quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Resumo das atas - 59º Congresso Tradicionalista

PROPOSIÇÃO Nº 01 – PRESIDENTE DE HONRA DO CONGRESSO
AUTOR: Vivaldino Martins Duarte, Coordenador da 26ª Região.
RESUMO: Sugere o nome de Alberto Rosa Rodrigues, para Presidente de Honra deste Congresso.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Pela contribuição do homenageado para o engrandecimento do Movimento Tradicionalista na 26ª Região e também pelo Rio Grande como um todo. 
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer da Relatora por unanimidade.

PROPOSIÇÃO Nº 02 – PATRONO ESPIRITUAL DO CONGRESSO
AUTOR: Vivaldino Martins Duarte, Coordenador da 26ª Região.
RESUMO: Sugere o nome de João Francisco Rodrigues de Andrade, para Patrono Espiritual deste Congresso.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Lembra que este tradicionalista, foi um ícone do Movimento Tradicionalista Gaúcho e exerceu excelentes gestões; foi Coordenador da 26ª Região Tradicionalista e Conselheiro pela Região; presidiu o MTG nos anos de 1992 e 1993 e ainda presidiu a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha-CBTG em 1994. 
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por unanimidade.

PROPOSIÇÃO Nº 03 – MÚSICA -TEMA DO CONGRESSO
AUTOR: José Aldomar de Castro, Conselheiro Benemérito do MTG.
RESUMO: Sugere a música “Lago Verde Azul”, autoria de Elmo de Freitas. 
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: O Autor discorre sobre a História de Pelotas, da importância dos recursos hídricos da região, especialmente da conhecida Lagoa dos Patos, considerada a maior laguna do Brasil e a segunda da América Latina. Finaliza enaltecendo a canção “Lago Verde Azul”, que teve sua origem no Festival de São Lourenço do Sul, antigo distrito de Pelotas.
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por unanimidade, mesmo com a ausência do Autor.

PROPOSIÇÃO Nº 04 – O TRADICIONALISMO COMO FATOR DETERMINANTE NA ESTRUTURA SOCIAL LOCAL
AUTORA: Marilia Dornelles. 
RESUMO: Cada CTG cada entidade é um núcleo de cultura que transforma, é uma família, absorve e modula caráter e personalidades na busca do bem coletivo. Cada homem que por ali passa, cresce e exemplifica sua vida, tornando melhor a sua família e o seu entorno.
JUSTIFICATIVA DA AUTORA: Que o tradicionalismo é fundamental na estruturação de uma sociedade melhor, é fundamental na sociedade atual e que através dele podemos construir homens de valor e respeito e que esta família que se forma sob a denominação de uma entidade, brasão e ou invernada - nada mais é que a busca do homem por si mesmo um ser sociável. Estas relações influenciaram definitivamente na construção do caráter, da memória, da personalidade e do homem que participa e que pertence a este grupo e que nominou o mesmo como Família Tradicionalista. 
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por unanimidade, como uma moção.

PROPOSIÇÃO Nº 05 – PROIBIR O ACESSO DE MENORES À BEBIDA E OUTROS PRODUTOS ILÍCITOS
AUTOR: Valdir Anônio Secchi, 2º Vice-Coordenador da 1ª Região.
RESUMO: Propõe que em todos os eventos do MTG, Coordenadorias e Entidades Filiadas, seja coibido o acesso a bebidas alcoólicas ou qualquer outro produto proibido por lei à menores de idade. Que se aprovada esta medida educativa, nos chasques (impressos ou eletrônicos), nos Regulamentos de Rodeios Artístico-Culturais e Campeiros, seja feita uma advertência escrita, conforme os ditames das leis. JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Os Ministérios Públicos, Federal e Estadual e os Órgãos responsáveis pela fiscalização legal, estão empenhados em realizar parcerias solidárias com instituições educacionais e religiosas, Polícia Civil e Militar, Clubes de Serviços, enfim, para conjuntamente combater o acesso e uso de drogas lícitas e ilícitas à crianças e adolescentes, inclusive à portadores de deficiências. 
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por unanimidade, com a sugestão do Presidente do Congresso de recomendação especial sobre a matéria.

PROPOSIÇÃO Nº 06 – CONCESSÃO DE HOMENAGEM ÀS ENTIDADES CINQUENTENÁRIAS
AUTOR: Valdir Anônio Secchi, 2º Vice-Coordenador da 1ª Região.
RESUMO: Sugere a concessão de Homenagem à Entidades Tradicionalistas, no momento do seu Jubileu de Ouro. Que os Calendários Anuais de Eventos assinalem as Entidades Tradicionalistas Cinquentenárias a serem homenageadas.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Que o próprio Movimento instituiu e regulamentou a Comemoração do Dia do Aniversário. Não se discute o mérito do feito, o que se questiona é por que os Núcleos Locais do Tradicionalismo Organizado ─ CTGs e Entidades afins ─, não são ainda merecedores de toda a atenção possível por ocasião da passagem de tão significativa e marcante data ─ os 50 anos de salutar coexistência.
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por unanimidade.

PROPOSIÇÃO Nº 07 – LOCAL DE ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA 2012
AUTOR: Airton Artus, Prefeito Municipal da cidade de Venâncio Aires.
RESUMO: Manifesta interesse de sediar o evento de 2012.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Venâncio Aires – A Capital Nacional do Chimarrão, para demonstrar a cultura e as tradições do povo, criou em 1986 a Festa Nacional do Chimarrão – FENACHIM. O evento ocorre de dois em dois anos no Parque Municipal do Chimarrão tendo sua 12ª edição em 2012, em 2000 foi integrada ao Patrimônio Cultural do Estado. Elomir Malta apresentou a Delegação de Venâncio Aires liderada pelo Prefeito Airton Artus.
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por unanimidade.

PROPOSIÇÃO Nº 08 – LOCAL DE ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA 2013
AUTOR: Getúlio Ceriolli, Prefeito Municipal da cidade de Lagoa Vermelha. A proposta foi apresentada por Marília Dornelles, Lauri Terezinha Brandão de Almeida e Eduardo Nunes de Melo, Presidente da Comissão Executiva do evento.
RESUMO: Candidata-se a sediar o Acendimento Oficial da Chama Crioula em 2013. 
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Que na Região da Serra nunca uma cidade teve ainda o privilégio de ser sede do Acendimento Estadual da Chama Crioula. 
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por maioria.

PROPOSIÇÃO Nº 09 – MANUAL DO TRADICIONALISMO GAÚCHO
AUTOR: Manoelito Carlos Savaris, Presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha - CBTG.
RESUMO: O autor propõe que o 59º Congresso aprove a adoção pelo MTG do MANUAL DO TRADICIONALISMO GAÚCHO e autoriza a publicação por parte do Movimento.
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Para facilitar o estudo e o acesso à informações simples e diretas aos tradicionalistas gaúchos, especialmente aos líderes e concorrentes da Ciranda Cultural de Prendas e Entrevero Cultural de Peões. Que a proposta não implica adoção exclusiva do MANUAL DO TRADICIONALISMO GAÚCHO, mas sim uma nova obra que pode contribuir para o conhecimento e aprendizagem com relação ao Rio Grande do Sul e o tradicionalismo gaúcho organizado.
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por maioria.

PROPOSIÃO Nº 10 – TEMA QUINQUENAL PARA O MTG
AUTOR: Diretoria do MTG, através de José Gelso Miola, Vice-Presidente de Eventos.
RESUMO: Propõe o Tema “O MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO ENGAJADO NA CAMPANHA DE COMBATE À CORRUPÇÃO”. 
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Que o Movimento Tradicionalista Gaúcho continua identificado e inserido à sociedade moderna, e está preparado para dar a sua colaboração aos grandes desafios da atualidade, principalmente quando se trata da preservação de valores que são fundamentais e caros à sociedade do Rio Grande do Sul, especialmente à sociedade tradicionalista.
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por unanimidade.

PROPOSIÇÃO Nº 12 – OBJETIVO ANUAL DO MTG PARA 2011
AUTOR: Hélio dos Santos Ferreira, da 8ª Região Tradicionalista.
RESUMO: Sugere o Lema “ABRACE A SUA FAMÍLIA TRADICIONALISTA”. 
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Resgatar o que está se perdendo na maioria das entidades, atualmente resumidas a poucas pessoas atuantes e com isso esquecendo de promover, de incentivar e principalmente manter o espírito familiar que sempre norteou o Movimento Tradicionalista Gaúcho.
VOTAÇÃO: Sessenta e oito (68) votos a favor.

PROPOSIÇÃO Nº 14 - TEMA DOS FESTEJOS FARROUPILHAS 2012 
AUTORA: Odila Paese Savaris, Vice-Presidente de Cultura do MTG.
RESUMO: Sugere o Tema “NOSSAS RIQUEZAS”.
JUSTIFICATIVA DA AUTORA: Neste ano de 2012 fazer uma homenagem especial à mãe natureza, pelas maravilhas que fazem parte da diversidade natural formadoras da nossa paisagem geográfica, juntamente reconhecer as riquezas produzidas pelo povo sul-rio-grandense que, por sua formação cultural herdadas de suas origens étnicas criaram o cenário econômico do Rio Grande do Sul.
VOTAÇÃO: Quarenta e três (43) votos a favor.

PROPOSIÇÃO Nº 17 – ALTERAÇÃO DO ESTATUTO DO MTG 
AUTORA: Joelma Pauline Schmohl Meotti, 1ª Prenda do Estado.
RESUMO: Propõe que na Convenção Tradicionalista representantes das Prendas e Peões do Rio Grande do Sul, tenham direito ao voto. O voto seria exercito pela 1ª Prenda e pelo Peão Farroupilha, na ausência destes, por seus sucessores. Desta forma, alterar o Art. 37 do Estatuto.
JUSTIFICATIVA DA AUTORA: Sabe-se que as Prendas e Peões Estaduais representam em sua totalidade, a figura e os interesses de todas as Prendas e Peões dos quatro cantos de nosso Estado, das trinta Regiões Tradicionalistas, buscando evidenciar de forma expressiva, o gosto dos demais jovens pela causa tradicionalista, emanados de um forte espírito associativo, o qual provém da participação ativa e colaboradora que desenvolvem ao longo de suas atividades nas Entidades, Regiões e no Estado. Salienta-se, que o papel do jovem tradicionalista, vai além de elaborar projetos e representar a tradição, mas também de ajudar a disseminá-la ao gosto dos demais, ajudando a tomar as decisões que farão parte da estrutura de nosso movimento para o futuro, pois é notório o entendimento de que, são as Prendas e Peões de hoje os futuros líderes de nosso amanhã.
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por unanimidade.

PROPOSIÇÃO Nº 18 – SEDE DO PRÓXIMO CONGRESSO
AUTOR: João Carlos Cardoso de Lima, Coordenador da 13ª Região Tradicionalista.
RESUMO: Pleiteia a realização na cidade de Santa Maria. 
JUSTIFICATIVA DO AUTOR: Lembra que a Região, bem como o município, sediaram o 1º Congresso Tradicionalista Gaúcho e também a sua 50ª edição, evento festivo em que se comemorou o seu jubileu de ouro. 
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por unanimidade.

PROPOSIÇÃO Nº 19 – A IMPORTÂNCIA DOS FRANCESES NA ECONOMIA DE PELOTA
AUTORA: Maria Arita Madruga Garcia, Conselheira do MTG.
RESUMO: A importância dos franceses em Pelotas foi muito grande em todos os sentidos, desde a agricultura até a engenharia, a industrialização do pêssego, o fabrico de vinhos, projeto de saneamento, construção do prédio da escola Elizeu Maciel. Foram os colonos Franceses que mudaram o panorama de comer frutas que eram importadas da Argentina, ou as escassas que tinham nos pequenos pomares. Começando então a fazerem doces, compotas e seleta de legumes. Com a vinda de instrumentos, mudas, sementes, receitas de licores e doces, e com seu conhecimento em agrimensoria, a Gustavo Gastal começou um trabalho de industrialização mostrando que era possível sim cultivar aqui nestas terras.
JUSTIFICATIVA DA AUTORA: O presente trabalho, resultado da pesquisa sobre os franceses  no município, apresentado a título de contribuição cultural ao 59º Congresso Tradicionalista Gaúcho.
VOTAÇÃO: Aprovado o parecer do Relator por unanimidade.

PROPOSIÇÃO Nº 20 – ESTÍMULO À CONSTRUÇÃO DE MONUMENTO EM HOMENAGEM AO MTG.
AUTORA: Odila Paese Savaris, Vice-Presidente de Cultura do MTG.
RESUMO: Executar a construção do Monumento em homenagem ao MTG, em todas as Regiões Tradicionalistas, pelo menos uma por ano, numa cidade pertencente à região, em praças e ou lugares de circulação freqüente de pessoas.
JUSTIFICATIVA DA AUTORA: para que identifiquem a presença da cultura gaúcha marcada pelo monumento, conforme projeto existente e aprovado no Conselho Diretor no ano de 1993. O objetivo é de que com o passar do tempo todas as cidades tenham este marco da cultura gaúcha através do monumento em homenagem ao MTG.
VOTAÇÃO:  Aprovado o parecer do Relator por unanimidade.


Gostaria de ressaltar que estas são todas as Proposições que foram APROVADAS no Congresso.

Forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário