sexta-feira, 31 de julho de 2015

3ª Prenda do RS - Diana Juciéli Ribeiro

Boa noite gauchada amiga!

Hoje trago pro conhecimento de vocês um pouquinho da história de mais uma de nossas Prendas Estaduais. Ela, que na 45ª Ciranda Cultural de Prendas conquistou o título de 3ª Prenda do Rio Grande do Sul, é mais um exemplo de luta, crença e superação, e merece todo o nosso carinho.


"Sou Diana Juciéli Ribeiro, tenho 22 anos e sou natural da cidade de Tuparendi. 
 Estudo na Universidade Federal da Fronteira Sul, na qual curso 
Licenciatura em Letras - Português e Espanhol. Por motivo dos estudos, 
me divido entre minha cidade natal e Cerro Largo. 
Meu primeiro passo dentro do tradicionalismo foi dado no ano de 2003, 
mais precisamente no dia 12 de outubro, quando passei a integrar a
 Invernada Artística do CTG Fronteira da Amizade. Na época, minha família
 foi convidada a se associar a entidade e meus pais, Ivanir e Zelinda, 
gostaram da ideia, pois mesmo não tendo sido criados no seio de 
uma entidade tradicionalista, reconheciam que os valores trabalhados 
num Centro de Tradições Gaúchas fariam muito bem a mim e a meu irmão, 
Robson, na época com 10 e 8 anos, respectivamente.
Aproximadamente oito meses após nosso ingresso na Invernada Artística, 
recebemos o comunicado de que se realizaria na entidade um Concurso de 
Prendas de Faixa e de Peões de Crachá. Me inscrevi na hora, eu não 
sabia o que queria dizer “ser prenda”, mas eu sabia o que era faixa 
e gostaria muito de ter uma. Recordo que meu pai buscou material com uns 
conhecidos da cidade vizinha e eu estudei bastante. Para a surpresa das 5 amigas 
que concorriam comigo e das pessoas que tinham conhecimento do 
pouco período dentro do CTG, conquistei uma das faixas, a minha primeira 
faixa. Fui a 2ª Prenda Mirim do CTG Fronteira da Amizade 2004-2005.

Na conquista da primeira faixa

Nos anos seguintes continuei concorrendo. 
Fui 1ª Prenda Mirim 2005-2006, 2ª Prenda Juvenil 2007-2008, 
2ª Prenda Juvenil 2008-2009. 
Em 2009 fui convidada para ir em um Encontro Regional.
 Lá vi prendas e peões entregando Relatórios de Vivência Tradicionalista. 
Observei atenta, cheia de curiosidade. No Encontro seguinte vi a gestão regional 
ser empossada e disse para minha mãe, que estava ao meu lado, 
“Eles trabalham juntos… Também quero ser regional!”. 
No mesmo 2009 concorri e conquistei a faixa de 1ª Prenda do CTG Fronteira da Amizade. 
Minha entidade até o momento não havia tido nenhum concorrente em nível 
Regional de Ciranda ou Entrevero, mas isso não me intimidou. 
Com muita vontade de aprender pedi informações pra muitas pessoas de
 entidades com mais tradição nos concurso, corri atrás de respostas
 para as minhas perguntas, fui para eventos os quais eu nem sabia de que se tratavam. 
Ao meu lado, sempre, minha mãe. Passamos por poucas e boas naquele 
período de descobertas. Graças a Deus o que não faltaram foram mãos amigas estendidas…

Primeiro concurso regional

No regional de 2010 conquistei o título de 2ª Prenda da 3ª Região Tradicionalista, 
para surpresa da grande maioria dos que, até o dia do concurso, 
não me conheciam. A gestão 2010-2011 foi de muito aprendizado. 
Descobri um tradicionalismo que até então desconhecia, desde questões de 
organização até de convívio. Em maio de 2011, ao assistir a fase estadual da 
Ciranda de prendas, no momento em que vi a 1ª Prenda da Região, Venissa 
Aguirre, a quem muito estimo e tenho como verdadeiro exemplo, 
pensei que um dia gostaria de ser eu a representante da região missioneira 
em uma fase estadual. Ali começou o sonho de ser uma das
 representantes do Rio Grande do Sul. 

2ª Prenda da 3ª RT, 2010/2011

Em 2011 conquistei a faixa de 1ª Prenda de meu CTG novamente. 
Fui para o regional novamente, e em 2012 fiquei em mais uma vez em 2º. 
Junto comigo, para aquele regional levei representantes de minha entidade 
em todas as categorias (Dente de Leite, Piazito, Prenda Mirim, Piá, Prenda 
Juvenil e Guri), o que foi a maior conquista, afinal minha entidade até
 2 anos atrás não possuía concorrente algum. Dos 8 concorrentes, 
6 títulos e muito orgulho para os envolvidos na participação dos 8, nossos pais e amigos.

Representantes do CTG Fronteira da Amizade no regional de 2012

A gestão 2012-2013 foi de muita diversão e aprendizado… 
Nela fiz amigos, adquiri mais segurança, aprendi a equilibrar seriedade e 
descontração, o que foi fundamental para o recomeço que vinha pela frente.
Em 2013, pensava em parar de concorrer, entretanto, o incentivo e as palavras
 de apoio me fizeram tentar mais uma vez. Depois de muita preparação, em 
2014 conquistei o tão sonhado título de 1ª Prenda da 3ª Região Tradicionalista… 
A gestão 2014-2015 foi muito bem vivida, ao lado de colegas maravilhosos e, em 
maio de 2015, a realização de um sonho que um dia pareceu 
distante demais de minha realidade.

Gestão de Prendas e Peões da 3ª RT, 2014/2015

Em minha caminhada, muitas prendas me inspiraram, colegas de gestão,
 amigas que vi realizando o sonho de se tornarem prendas do RS,
 mas se tenho que citar um nome, lembraria de Andressa Domanski, 
que foi Prenda da 3ª Região e Prenda do Rio Grande do Sul. 
Andressa além de me servir de inspiração, sempre que necessário me 
estendeu a mão. E falando em estender a mão, são várias as pessoas que 
me auxiliaram não apenas na preparação para a fase estadual, mas nos 
concursos internos e regionais; são amigos, alguns que considero até 
mais do que amigos, são como irmãos. Neste sentido, me sinto na obrigação
 de agradecer em especial meu irmão, Robson Thomas Ribeiro, que
 nos momentos em que me sentia desestimulada, buscava ressaltar minhas 
qualidades e me mostrar que eu era capaz de atingir qualquer 
objetivo, desde que confiasse em mim. 
Na minha preparação li muito, estudei sozinha e com amigos, 
realizei os projetos com muita vontade de desenvolver um
 trabalho que não fosse apenas para comprovação em um relatório, 
mas para de fato fazer a diferença. Ao olhar para trás percebo o quanto 
cresci de 2010 até aqui e isto, para mim, é motivo de muito orgulho. 
Agora, enquanto 3ª Prenda do Rio Grande do Sul, espero continuar 
fazendo amigos, auxiliando os que sonham em também representar 
suas entidades, regiões ou o RS e seguir aprendendo, afinal,
 quanto mais sabemos, melhor para nós e para aqueles com quem 
temos a oportunidade de trocar conhecimentos. Tenho certeza de que 
o trabalho da gestão estadual, que já teve sua primeira ação desenvolvida
 durante a Convenção será gratificante, o que fará deste período 
especial em minha vida. Espero deixar uma marca positiva em cada 
pessoa que conviver comigo e continuar, mesmo após o final da gestão,
 trabalhando em prol do Tradicionalismo Gaúcho Organizado.

Prendas do Rio Grande do Sul, 2015/2016

Aproveito o espaço para demonstrar minha gratidão a todos os amigos que,
 ao longo de minha caminhada, sonharam junto comigo, minha família de 
sangue e minha família tradicionalista. Se chegamos onde chegamos
 é por que estivemos juntos.




Às Prendas que sonham em representar o Rio Grande do Sul, desejo sucesso e
 deixo como mensagem que aproveitem sua trajetória ao máximo, que 
não usem o interno ou até o regional apenas como o passaporte para 
a fase estadual da Ciranda... Dediquem-se, divirtam-se, aprendam e ensinem 
e jamais esqueçam de que cargos não nos fazem superiores ou inferiores 
a ninguém. Somos todos iguais, estamos todos na mesma caminhada,
 trabalhamos todos para o fortalecimento da cultura gaúcha. 

Um abraço do tamanho do Rio Grande a todos,
Diana Juciéli Ribeiro."

Diana, só tenho a te desejar, de coração, todo sucesso do mundo! Prendas como você sempre serão exemplo, assim como, são o orgulho do nosso Estado. Tenho certeza de que nada acontece por acaso, e a sua história já estava escrita a muito tempo. Parabéns por não deixar de acreditar, e por fielmente correr atrás deste seu grande sonho.

Um forte abraço no coração, e até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário