quarta-feira, 17 de março de 2010

Desistir? Jamais!

"Ser gaúcha não precisa
Ter nascido aqui no sul,
Basta amar o céu azul
E gostar do mate amargo."

Versos de Jurema Chaves que explicam a minha paixão pelo tradicionalismo.
Catarina com carinho, e gaúcha com amor!
Iniciei minha caminhada no tradicionalismo gaúcho no ano de 2000, com então 14 anos.
Após morar até meus 11 anos em Criciúma/SC, pude descobrir a riqueza única que este Estado preserva. Primeiramente, em curso de danças de salão (que confesso, fui 'obrigada' pelos pais) e, logo após, integrando a invernada artística (aí sim, por vontade própria).
A primeira faixa de 1ª Prenda da entidade não demorou a ser conquistada, e com ela, o grande sonho de ser Prenda da Região. Sonho este, que apesar de toda dedicação de uma prenda ainda inexperiente, não foi conquistado na primeira tentativa. Desistir? Jamais! Em seguida, a segunda faixa da entidade, e mais tarde a terceira... E com isso, sempre tendo sede de aprender, de conquistar mais jovens, de passar um pouco de minha experiência já vivida às demais prendas da entidade.
No ano de 2008, mais uma faixa de 1ª Prenda da entidade, e com ela a vontade de novamente participar do Concurso Regional.
Durante a preparação para o meu 2º Concurso da Região, o título de Mais Prendada Prenda do Rodeio Regional, que depois de duas tentativas um tanto frustradas finalmente foi conquistado.
Projetos, eventos, estudos. O apoio sempre recebido em minha entidade mãe, que apesar dos momentos difíceis e as poucas pessoas que continuavam participando dela ativamente, jamais desistiram de lutar pelo sucesso da entidade e de acreditar em nosso potencial. Quatro jovens tradicionalistas que persistiam em continuar levando o nome da entidade aos quatro cantos deste Rio Grande.
Jovens na qual me apoio, e da qual me orgulho. Jovens que a anos tenho o imenso prazer de chamar de amigos, dentro ou fora dos galpões de CTG.
Marluza e Rodrigo, que realizaram meu sonho de fazer parte de uma gestão regional,
mesmo antes de ele se tornar realidade pra mim, e Rafaela, que esteve ao meu lado no momento mais importante, aquele em que fomos anunciadas PRIMEIRAS Prendas da 24ª RT, Juvenil e Adulta.
Sem poder deixar de lembrar, meus pais, que tanto me incentivaram a participar do meio tradicionalita, e depois de 9 anos, já os ouvi dizer "Porque tu não te mudas pro CTG? Ficas mais por lá do que em casa." Mas é claro, atitude normal de pai e mãe, já que no momento em que fui anunciada Prenda da Região em junho deste ano, estavam lá, chorando comigo.
E agora, após toda esta vivência, é chegada a hora de mais uma etapa. A tão esperada Ciranda Cultural de Prendas, fase Estadual. Estarei em Santa Maria, no último fim de semana do mês de maio de 2010, para representar da melhor forma possível a 24ª Região Tradicionalista. Serão muitos eventos até lá, muitos projetos e principalmente, muito, mas muito estudo e dedicação.
Em toda a minha caminhada, pude aprender que a realização é só um presente que a dedicação e a experiência pode nos proporcionar.
Já tive provas disso. E é em busca deste presente que estou.
Para encerrar, lhes faço um pedido: Vivam, preservem nossa cultura e principalmente, se orgulhem dela.
O "Dia do Gaúcho" não é apenas o 20 de setembro. É o ano inteiro! Que o bom churrasco e o saboroso chimarrão os façam lembrar disto a cada dia.
Esta cultura tão rica está em nossas mãos. Cabe a nós, não deixá-la ser esquecida.
Não precisamos abrir mão de nada por ela, muito pelo contrário... Ela agrega diversos valores essenciais a cada um de nós. Não vivo 24h por dia pilchada. Família, amigos, trabalho, faculdade, namorado e até baladas, também fazem parte de minha juventude.
Deixo aqui um grande abraço a meus amigos tradicionalistas, e o meu MUITO OBRIGADA pelo carinho, apoio e confiança que sempre depositaram em mim.


Esta foi uma matéria publicada no Jornal O Informativo, realizada com muito carinho pela Joice, logo após a minha conquista de ser Prenda Regional em junho do ano passado.
Tentei expressar um pouco do que eu estava sentindo, do que eu vivi, do que eu lutei, sonhei.
Era uma alegria que não cabia em mim, eu não encontrava expressões que se enquadrassem em tamanha felicidade. Hoje restam as lembranças, o sentimento de dever cumprido, e somente 3 meses pela frente ostentando esta faixa que me dá tanto orgulho.
Sei que ainda virão muitos momentos 'nostalgia', muitos choros, muitas emoções... e o mais importante de tudo isso, é que jamais serei ex prenda Regional.
Serei sempre a 1ª Prenda Prenda da 24ª Região Tradicionalista 2009/2010 *-*

Momento em que recebi minha Faixa de 1ª Prenda da 24ª RT, emoções a flor da pele :)

Pais, mães e patronagem. Apoio incondicional!

Prendas da minha viida *-*

Rafaela, minha Juuve, filhota! Jamais seria tão bom se não fosse contigo!

O Tchêncontro Estadual em Bento Gonçalves... comemorando meu aniversário \o/

Porque ao lado de uma grande Prenda, sempre tem um lindo Peão (L)

ENART...aah, o sábado a noite do ENART =]

Minhas ervilhas também fazem parte desta história... haha

E assim mais uma vez agradeço aqueles que fizeram parte desta história junto comigo!
MUITO OBRIGADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário