sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Acendimento da Chama Crioula - Itaqui

No próximo dia 14, a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas promove o acendimento da Chama Crioula, em Itaqui, marcando o início dos festejos em todo o Rio Grande do Sul. Até o momento, cerca de 600 cavaleiros, de 80 municípios gaúchos, já confirmaram presença no evento.
A cerimônia acontecerá no Cais do Porto, no sábado de manhã (14), às 10h, reunindo, além de tradicionalistas gaúchos, participantes do Uruguai e da Argentina. Entre as participações já confirmadas, está a presença do grupamento de granaderos de La Cruz, da localidade de Alvaer, província de Corrientes.

A concentração das delegações campeiras acontecerá, às 8h30, em frente ao Sindicato Rural. Durante a tarde, está previsto a realização de um seminário cultural sobre a história da Chama, no Theatro Prezewodowski e à noite, show com Cesar Oliveira e Rogério Mello. A programação, entretanto, já inicia na sexta-feira, dia 13, com oficina de brinquedos, missa crioula e shows com os cantores Elton Saldanha e grupo e Gaúcho Pachola. De Itaqui, as diversas delegações irão conduzir centelhas do fogo histórico por todo o Estado. Em Porto Alegre, como acontece tradicionalmente, a Chama Crioula será acesa dia 7 de setembro, no Acampamento Farroupilha, abrindo oficialmente a programação do local.

O tema da Semana Farroupilha 2010, “Farroupilhas: ideais, cidadania, revolução” busca trabalhar a revolução sob estes três aspectos: seus ideais, explorando os motivos que levaram os farroupilhas a se posicionarem contrariamente ao Império; a cidadania, apresentando a vida dos farroupilhas enquanto cidadãos, com famílias, propriedades, direitos e deveres civis, entre outros pontos; e a revolução, mostrando a movimentação das tropas no território gaúcho, destacando a vida nas três capitais farroupilhas.

O desfile temático está previsto para a noite de 19 de setembro e os desfiles cívico-militar e tradicional, para a manhã de 20 de setembro.

Balaio Solidário
As prendas e peões do Rio Grande do Sul estão realizando o  Balaio Solidário, iniciativa que pretende arrecadar doações de alimentos não-perecíveis, roupas e agasalhos durante as etapas interregionais do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) em 2010. Em cada uma das etapas, será instalado um espaço devidamente identificado para que todos os tradicionalistas possam colaborar e fazer suas doações. O material arrecadado será destinado à instituições na mesma cidade onde foi realizado o evento. No ato da entrega, as prendas e peões farão ainda apresentações de danças, poesias, música e brincadeiras folclóricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário