terça-feira, 18 de julho de 2017

1º Piá Farroupilha da 24ª RT - Arthur Ferreira

Dia de conhecermos mais um dos representantes da 24ª RT, que em abril de 2018 estará participando do Entrevero Estadual de Peões, na cidade de Novo Hamburgo.

Ele é Arthur Ferreira, 1º Piá Farroupilha da 24ª Região Tradicionalista!!!


1. Arthur, nos fale um pouco sobre você... nome, idade, onde estuda, entidade que representa...
Meu nome é Arthur Ferreira, tenho 10 anos, estudo no 5º ano B da EMEF Alfredo Scherer e represento o CPF Terra de Um Povo, da cidade de Venâncio Aires.

2. Como iniciou no tradicionalismo, e como se deu a decisão de representar a tua entidade e a região como Piá Farroupilha?
Na verdade, nasci no meio tradicionalista. Participei com a minha família desde muito pequeno, brincava pelo galpão durante os ensaios das invernadas. Andava de cavalo no colo do meu pai e do irmão, imitava os dançarinos... Participei da primeira cavalgada com 4 anos, comecei declamar no rodeio também com 4 anos, antes eu já sabia as poesias do Gabriel quase de cor e falava as poesias no banho, minha mãe tem gravado, e na invernada comecei depois, já tinha seis anos. Em 2013, fui Piazito do CPF Terra de Um Povo e depois fui Piazito da 24ª RT. Sempre acompanhei os eventos e então fui convidado pra ser Piá da entidade, logo eu quis, mas pensei um pouco quando foi pra ir pra região, pois teria muito mais compromissos. Com a ajuda da minha família e de algumas pessoas e de novo o exemplo do mano, aceitei o desafio. Quase pensei em desistir, fiquei nervoso nos dias antes, mas como tinha assumido, eu fui.




3. Nesta tua caminhada como tradicionalista, já participaste outras vezes de entreveros... desde muito pequeno. Ao longo desta trajetória, tem algum tradicionalista que é exemplo pra ti? Alguém te marcou, te ajudou?
Sim, já fui Piazito Farroupilha da minha entidade e da 24ª RT. A primeira vez, vi todo mundo chorando na minha apresentação e eu chorei também. Tenho uma pessoa muito especial, um grande exemplo para mim, meu amigo e irmão Gabi. O Gabriel Ferreira, que também iniciou muito cedo como eu, hoje é o atual 3º Guri Farroupilha do RS. Além de meus pais, que são pessoas que me apoiam e que eu admiro muito.


4. A algumas semanas atrás recebeste o título de 1º Piá Farroupilha da região. Como foi a tua preparação para o concurso?
Minha preparação começou participando dos eventos, acompanhando minha família, ainda não tinha certeza que participaria do entrevero. Não mudou muito as coisas, eu gosto de ler sobre o tradicionalismo, na campeira meu pai e o Gabi me ajudaram, o mais difícil foi a artística, que a Manu me ajudou. Foram muitas leituras, mas não deixei de fazer as coisas do meu dia a dia. Dividi os estudos e os ensaios com a escola, o futebol e os brinquedos.



5. Quais as tuas expectativas pra este ano de gestão que inicia?
Que seja divertida, que um possa ajudar o outro e que possamos representar de uma forma bonita a 24ª RT por esse Estado. “Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe” (Clarice Lispector)

6. Novo Hamburgo te espera no 30º Entrevero Estadual de Peões, fase Estadual. Qual o teu principal foco neste ano de preparação, que deve ser bem intenso? Era um sonho pra ti, participar desta etapa?
Ainda não caiu a ficha que estou na fase Estadual! hahaha Para mim é um sonho, mas também um grande desafio. Vou precisar estudar muito, preparar a artística, treinar a campeira e participar de eventos. Isso exige muita dedicação e comprometimento para representar bem nossa região.




7. Por fim, peço que deixe uma mensagem incentivo a todos aqueles que carregam este sonho, muitos que irão concorrer em suas entidades nos próximos meses, inclusive...
Nunca pense que não vai conseguir antes de tentar, pois eu mesmo não esperava ser o 1º Piá e até pensei em desistir, mas meu sonho foi maior e o incentivo das pessoas ao meu redor foi muito importante. “Ninguém é tão pequeno que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar” (Esopo)

Parabéns Arthur por esta caminhada tão bonita, apesar de tão pouca idade! Não tenho dúvidas de que o teu futuro no Movimento ainda te reserva muitas conquistas grandiosas! 
Te desejo muito sucesso e deixo com carinho os meus agradecimentos pela participação aqui no blog.
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário