada, muito menos quando esta parte decorada não está relacionada ao assunto sorteado e somente foi colocada ali para "encher linguiça". Isso se chama vergonha alheia!

Seja de verdade. Seja sincero com suas ideias, com seus pensamentos e opiniões. Não fuja do tema. Uma prova oral curta e objetiva é melhor que uma prova longa e cheia de ligações que não te levam a lugar nenhum.

Esteja ciente dos acontecimentos do Movimento, eventos, projetos, temas... seja uma pessoa atualizada! Nesta questão, muito te ajuda o site do MTG, e principalmente do Eco da Tradição. Ah, também não podemos esquecer do Blog Cantinho Gaúcho, que foi inclusive fonte do tema da redação da 49ª Ciranda Estadual de Prendas.

E falando em redação, porque não treinar as duas coisas ao mesmo tempo?
Vários dos possíveis temas para ambas as provas são os mesmos...
Então por alguns momentos deixe teus livros, resumos e anotações de lado, e escreva textos sobre os mais diferentes temas. Assim tu vais estar usando somente teus conhecimentos prévios, e posteriormente podes montar uma pastinha com estes textos, que vai te auxiliar (e muito!!!) no momento do sorteio do tema da prova oral.

Por fim, repito o dito no início: ESTUDEM MUITO.
Só fala bem, quem escreve e lê bem!
Então enfiem a cara nos livros, artigos, notícias, matérias... troquem ideias com pessoas experientes, peçam dicas para as Prendas e Peões Estaduais e Regionais (eles estão nos representando pra isso também!) e tentem, na medida do possível, ficarem tranquilos no momento da prova. Quanto mais preparados estiverem, mais tranquilo vai ser. O desespero de não ter estudado, e o medo de ter que falar sobre algo que não domina, é sim desesperador e pode prejudicar bastante. Então ESTUDEM MUITO!!!

Não existe receita para o sucesso, nem sorte.
Existe dedicação!

Espero que tenham gostado das dicas!
Um beijo, e até mais! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário