Fortunati saudou os cavalarianos e integrantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) falando da proposta de transformar o espaço do Acampamento Farroupilha em parque temático. “Aquela área tem que ser um local de valorização das tradições e dos costumes do nosso povo”, afirmou o prefeito ao destacar que a Chama Crioula representa os valores dos gaúchos.
Para o presidente do MTG Erival Bertolini a tradição do acendimento da centelha Crioula, no início da Semana Farroupilha, demonstra a importância dos costumes para o povo do Rio Grande do Sul. “Este é o símbolo da chama que arde dentro de nós”, salientou.
Após a cerimônia, os cavalarianos seguiram para o Monumento a Bento Gonçalves, na avenida João Pessoa, e ao Monumento dos Maçons Imperiais e Republicanos, na esquina das avenidas Azenha e João Pessoa, onde iniciou a Revolução Farroupilha. O roteiro ainda inclui a Câmara Municipal, antes do retorno ao Acampamento Farroupilha.
Participaram da cerimônia na prefeitura o secretário municipal adjunto da Cultura e coordenador dos Festejos Farroupilhas, Vinicius Brum, o Patrono da Semana Farroupilha, Alcy Cheuiche, o vereador Alceu Brasinha e peões e prendas do MTG.
A Chama Crioula foi acesa no município de Taquara, em 20 de agosto, dando início aos festejos farroupilhas. O símbolo gauchesco percorreu o estado até chegar a Porto Alegre e receber uma centelha da Chama da Pátria, dia 7 de Setembro, no Parque Farroupilha, de onde foi levada para o Acampamento Farroupilha. O fogo será apagado no dia 20 de setembro, quando encerram os festejos.
Acendimento da Chama Crioula em Porto Alegre
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Nenhum comentário:
Postar um comentário