sexta-feira, 7 de junho de 2019

Para Estudar - Questões de Prova - Parte 36


PROVA ESCRITA 49ª CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS
CATEGORIA ADULTA – FASE ESTADUAL

1ª PARTE: GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL

01. O Rio Grande do Sul é um estado relativamente bem servido por transportes, pois tem numerosas vias que percorrem as diferentes regiões do seu território. Quando falamos sobre transporte no Rio Grande do Sul é correto afirmar:
1 - O Estado dispõe de uma grande hidrovia, formada pelo Rio Jacuí, pelo Lago Guaíba, pela Laguna dos Patos e por um trecho navegável do Rio Taquari.
2 - Caxias do Sul possui um movimentado aeroporto de nível nacional. As principais cidades do interior dispõem de aeroportos para pequenas aeronaves, como Pelotas, Passo Fundo e Santo Ângelo. Santa Maria tem uma importante base e aeroporto militar.
3 - Para atender às necessidades da função portuária foi construído um super-porto em Rio Grande, no qual se destacam diversos terminais especializados: trigo e soja; de contêineres; de líquidos a granel, etc.
4 - O transporte ferroviário começou a ser estabelecido no Rio Grande do Sul no fim do século XIX, desempenhando um papel importantíssimo no crescimento da economia Estadual até as primeiras décadas do século XX.
5 - O transporte rodoviário é o mais utilizado. As maiores estradas do Estado foram construídas pelo governo federal, principalmente nos anos 1970.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
a - 1, 2, 3, 4 e 5
b - 3, 4 e 5
c - 1, 2, 3 e 5
d - 1, 2 e 4

02. Devido a influência do relevo, os rios do território rio-grandense correm em duas direções. Utilizando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas, assinale sobre a Hidrografia do Rio Grande do Sul:
1 - ( ) A Bacia do Uruguai é formada pelo Rio Uruguai e seus afluentes. Destacam-se os rios Passo Fundo, Ijuí e Ibicuí.
2 - ( ) O Rio Jacuí enquanto um rio de planalto tem suas águas aproveitadas pelas hidroelétricas de Itá e Machadinho.
3 - ( ) O Rio Jacuí deságua no lago Guaíba, onde três outros rios também despejam suas águas: o Rio Caí, o Rio dos Sinos e o Rio Piratini.
4 - ( ) A Bacia Atlântica é um conjunto de bacias hidrográficas que têm em comum o fato de suas águas correrem em direção ao Atlântico.
5 - ( ) O Rio Uruguai é uma via permanentemente navegável.

Está correta a sequência:
a - V - V - F - V - F
b - F - F - V - F - V
c - V - F - F - V - F
d - V - F - F - V - V

03. Sobre a Depressão Central é correto afirmar:
1 - Formada por terrenos de baixa altitude.
2 - Formada por rochas sedimentares antigas, nas quais são encontrados o calcário, o xisto e o principal recurso mineral do Rio Grande do Sul, o carvão mineral.
3 - Se estende do leste a noroeste, beirados por terras baixas não passando de 400 metros de altitude.
4 - Formada pelos vales dos Rios Taquari, Prado, Sinos e Guaíba.
5 - Os municípios de Porto Alegre, Santa Maria, Dom Pedrito, Canguçu, Santa Rosa estão na Depressão Central.

Assinale a alternativa onde se encontram as afirmações corretas:
a - 1 - 2 - 4
b - 3 - 4 - 5
c - 1 - 3 - 4
d - 2 - 4 - 5

04. É um tipo de vegetação que cobre desde o norte até o sul do país na costa litorânea. É uma floresta bem desenvolvida, densa e fechada, formada por árvores de grande porte, com copas largas e densas. A flor símbolo do Rio Grande do Sul é uma espécie tipo dessa vegetação. Estamos nos referindo a:
a - Mata de Araucária
b - Campos
c - Mata Atlântica
d - Vegetação Litorânea

05. Existem dois tipos de reservas ecológicas, um dos tipos são as unidades de proteção (que proíbem a exploração dos seus recursos). Entre estas, podemos citar:
A - O Parque Nacional dos Aparados da Serra
B - A Estação Ecológica do Taim
C - O Parque Estadual de Itapuã
D - A Floresta Nacional de São Francisco de Paula

Assinale a opção que contém apenas as afirmativas corretas:
a - A - C - D
b - B - C - D
c - A - B - C
d - A - B - D

06. Sesmarias eram lotes de terras doados pela Coroa Portuguesa. Essas terras eram doadas a homens de posses e se transformaram em fazendas de criação de gado cavalar, vacum e muar. A primeira sesmaria foi doada em 1732 a ___________________ nos campos de Viamão na praia das Conchas junto ao rio ______________________.

Assinale a opção que completa as lacunas de forma correta:
a - Manoel Gonçalves Ribeiro - Rio Mampituba
b - Antonio Vilela - Rio Gravataí
c - Manoel Gonçalves Ribeiro - Rio Tramandaí
d - Cristóvão Pereira de Abreu - Rio Tramandaí

07. Quando se fala em em Sete Povos, embasando-se na obra do escritor Moacyr Flores, História do Rio Grande do Sul:
I - A grande mudança na vida indígena foi o estabelecimento do trabalho metódico, mas para que não houvesse rebeliões algumas práticas como poligamia e canibalismo foram permitidas.
II - Por falta de homens brancos disponíveis para deter o avanço luso-brasileiro pelo litoral sul, o governo imperial concedeu aos missionários da Companhia de Jesus, licença para a fundação de povos com índios cristãos que assim se tornavam súditos do Rei da Espanha.
III - O Guarani deixou de ser falado na área rural rio-grandense em fins do século XIX, provocando uma ruptura cultural e marcando a decadência das reduções.
IV - O uso do chimarrão combateu a embriaguez. Os missionários também permitiram o uso do fumo, que deixou de fazer parte do ritual indígena.

Agora assinale as alternativas INCORRETAS:
a - II - III - IV
b - I - III
c - I - II - III
d - II - IV

08. O objetivo principal da Revolução Farroupilha foi a luta pelos princípios liberais contra o autoritarismo e centralização do governo. Sobre a mais longa revolta civil do Brasil é correto afirmar que:
I - A segunda fase do movimento farroupilha está caracterizada pela deposição do presidente Braga, por vários combates e pela atuação da "esquadrilha naval" liberal.
II - Após a proclamação da República Rio-Grandense houve a necessidade de se ter presidente, ministros, coletorias, serviços de correios, exército, leis próprias.
III - Os lanchões Seival e Farroupilha foram levados por terra desde o rio Capivari até o Tramandaí.
IV - Em 1844, Bento Gonçalves exonerou-se da presidência da república e se recolheu a sua estância, foi excluído das conversações de paz com o barão de Caxias, pois exigia a federação e a liberdade dos escravos.

Agora escolha a alternativa correta:
a - Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas
b - Somente as afirmativas II e IV estão corretas
c - Somente a afirmativa IV está correta
d - Todas as alternativas estão corretas

09. Sobre a Revolução de 1923, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
I - Também conhecida por "Revolta Assisista" teve causas e origens em questões politico-ideológicas.
II - Joaquim Francisco de Assis Brasil foi escolhido para ser candidato na disputa eleitoral de 1922 contra Borges de Medeiros que concorria a seu terceiro mandato.
III - As primeiras colunas rebeldes a surgirem depois do dia 25 de janeiro de 1923 foram na região de Palmeira das Missões: Leonel Rocha, no Planalto do Nordeste: Felipe Portinho, na Fronteira do Sudoeste: Honório Lemes, no Centro-Sul: Estácio Azambuja, e no Sul: Zeca Netto.
IV - Foram condições para pacificação: proibição da reeleição do Presidente do Estado e dos intendentes municipais; eleição do Vice-Presidente; revisão da Constituição Castilhista de 1891; anistia dos revoltosos.
V - O Pacto de Pedras Altas não encerrou o período de influência direta das ideias de Julio de Castilhos na administração do Estado.

Marque a sequência correta:
a - V - V - F - F - V
b - F - F - V - V - F
c - V - F - V - F - F
d - V - F - V - V - F

10. A colonização dirigida modificou o sistema de posse e de exploração da terra, aumentando a densidade demográfica através do aglomerado de minifúndios. Estas modificações ocorreram com a chegada dos:
a - Imigrantes Açorianos - 1752
b - Imigrantes Italianos - 1875
c - Imigrantes Portugueses - 1736
d - Imigrantes Alemães - 1824

11. Considerada uma das mais sangrentas revoltas no solo gaúcho, a Revolução Federalista apresentou como algumas de suas consequências as seguintes afirmações:
1 - Durou 31 meses e deixou um saldo de 10 a 12 mil mortos numa população de quase um milhão de habitantes.
2 - Gerou ódio entre famílias e oligarquias políticas, fortalecendo a centralização do poder em mão do partido Federalista.
3 - Criou heróis militares, que se transformaram em chefes políticos regionais.
4 - As lutas prejudicaram o norte do Estado por causa das pilhagens do gado, mas desenvolveu o comércio na zona do litoral com a venda de mantimentos.

Analise as afirmações acima e identifique as INCORRETAS:
a - Todas as afirmativas estão incorretas
b - Somente as afirmativas 1, 3 e 4 estão incorretas
c - Somente as afirmativas 2 e 4 estão incorretas
d - Somente as afirmativas 2, 3 e 4 estão incorretas

12. Sobre a cultura Guarani, analise as afirmativas a seguir:
A - O puxirum ou mutirão era o trabalho em grupo para ajudar na construção da roça ou de uma casa. O beneficiado pagava os ajudantes com bebida alcoólica.
B - Não batiam, não gritavam, apenas castigavam seus filhos. Acreditavam que um banho frio pela manhã prolongava a vida.
C - Coletavam erva-mate e frutos de plantas nativas. A caça era comunitária.
D - Quando chegava um hóspede na aldeia guarani, as mulheres praticavam a saudação lacrimosa: choravam baixinho e não cumprimentavam o visitante.

Agora assinale a opção que contém apenas as alternativas INCORRETAS:
a - A - D
b - C - D
c - A - B
d - B - C

13. A Campanha da _______________ foi uma revolta civil e militar da história política brasileira que ocorreu no Rio Grande do Sul. Este movimento teve como líder _____________ que queria garantir a posse do Vice-Presidente da República _______________, após a renuncia do Presidente ______________.

Assinale a opção que melhor completa as lacunas respectivamente:
a - Legalidade - João Goulart - Leonel Brizola - Jânio Quadros
b - Justiça - Leonel Brizola - João Goulart - Jânio Quadros
c - Legalidade - Leonel Brizola - João Goulart - Jânio Quadros
d - Justiça - Jânio Quadros - Leonel Brizola - João Goulart

14. Líder inconteste do movimento chamado Paternon Literário, também publicou crônicas, escreveu a novela O Vaqueano, a novela O Crioulo do Pastorejo e fez pesquisas de folclore. Estamos falando de:
a - João Simões Lopes Neto 
b - João Cezimbra Jaques
c - Apolinário Porto Alegre
d - Aurélio Porto

15. O "Exército Libertador", criado em 1851, foi o agrupamento de força, 28.000 homens, mais numeroso até então reunido na América do Sul, onde estavam nas mesmas fileiras caramurus e farroupilhas. Este "exército" atuou na:
a - Guerra do Paraguai
b - Guerra da Cisplatina
c - Guerra contra Rosas
d - Guerra Guaranítica

3ª PARTE: TRADIÇÃO, TRADICIONALISMO E FOLCLORE

16. Segundo Barbosa Lessa em sua obra História do Chimarrão, quando alguém diz "Ele se encheu de erva", tal dizer significa:
a - O que tem que acontecer, aconteceu
b - Ele ganhou muito dinheiro
c - Está no último grau de pobreza
d - Está atras de namorado

17. É vedado ao MTG:
a - Vincular-se a qualquer atividade político-partidária ou religiosa
b - Deixar de distribuir, sob qualquer forma ou pretexto, lucros ou bonificações entre os dirigentes e filiados
c - Participar de cultos ecumênicos ou outros atos religiosos despidos de qualquer caráter sectário
d - Participar de atos religiosos em memória de pessoas falecidas

18. Sobre a Convenção Tradicionalista, assinale a alternativa correta:
a -  Pode extinguir o MTG
b - A mesa diretora dos trabalhos da Convenção Tradicionalista é constituída pelo Presidente, Vice-presidentes e Secretário Geral do MTG, cada um deles no exercício de suas respectivas funções
c - Pode alterar os regulamentos e a Carta de Princípios do MTG
d - No impedimento do Secretário Geral, deverá substituí-lo o Vice-Presidente de Administração e Finanças

19. Quando se fala sobre a participação dos negros na história e na cultura do Rio Grande do Sul, erroneamente a primeira associação feita é com o período da escravidão, o qual os negros ultrapassaram dolorosamente. Por isso, é sempre importante lembrar que o povo negro nos deixou muitas contribuições culturais. "Dançantes" e "Tripulação" são elementos integrantes do folguedo trazido pelos negros, conhecido como:
a - Ensaio de Promessa de Quicumbi 
b - Congadas
c - Terno de Santo Antônio
d - Ternos de Santos

20. Na literatura regional citamos importantes obras publicadas, entre as quais: Boi das Aspas de Ouro, Não te assusta Zacarias, Nova História do Brasil e Nativismo: um fenômeno social, todas de autoria de:
a - João Simões Lopes Neto
b - João Cezimbra Jaques
c - Érico Veríssimo
d - Luiz Carlos Barbosa Lessa

21. No vocabulário gaúcho encontramos frases como "Fez das tripas, coração" que tem o mesmo significado de:
a - Ficou de sobreaviso
b - Ficou sem recurso
c - Não aguentou o desaforo
d - Esforçou-se demasiado

22. Por informação de Câmara Cascudo, a mais antiga referência à presença deste folguedo no Brasil. Tem como personagens o "doutor", "pajé". Este folguedo acontece no Rio Grande do Sul durante o Ciclo Natalino e Carnaval. Estamos falando do folguedo:
a - Cavalhadas
b - Bumba-meu-boi
c - Homens de Cara Tisnada
d - Terno de Atiradores

23. - Olha a banana, o abacaxi
- Aproveita, minha gente!
Aproveita e não demora,
A laranja ta se acabando
E o caminhão vai se embora!

A linguagem popular acima é:
a - Trava-língua
b - Alcunhas grupais
c - Pregão
d - Refrão

24. __________________ é a arte de colocar em movimento as peças de uma tradição. É basicamente, um Movimento. Com base no livro ABC do Tradicionalismo, de Salvador Ferrando Lamberty, qual palavra preenche corretamente a lacuna?
a - Regionalismo
b - Cultura
c - Folclore
d - Tradicionalismo

25. "(...) e naquela noite mesmo fabricamos uma tocha farrapa. Não tinha ela um acabamento harmonioso, nem o brilho de um metal. Era uma peça rústica e nem podia ser de outra maneira, pois como estudantes-operários não dispúnhamos de recursos monetários para pagar a alguém, para fabricar um archote com maior requinte, embora o ato assim merecesse."
O trecho citado acima, retirado do livro "Origem da Semana Farroupilha: Primórdios do Movimento Tradicionalista" de João Carlos Paixão Cortes, se refere aos jovens de 47, os quais, com simplicidade, deram início ao nosso Movimento. Quanto a estes, em qual alternativa podemos afirmar que ambos não faziam parte do "Grupo dos Oito":
a - Barbosa Lessa e Orlando Jorge Degrazia
b - Ciro Dias da Costa e Glaucus Saraiva
c - Manoelito de Ornelas e Barbosa Lessa
d - Antônio João de Sá Siqueira e Manoelito de Ornelas

26. Os costumes de benzer objetos da lavoura e das primícias não impediu a existência de rezadeiras, benzedeiras e blasfêmias em desafio aos santos. Estamos falando da contribuição cultural legada pelos:
a - Italianos
b - Poloneses
c - Alemães
d - Portugueses

27. No Rio Grande do Sul, durante as festas juninas, são homenageados os Santos do Ciclo, entre os quais um que é considerado protetor das coisas perdidas. Tinha uma força irresistível com a palavra e um grande poder de pregação. Estamos nos referindo a:
a - São Paulo
b - Santo Antônio
c - São João Batista
d - São Pedro

28. Vestir crianças de anjo; moça vestida de noiva; ou com roupas de santos; colocar vela na mão de agonizante. São características de que rito?
a - Ex-votos
b - Coberta d'alma
c - Promessa
d - Mortalha

29. Prato de origem açoriana, constituído de um caldo, leva muitos vegetais, linguiça ou peixe ou carne, uma parte de pirão, ovos duros derramados diretamente no caldo. Estamos falando de:
a - Sôrda
b - Cadela-oveira
c - Engasga-gato
d - Pucheiro

30. Este evento surgiu na cidade de Passo Fundo em 1992, onde ocorreram também suas três seguintes edições, mas somente foi oficializado quando do 46º Congresso Tradicionalista na cidade de São Gabriel onde também foi aprovado o tema anual "2001 - reafirmando o valor e o sentido do tradicionalismo". Estamos nos referindo a:
a - Fegadan
b - Aberto de esportes
c - Fecars
d - Tchêncontro da Juventude Gaúcha

Gabarito:
1 - a, 2 - c, 3 - a, 4 - c, 5 - c, 6 - c, 7 - b, 8 - a, 9 - d, 10 - d, 11 - c, 12 - b, 13 - c, 14 - c, 15 - c, 16 - b, 17 - a, 18 - b, 19 - b, 20 - d, 21 - d, 22 - b, 23 - c, 24 - d, 25 - c, 26 - a, 27 - b, 28 - d, 29 - a, 30 - d.

Ps.: quaisquer possíveis erros na digitação ou no gabarito são de responsabilidade do blog. Favor avisar para que possamos corrigir sem prejudicar o estudo de ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário