sexta-feira, 3 de junho de 2022

Para Estudar - Questões de Prova - Parte 43

 

PROVA ESCRITA 51ª CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS
CATEGORIA MIRIM – FASE ESTADUAL

1ª PARTE: TRADIÇÃO, TRADICIONALISMO E FOLCLORE

01. “O Brinquedo coloca a criança na presença de reproduções: tudo o que existe no cotidiano, na natureza, incorpora o imaginário, expressam personagens sob a forma de bonecos, manequins e super-heróis.”

Conforme a obra “Folclore na escola: Aplicação pedagógica, brinquedos e brincadeiras”, da folclorista Neusa de Bonna Secchi, existem brinquedos industrializados e os folclóricos (tradicionais). Os brinquedos industrializados são feitos em série. Os brinquedos folclóricos têm como característica:
I – seu uso é transmitido através da imitação
II – para sua confecção poderão ser utilizados diversos materiais, principalmente, materiais novos adquiridos em lojas especializadas, ou não
III – são confeccionados à mão, com o auxílio de pequenas ferramentas
IV – tem aceitação coletiva
V – tem tradicionalidade no meio em que aparecem

Sobre as afirmativas acima, é CORRETO afirmar que:
a - As afirmativas II e IV estão incorretas
b - Apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas
c - As afirmativas II, III e V estão corretas
d - Todas as afirmativas estão corretas

02. Conforme a obra de Glênio Fagundes, “Cevando o mate”, existem diversos recipientes para aquecer a água para o chimarrão: a caldeira, a chaleira grande, a chaleira média e a chaleira preta de ferro, porém, tem-se uma curiosidade sobre a forma de aquecer a água para o chimarrão na ausência destes recipientes que é:
a - Utilizar uma grande quantidade de braseiros, em torno de latas de especiarias vindos geralmente do Paraguai
b - Colocar qualquer recipiente com água, fixado aos loros da encilha para que este fique em contato direto com o lombo do animal e assim aquecer a água com o calor do lombo do cavalo
c - Durante as paradas para o descanso, os peões colocavam os recipientes com água ao sol para que este fosse aquecido o suficiente para a infusão
d - Colocar pedras ou pedaços de ferro quentes na água depositadas em uma guampa

03. “No Brasil, desde pelo menos o século XVII, no mês de junho, realizam-se as chamadas 'Festas Juninas', que possuem esse nome por estarem associadas ao referido mês. No Rio Grande do Sul, no dia, é importante que se tenha o cuidado, quando se organiza a festa, para não descaracterizar a nossa cultura, bem como, seus usos e costumes.”

Referente aos símbolos litúrgicos utilizados nas Festas Juninas aqui no Rio Grande do Sul, analise as imagens abaixo:


A sequência CORRETA que corresponde aos respectivos santos juninos é:
a - (A) São Pedro / (B) São João / (C) Santo Antônio
b - (A) São João / (B) São Pedro / (C) Santo Antônio
c - (A) São Pedro / (B) Santo Antônio / (C) São João
d - (A) Santo Antônio / (B) São Pedro / (C) São João

04. Das inúmeras contribuições destacam-se: casas de modelo de porta e janela; oratório, cama de tábua, arca, baú, candeeiro, escova de piaçaba, roca e tear, bordados de papel recortado. Estas características referem-se as contribuições culturais dos imigrantes:
a - Italianos
b - Alemães
c - Poloneses
d - Portugueses

05. Geralmente realizados com espírito competitivo ou de demonstração de habilidade, esses jogos despertam o interesse de aprimoramento pessoal, melhoram a motricidade e a coordenação motora fina. São exemplos de jogos de habilidades:
a - Bulita (gude), peteca, sapata (amarelinha), corrida do saco, corrida do ovo
b - Bilbôque (biboquê ou bilboquê), botão, ioiô, pião
c - Gata-cega, caçador, pega-pega, víspora
d - Damas, moinho, jogo da velha, forca

06. O “35” CTG foi a consequência mais importante das atividades tradicionalistas, que se iniciaram no dia 05 de Setembro de 1947, quando o “Grupo dos Oito” Recebeu os restos mortais de Davi Canabarro – herói da Revolução Farroupilha, transladados de Santana do Livramento para Porto Alegre (no ano de 2007 esses mesmos restos mortais retornaram para Santana do Livramento).
Sobre a criação do “35” CTG, analise as seguintes afirmativas abaixo:
I – Em Junho de 1949, aconteceu a primeira reunião com moças da sociedade, especialmente convidadas;
II – O lema: “Em qualquer chão, sempre gaúcho!” foi proposto por Flávio Ramos;
III – A utilização de nomenclatura campeira para os cargos da diretoria foi uma proposta de Luiz Carlos Barbosa Lessa;
IV – No princípio eram admitidos unicamente associados do sexo masculino e apenas as mulheres eram admitidas se fossem casadas com os sócios titulares;
V – O nome “35” Centro de Tradições Gaúchas foi proposto por Luís Carlos Barbosa Lessa e por João Carlos Paixão Côrtes, em homenagem à Revolução Farroupilha, ao 35º ano do século XIX, marcou o início da Revolução Farroupilha.

Sobre as afirmativas acima é CORRETO afirmar que:
a - As afirmativas III, IV e V estão incorretas
b - Apenas as afirmativas IV e V estão corretas
c - Apenas a afirmativa I está incorreta
d - As afirmativas II, III e IV estão corretas

07. Com a retirada da centelha do fogo simbólico e o acendimento da chama crioula no saguão do Colégio Júlio de Castilhos, que ficou ardendo em típico candeeiro até o vinte de setembro, numa clara demonstração de civismo, de amor e culto às tradições e história do Rio Grande, a esquecida data Farroupilha foi referenciada, dando origem a tão festejada Semana Farroupilha.
Podemos dizer que integraram o Grupo dos “8”, o chamado “Piquete da Tradição” os jovens estudantes do Colégio Júlio de Castilhos, dentre os quais podemos citar:
a - Cilso Araújo Campos e Luiz Carlos Barbosa Lessa
b - Antônio João Sá de Siqueira e João Machado Vieira
c - Fernando Vieira Machado e Ciro da Costa Dutra
d - Cyro Dias da Costa e Orlando José Ferreira

08. Lilian Argentina em sua obra: “Rio Grande do Sul – Aspectos do Folclore” destaca que na linguagem folclórica encontramos os falares populares que procedem da língua trazida pelos portugueses do século XVI, já razoavelmente unificada (português arcaico). As diferenças verificam-se no vocabulário e no sotaque.
As frases feitas são expressões populares consagradas pelo seu uso e que ainda estão presentes em nosso vocabulário. Podemos dizer que a frase “Tirar lixiguana” significa:
a - Retirar alguém do perigo
b - Tirar satisfação em um mal entendido
c - Passar frio
d - Realizar uma prova e ser bem sucedido

09. Brincadeira que pode ser executada com duas ou mais crianças, faz-se uma roda. A brincadeira sempre inicia por uma prenda e, depois segue no sentido anti-horário. Geralmente é cantada em ritmo de polca e fica bem pulada e brincada, descontraindo assim a criançada. A ideia da brincadeira é manter os componentes entrelaçados. O primeiro que perde o equilíbrio sai da roda.
As características descritas referem-se a qual brincadeira?
a - Amarelinha da Imaginação
b - Dança da Corticeira
c - Reloginho Cantador
d - Roda Cutia

10. “Quantas estrelas tem no céu, só do norte não contei. O meu coração, é teu. O teu não sei de quem é.” O verso acima refere-se à:
a - Um formulete cantado
b - Uma parlenda
c - Uma quadrinha
d - Uma mnemônicas

11. A respeito do traje atual é necessário entender que foi, pelo menos parcialmente, “construído” a partir do ano de 1948, quando foi fundado o “35” CTG. O traje feminino foi criado a partir daqueles utilizados no período anterior ao “35” CTG.
Sobre o traje atual para a Prenda Mirim, analise as seguintes afirmativas:
I – As mangas podem ser longas, três quartos ou abaixo do cotovelo, admitindo-se pequenos babados nos punhos, sendo vedado o uso de mangas “boca de sino” ou “morcego”. No verão não poderão ser curtas, nem arrematadas com babadinhos;
II – Quanto as cores deverão ser delicadas, suaves e claras, evitando cores cítricas, o marrom, o marinho, o verde escuro, o roxo, bordô, o Pink e o azul forte;
III – Referente aos cabelos, estes poderão estar soltos ou semipresos, enfeitados com flores artificiais (não podendo ser flores naturais), enfeites e passadores de fitas;
IV – Quanto ao modelo do vestido, deverá ser inteiro e cortado na cintura ou com a cintura baixa. Barra da saia pode ser de 10 a 15 cm acima do tornozelo ou até próximo a altura do joelho em dias de verão;
V – Os enfeites poderão ser feitos com pinturas miúdas, com tintas para tecido. Optar sempre por motivos florais delicados e miúdos. Podem ser usados rendas, bordados, fitas, passa-fitas, gregas, viés, trancelim, crochê, nervuras, plissês e favos.

Sobre as afirmativas acima É CORRETO afirmar que:
a - Apenas as afirmativas II e V estão corretas
b - As afirmativas II, IV e V estão incorretas
c - Apenas a afirmativa V está correta
d - Todas as afirmativas estão corretas

12. Imigrantes que construíam a cozinha separada da casa a fim de evitar incêndios. Ligava-se a esta, por um alpendre. Faziam cobertura com “aduelas” ou “scandolas” (tabuinhas) e os beirais enfeitados por lambrequins artisticamente recortados.
Estas características referem-se aos imigrantes:
a - Açorianos
b - Alemães
c - Poloneses
d - Italianos

13. “Originalmente, algumas das danças tradicionais possuem características folclóricas, porém, a partir do momento em que elas foram descritas (parte por parte, passo por passo, movimento por movimento) perderam a espontaneidade da prática pelo povo que assimila o conhecimento pela tradição (passada de uma geração para outra de forma não escrita)”.
Sobre as DANÇAS TRADICIONAIS do Rio Grande do Sul, relacione a 2ª (segunda) coluna de acordo com a 1ª (primeira):
( A ) Chimarrita                (   ) Dança encontrada em todo o país. Registrada no Rio Grande do Sul por
( B ) Caranguejo                     Alcides Cruz em 1903, pode ser entendida como uma brincadeira infantil 
( C ) Meia-Canha                    ou uma cantiga de roda.
( D ) Maçanico                (   )  De execução muito alegre, é executada em filas de pares.
( E ) Pezinho                           É executado no mínimo duas vezes.
                                         (   )  Dança de origem açoriana, foi a primeira a ser pesquisada pelos jovens
                                                integrantes do “35” CTG (1948). De caráter ingênuo e terno, 
                                                pode ser vista como uma brincadeira de crianças.
                                         (   ) De origem açoriana é dançada em conjunto de pares soltos e 
                                                independentes. Pode ser classificada como uma dança romântica.
                                         (   ) Se caracteriza pela execução de quadrinhas recitadas pelos dançarinos 
                                               (da prenda para o peão e vice-versa), par por par, entre uma parte 
                                                e outra da dança.

A sequência CORRETA é:
a - C - B - D - E - A
b - A - C - B - D - E 
c - B - A - E - D - C
d - B - D - E - A - C 

14. “Entende-se por entidade tradicionalista aquela que constitui uma sociedade civil, de fins não econômicos, com um número mínimo de sócios, conforme descrito no regulamento do MTG e tem como finalidade a aplicação de seu âmbito associativo e na sua área de influência os seus princípios e objetivos.”
Podemos dizer que uma das finalidades dos Centros de Tradições, conforme a obra “Manual do Tradicionalismo” de Manoelito Carlos Savaris, mesmo que adotem outras denominações é:
a - Organizar eventos tradicionalistas em todas as áreas, cultural, artística e campeira, desportiva ou outra de seu interesse que tenha como objetivo além de promover a cultura, angariar dinheiro para composição do seu livro caixa
b - Zelar e preservar a cultura do Rio Grande do Sul, representada por suas tradições, história e folclore, tendo como primado maior a “Carta de Princípios” do Movimento Tradicionalista Gaúcho
c - Participar, como apoiadora, dos eventos promovidos pelo MTG, adequados à sua área de atuação, com o objetivo de promover a competitividade e a disputa entre os seus associados
d - Congregar, na associação, a diversidade cultural e facilitar o acesso aos eventos que estimulem o desenvolvimento pessoal

15. “Lendas são narrativas de atos praticados e modificados pela fantasia popular. Os personagens são determinados e as ações localizadas. Os personagens das lendas são humanos, que por seus feitos são divinizados ou receberam interferência divina.”
Leia atentamente o trecho da lenda retirada do livro “Rio Grande do Sul no Imaginário Social”:
“Dentro do mato grosso, mato velho e crescido, sem plantas pequenas dentro, ai, só há uma luz pouca, tirante a verde e a cinzento; e nenhuma árvore faz sombra, porque a ramaria de todas faz peneira por onde passa o sol, que nunca enxerga o chão...”
O trecho acima, refere-se a qual lenda do Folclore Gaúcho?
a - A Casa de M’Bororé
b - Salamanca do Jarau
c - Saci Pererê
d - Sanguanel

16. Conforme a obra “Rio Grande do Sul: Aspectos do Folclore”, de Lilian Argentina, a influência dos imigrantes ....................... é observada na nossa formação étnica e cultural. No Rio Grande do Sul é tão evidente em nossa indumentária tradicional masculina, em muitas de nossas danças tradicionais, em nosso refraneiro (provérbio) popular, em nossa poesia, em nossa música e nos instrumentos que a transmitem, como o violão entre outros.
a - Açorianos
b - Espanhóis
c - Poloneses
d - Italianos

17. As nomenclaturas utilizadas nos Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) foram criadas por Glaucus Saraiva que tem por objetivo relembrar a administração de um estabelecimento pastoril, de uma estância.
Sobre as nomenclaturas adotadas pelas entidades tradicionalistas filiadas ao MTG, analise as seguintes afirmativas:
I – o Presidente da entidade é chamado de Patrão. Quando o cargo for ocupado por mulheres chama-se Patroa;
II – O Sota-Capataz é o secretário ou secretária;
III – Charla é o nome dado ao a um grupo vinculado normalmente às atividades artísticas ou culturais;
IV – Fandango é o nome que se diz ao baile em que somente pessoas associadas à entidade e tipicamente pilchadas podem participar;
V – Cancha é o local onde se pratica atividades esportivas e onde reúnem-se os associados da entidade para desenvolver atividades como o jogo da bocha, a “Bisca”, o “Jogo de Cartas” e o truco.

Sobre as afirmativas acima é CORRETO afirmar que:
a - Apenas a afirmativa I está correta
b - As afirmativas I, III e V estão corretas
c - As afirmativas III, IV e V estão incorretas
d - Todas as afirmativas estão corretas

18. Conforme a obra “Resgatando a Diversão da Piazada” existe um brinquedo folclórico que se caracteriza por um carrinho puxado por um cordão que passa por dentro dele. Algumas crianças faziam com uma lata e enchiam de areia, algumas crianças também o faziam com quatro a cinco latas e enchiam de pedras da rua para fazer mais barulho. A maior diversão era descer a ladeira correndo e fazer mais barulho.
Estas características referem-se a qual brinquedo folclórico?
a - Carrinho de lata
b - Rolete
c - Corrida de Pneus
d - Cavalinho de Lata

19. Conforme a obra de Glênio Fagundes: “Cevando o Mate” a bomba de mate é formada por um canudo metálico, de 20 a 25 centímetros de comprimento por 5 a 8 milímetros de diâmetro. Uma das extremidades é achatada, deixando um pequeno orifício longitudinal para impedir o fluxo excessivo de água. E na outra ponta, possui um ralo, com a finalidade de coar a infusão da erva-mate.

Agora observe a imagem abaixo, de uma bomba de chimarrão metálica e identifique o nome das 
partes apontadas com os números “01” e “03”, respectivamente:

a - Patilha / Botão de Rosa
b - Boquilha/ Canudo
c - Bojo / Ponteira
d - Coco/ Bojo

20. Conforme a obra “Folclore na Escola”, da professora e folclorista Neusa de Bonna Secchi as ......................... são um conjunto de palavras de arrumação rítmica em forma de versos que rimam ou não. Ela distingue-se dos demais versos pela atividade que a acompanha, seja o jogo, a brincadeira ou o movimento corporal.
a - Quadrinhas
b - Formuletes
c - Parlendas
d - Lendas

2ª PARTE: HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL

21. As notícias a respeito do primitivo habitante do território gaúcho são parciais, muitas vezes contraditórias e, certamente, insuficientes para que se determine a plenitude da cultura, dos seus hábitos e da forma de relacionamento intra-tribo ou com outras tribos da região.
Conforme a obra “Manual do Tradicionalismo Gaúcho”, de Manoelito Carlos Savaris, sobre os índios “GÊS OU JÊ” é correto afirmar que:
a - De todos os índios do Rio Grande do Sul, foram estes os que mais se dedicaram a agricultura e a cestaria (uso de fibras vegetais)
b - As principais tribos eram os: Guarás, Pinarés, Botocudos, Guenoas e Iarós. Vivem hoje especialmente em reservas e recebem o designativo genérico de “Guaicurus”
c - Com relação a sua vestimenta, é notório que os índios andavam geralmente nus e seminus. Dominavam os rudimentos agrícolas, especialmente o plantio de araucárias que produziam a base da sua alimentação (pinhão)
d - Este grupo habitava predominantemente o Planalto Meridional, Encosta da Serra, a margem leste do Rio Uruguai e parte da planície litorânea. Constituíam um dos grupos mais numerosos, além de serem seminômades

22. Em 1809, a Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul foi instalada, abrangendo áreas pretendidas pelos espanhóis, terras ligadas à Capitania do Rio de Janeiro e o Litoral Norte, desde Torres à Rio Grande, passando por Porto Alegre, ligada à Capitania de São Paulo, dividindo-se em 4 municípios:
a - Piratini, Rio Pardo, Caçapava e Porto Alegre
b - Taquari, Santo Antônio das Missões, Porto Lucena e Santo Ângelo
c - Santo Antônio da Patrulha, Porto Alegre, Rio Pardo e Rio Grande
d - Tramandaí, Viamão, Santo Antônio das Missões e Piratini

23. Em 28 de Fevereiro de 1845, os Farroupilhas reunidos nos campos de Ponche Verde, município de ...................., assinaram a paz com os imperiais, pondo termo a mais longa e importante revolução do Brasil (Revolução Farroupilha).
a - Santana do Livramento
b - São Gabriel
c - Caçapava do Sul
d - Dom Pedrito

24. A introdução do negro, no Brasil, foi na condição de escravo para atender ao modelo colonial implantado no país. Mesmo escravizado e submetido aos mais duros trabalhos, o negro manteve várias manifestações culturais da origem.
Sobre as diversas atividades desenvolvidas pelo Negro aqui no Rio Grande do Sul, podemos destacar que:
a - Foram utilizados como linha de frente (Lanceiros Negros) durante a Revolução Farroupilha e desenvolviam atividades econômicas nos centros dos pequenos vilarejos como: engraxates, lavadeiras e domadores de potros
b - Foram empregados especialmente nas charqueadas, mas também eram utilizados nas estâncias, nas tarefas urbanas e na agricultura em áreas litorâneas
c - Quando trabalhadores das Charqueadas, eram libertados uma vez por semana para desenvolver atividades artísticas nas escolas que eram exclusivas para os negros, dentro das próprias estâncias e/ou Charqueadas
d - Em épocas de invernia os Negros eram conduzidos à um local dentro das Charqueadas para que ali desenvolvessem atividades manuais (artesanato) para que fossem vendidos nos grandes centros, buscando aumentar o potencial econômico das Charqueadas de Pelotas, exclusivamente

25. Durante os Sete Povos das Missões, as coisas sagradas - de Deus e da Igreja- eram chamadas de Tupambaé. As lavouras eram cultivadas em regime comunitário. A produção e os artigos artesanais eram levados ao “Tupambaé” – uma espécie de feira pública ou mercado, onde eram repartidos, trocados ou vendidos. As plantações, terras, casas e outros bens particulares eram chamados de “Avambaé” ou “Abambaé”.
Conforme a obra “ABC do Tradicionalismo Gaúcho” de Salvador Lamberty, os visitantes após recebidos em visita ao “Tupambaé”, eram alojados nos:
a - Cabildos
b - Tambos
c - Cotiguaçús
d - Claustros

26. No dia 07 de Fevereiro de 1756 é morto o líder Sepé Tiarayú, junto......................, atualmente área urbana de São Gabriel, por tropas Portuguesas e Espanholas. Três dias mais tarde trava-se .................... Neste episódio o exército Guarani foi massacrado.
a - Ao Rio Pelotas / o Combate de Cevallos
b - Ao Rio Uruguai / a Batalha do “M’bororé”
c - A ponte da Azenha / a Revolução Farroupilha
d - A Sanga da Bica / a Batalha do Caiboaté

27. Conforme a obra de Lilian Argentina, “Rio Grande do Sul: Aspectos do Folclore” a colonização portuguesa efetivou-se a partir de 1737 com a fundação do Presídio do Rio Grande. Os colonos estabeleceram-se na Real Estância do Bojuru, situada aproximadamente, a 80 km do canal de Rio Grande.
Sobre a colonização Portuguesa, ocorrida aqui no Rio Grande do Sul, é CORRETO afirmar que:
a - Eles estiveram entre os primeiros tropeiros e peões. Participaram das Guerras do Paraguai, das Guerras Guaraníticas e da Revolução Farroupilha como comandantes das tropas
b - A pequena propriedade, baseada no trabalho familiar, sem necessidade de emprego e mão-de-obra nacional, foi responsável pela impermeabilidade da sociedade em que originaram
c - Habituados às lides do campo e lavoura, aqui prosseguiram nesta atividade, plantando e colhendo o que consumia na estância, igualmente no Forte Jesus, Maria e José
d - Muitos dos imigrantes eram agricultores, porém grande número tinha ofícios (profissões) definidos (marceneiro, moleiro, ferreiro, alfaiate, pedreiro, etc)

28. Em 13 de janeiro de 1750 é assinado o Tratado de Madrid, entre Portugal e Espanha. 
Este tratado previa:
a - Que os índios que habitavam os Sete Povos das Missões fossem levados para a Colônia do Sacramento para que lá, em sua grande parte, fossem dizimados
b - A troca da Colônia do Sacramento pelos Sete Povos das Missões
c - Um acordo entre Portugal e Espanha que estabelecia uma nova linha demarcatória nos campos do Sul do Brasil, ficando a parte dos Sete Povos das Missões com os colonizadores Espanhóis, a fim de explorarem a criação de gado na Vacaria dos Pinhais
d - A invasão do Forte Jesus-Maria-José, na cidade de Rio Grande, que naquele momento pertencia ao domínio Português, sendo que era interesse Espanhol tê-lo em seu poder

29. ..................... foi chamado de “Gênio dos Missioneiros”. Porém, não param por ai os seus esforços, quando, num avanço de um século sobre a civilização europeia conseguiu fabricar o aço a partir da pedra chamada “itacuru”, pedra formiga ou pedra cupim, cheia de nódulos, granitos ou grãos escuros. Ela permitiu dotar as igrejas com belos sinos e muitas ferramentas para o trabalho.
a - O Padre Manoel Gomes Ribeiro
b - O Padre Francisco das Chagas Martins D’avila
c - O Padre Hildebrando Freitas Pedroso
d - O Padre Antônio Sepp

30. A Revolução Farroupilha (1835-1845) foi considerada a maior Guerra Civil do Brasil e se desenvolveu durante dez anos e trouxe diversas consequências para o Rio Grande do Sul.
Sobre a Revolução Farroupilha, marque “V” para as afirmativas Verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:
(  ) No dia 11 de Setembro de 1839, o Coronel Antônio de Souza Netto, após derrotar o caramuru Silva Tavares nos campos de Rosário, proclamou a república Rio-Grandense
(  ) Após a vitória Farroupilha na Batalha do Barro Vermelho e tomada de Caçapava do Sul, próximo a Rio Pardo, no dia 30 de Abril, os farroupilhas prenderam uma banda de música de uma unidade militar republicana e determinaram que criassem um Hino para os vencedores
(  ) Em 10 de Setembro, com o auxílio da Maçonaria , Bento Gonçalves foge da prisão, no Forte do Mar em Salvador, Bahia
(  ) No ano de 1841 o governo Republicano fica sem local específico e perambula em carretas transportando os documentos (desde de Maio de 1840 quando deixou Caçapava do Sul)
(  ) Em Outubro de 1844 os farroupilhas elegem 46 deputados para a aprovação da Constituição Republicana. A 1º de dezembro os farroupilhas instalam a Assembleia Constituinte, em Caçapava do Sul

A sequência CORRETA é:
a - F - F - V - V - F
b - V - V - V - F - V
c - F - V - F - V - F 
d - F - V - V - F - V

3ª PARTE: GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL

31. Formado por rochas basálticas essa área fica a Nordeste do estado, onde encontram-se as partes mais altas, podendo chegar a 1000 metros. O ponto mais alto é o Pico do Monte Negro, no município de São José dos Ausentes, com 1403 metros. Um dos locais mais destacados desta região é o Itaimbezinho localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, a cerca de 170 quilômetros a nordeste de Porto Alegre.
Estas características referem-se a qual unidade do relevo gaúcho?
a - Depressão Central
b - Planalto Sul-rio-grandense (ou planalto meridional)
c - Planície Costeira
d - Escudo Sul-rio-grandense

32. Quanto à economia do Rio Grande do Sul, apresentados no “Caderno Piá 21” de Outubro de 2018, nosso estado destaca-se na produção vegetal e na produção de carne animal.
Referente às cidades que se destacam pela produção de GALINÁCEOS, podemos destacar os seguintes municípios:
a - Aratiba, Três Passos e Santo Cristo
b - Encruzilhada do Sul, Vacaria, Ipê, Campestre da Serra
c - Canguçu, Pinheiro Machado, Santana do Livramento e Encruzilhada do Sul
d - Marau, Tupandi e Nova Bréscia

33. Conforme o Caderno Piá 21, ao sul localiza-se o Escudo sul-rio-grandense, também conhecido como Serras do Sudeste, formado por rochas do período Pré-Cambriano e, por isso, desgastado pela erosão. Os grandes blocos estruturais do escudo são os localizados nos municípios de:
a - Canguçu, Encruzilhada, Lavras e Don Feliciano
b - São Gabriel, Cachoeira do Sul, Lavras do Sul e Lavras do Sul
c - Morro Redondo, Pinheiro Machado, Turuçu e Camaquã
d - São Jerônimo, São Lourenço do Sul, Arroio do Padre e Monte Bonito

34. Graças a uma pluviosidade intensa e bem distribuída por todo o ano, o Rio Grande do Sul tem uma farta rede hidrográfica. É um dos estados brasileiros mais bem servido de águas internas, já que, além dos rios possui um número considerável de lagoas e lagunas costeiras, algumas de grande extensão.

Conforme a obra “Manual do Tradicionalismo Gaúcho” de Manoelito Carlos Savaris, analise o mapa abaixo que apresenta as Bacias Hidrográficas do RS e identifique as Bacias enumeradas “01” e “03” respectivamente.


a - Bacia Hidrográfica do Uruguai / Bacia Hidrográfica do Guaíba
b - Bacia Hidrográfica Atlântica / Bacia Hidrográfica do Uruguai
c - Bacia Hidrográfica do Jacuí / Bacia Hidrográfica do Alto Uruguai
d - Bacia Hidrográfica do Guaíba / Bacia Hidrográfica Atlântica

35. No Rio Grande do Sul o ar atmosférico varia muito no decorrer do ano. Isso acontece devido à posição geográfica do estado, que o torna ora dominado por massas de ar tropicais, ora por massas polares.
Sobre o clima do Rio Grande do Sul, baseado na obra “Manual do Tradicionalismo Gaúcho”, de Manoelito Carlos Savaris é correto afirmar que:
a - O Rio Grande do Sul apresenta características peculiares e diferentes do clima do resto do Brasil. As temperaturas no estado, em diversas regiões, estão entre as mais altas do estado, chegando a 39º C nas cidades de Vacaria e São José do Herval
b - Na região do Pampa a temperatura média é inferior a 12º C, sendo as chuvas bem distribuídas principalmente nos meses de inverno
c - Devido às diferenças altimétricas, o clima do estado divide-se ainda, segundo a classificação climática de Koppen, nos tipos Cfa e Cfb. O clima subtropical úmido com verões amenos ocorre na região da Campanha e na Depressão Central 
d - Na região do Planalto as chuvas são bem distribuídas com regularidade e abundância. Ocasionalmente neva a nordeste do estado com altitude superior a 900 metros

Gabarito:
1 - b, 2 - d, 3 - b, 4 - d, 5 - b, 6 - a, 7 - b, 8 - c, 9 - a, 10 - c, 11 - a, 12 - d, 13 - d, 14 - b, 15 - a, 16 - b, 17 - c, 18 - b, 19 - a, 20 - c, 21 - a, 22 - c, 23 - d, 24 - b, 25 - b, 26 - d, 27 - c, 28 - b, 29 - d, 30 - a, 31 - b, 32 - d, 33 - a, 34 - a, 35 - d

Ps.: quaisquer possíveis erros na digitação ou no gabarito são de responsabilidade do blog. Favor avisar para que possamos corrigir sem prejudicar o estudo de ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário