quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Pelo Bom Tradicionalismo

Sabe, as vezes me pego pensando sobre o atual momento do Movimento Tradicionalista Gaúcho...
e nem é somente a "política" que me chama atenção, são as atitudes em modo geral de muitos que se dizem tradicionalistas, são os valores disseminados ou a falta deles, a paixão de muitos pelo ENART (ou demais festivais), paixão esta que não existe pelos fandangos, almoços, eventos culturais...

Isso não entra na minha cabeça. E é muito sério (e triste) pensar que o tradicionalismo gaúcho se torna tão pequeno para algumas pessoas, quando só o que importa é um festival no ano.

EU AMO ENART!
Já dancei, sei muito bem a loucura que é viver tudo isso, e é realmente lindo, uma emoção incrível, uma realização gigante!
Mas gente!!!? O amor por tudo isso não pode ser resumido a apenas 3 dias. As vezes a vontade que sinto é de gritar: vamos SER tradicionalistas, e não apenar ESTAR por esse ou aquele evento em especial.

Quando prenda de faixa, alguns anos atrás, eu varri o CTG inúmeras vezes, passei pano em pratos, coloquei plásticos nas mesas... dia de evento no CTG era dia de passar horas lá dentro trabalhando, ajudando... vivendo aquele dia como sendo especial, o que de fato era. E durante o baile, recolhia cartão na janta, ajudava no buffet, dançava 90% do tempo e permanecia pilchada impecavelmente (e obviamente com a faixa) até o grupo tocar a última música. Hoje? Parece ofensa dizer que o prendado precisa ajudar! Absurdo.

Ver a gurizada do CTG lotando a pista de dança então... é ainda mais raro.
Se disser que 20% do cultural e da artística vão nos fandangos e eventos em geral da entidade, talvez seja até muito. Volto a dizer: Isso não entra na minha cabeça. Simplesmente não entendo.

Ok, ok, são gastos... eu sei.
Sei também que a gurizada que dança passa dias da semana lá dentro e talvez nos finais de semana queiram ver outras pessoas, amigos, enfim... mas pelo menos na realidade em que eu vivo, são em média 4 ou 5 fandangos em um ano na entidade. Será pedir demais que estejam presentes?

Sem contar que muitos vão pra ficar só de papo, mexer no celular, ou então, os adultos, pra abraçar uma garrafa de cerveja. (Peões, percebam que enquanto fazem isso, muitos pés de prenda coçam pra dançar!)

Poucos dias atrás uma menina me disse no instagram que pareço estar um pouco afastada do tradicionalismo... e é real sim. Mas não por alguma questão em especial... na verdade são muitas questões. Um pouco decepcionada com pessoas, com atitudes, com valores éticos e morais (na verdade a falta deles) e com muitos que se dizem tradicionalistas e enchem o peito pra dizer que fazem isso ou aquilo no CTG, mas não sabem sequer da existência da Carta de Princípios ou então quem fora Paixão Cortes e Barbosa Lessa entre tantos outros que fizeram tanto por nós, e pelo nosso Movimento.

Tenho um texto que diz "Coloque teu filho em um CTG", com 400 mil visualizações...
Mas hoje o meu apelo é outro!
Pais, ENSINEM OS SEUS FILHOS A SEREM TRADICIONALISTAS.

Ainda teria muito a escrever... mas logo viraria um livro.
Quem sabe muito em breve volto com mais reflexões, afinal motivos não me faltam.

E eu sigo, do meu jeito, com meu voluntariado sempre que for de minha vontade, com amor a tudo que vivi, com esperança por um Movimento Tradicionalista Gaúcho melhor, e PELO BOM TRADICIONALISMO ♥

Foto: @dbeust

Me siga nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário