segunda-feira, 29 de abril de 2013

3º Peão Farroupilha do RS - Rafael Santos da Silva

Boa tarde amigos!

Hoje começa o ciclo de entrevistas com os novos Peões e Guris do nosso Estado, escolhidos na semana passada, na cidade de Panambi.
Inicio apresentando-lhes Rafael Santos da Silva, representante do DTG Noel Guarany - 13ª RT, que hoje carrega no peito o crachá de 3º Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul.

Fonte: TV Tradição

"Buenas! Eu me chamo Rafael Santos da Silva, sou natural da cidade cultura, coração do Rio Grande do Sul, minha querida Santa Maria da boca do monte. Tenho 26 anos de idade e sou formado em Química, licenciatura plena, pela Universidade Federal de Santa Maria, onde atualmente curso Mestrado em Química. 
Pois bem, eu iniciei minha trajetória dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho em novembro de 2009, quando me associei na minha atual entidade, o Departamento de Tradições Gaúchas Noel Guarany, da UFSM, por intermédio de minha namorada, que desde pequena sempre fez parte deste meio. Inicialmente eu fui atraído pelas danças, a possibilidade de poder contemplar algumas vocações artísticas próprias (cantar pra mim é a melhor coisa que existe), por exemplo, então integrei a patronagem podendo ajudar ainda mais nos trabalhos diários de nossa casa, até que em 2011 fui agraciado com a confiança do encargo de Peão Farroupilha. Assim, aos 'pouquitos' eu fui me embrenhando neste mundo vasto e maravilhoso que é a nossa cultura e tradição, participando ativamente em minha entidade, buscando conhecimento e esclarecimento eu fui me encantando pelos trejeitos deste ideal tradicionalista. Comecei a ler Lessa, conhecer os feitos e as obras dos oito, mas principalmente, '...descobri que é a cordialidade que nos conduz a real felicidade...', que nos conduz pelos pagos da amizade e encontrando amigos em cada gesto, em cada evento, não só jovens, mas também os mais velhos que nos iluminam com sua experiência e sabedoria. Enfim, um ambiente não só de cultura e legado espiritual, mas também de família e amigos. 


Tenho pra mim como inspiração, os jovens de outrora que levantaram nosso movimento tão sabiamente já prevendo a degradação que a nossa sociedade vive atualmente e que desta forma nos legaram um refúgio à escravidão cultural imposta por uma sociedade cada vez mais consumista e com cada vez menos valores. 
A minha vontade de ser Peão do Estado aconteceu durante a minha gestão regional. Vi-me agraciado com a credibilidade necessária para desenvolver um trabalho consistente para a juventude do nosso movimento, que para mim não é o futuro do MTG, mas sim o seu presente, a energia que mantém em movimento. 
A preparação foi intensa, mas infelizmente um pouco de última hora, pois é realmente bastante difícil conciliar um mestrado, que é trabalho e estudo junto, ainda mais que me encontro na reta final deste. Porém dei tudo de mim, antes e durante o concurso sempre com a preocupação não do resultado, mas de fazer o meu melhor. Bom, como já disse Colmar Pereira Duarte 'o segredo é ter paciência...' e muita força de vontade. 

Prova artística do 25º Entrevero

Um ano passa muito mais depressa do que parece e este tem tudo pra passar ainda mais depressa, mas pretendo deixar minha contribuição não só para a juventude, mas também para todos os tradicionalistas. Assumo o encargo pra trabalhar com minha gestão e pela minha gestão, muito qualificada e digna sim de credibilidade e confiança. Porém minha maior expectativa já foi suprida que era chegar onde cheguei, pois foi minha primeira e última tentativa, de maneira que atingi o limite de idade, então é um sonho realizado poder representar a peonada buena do Rio Grande. 
Deixo uma mensagem simples à quem vai concorrer na região: faz por ti, faz por amor e pela verdade da vontade que te move. Convicção, dedicação e um motivo verdadeiro valem mais do que qualquer pedaço de couro estaqueado no peito. Se tu ama o que tu faz, ama as coisas da nossa terra, honra nosso passado e trabalha pelo nosso presente, certamente amanhã eu estarei lá pra te receber com um abraço amigo e um crachá de Peão do Rio Grande. Acredita, pois só quem acredita chega lá!

Grande abraço, 
Rafael Santos da Silva"

Nenhum comentário:

Postar um comentário