terça-feira, 4 de julho de 2017

1ª Prenda da 24ª RT - Jéssica Thaís Herrera

Bom dia, bom dia!!!

Vamos iniciando por aqui as apresentações das Prendas e Peões da 24ª RT que representarão a região na Ciranda e no Entrevero Estadual no ano de 2018! Eles, que conquistaram o título máximo em suas categorias contarão ao Cantinho Gaúcho um pouquinho sobre suas trajetórias no tradicionalismo, e expectativas em relação aos novos desafios que vem pela frente.

Inicio hoje entrevistando a 1ª Prenda da 24ª RT, que sediará o Concurso Regional no ano que vem, Jéssica Thaís Herrera.


1. Jéssica, pra darmos início, nos fale um pouco sobre você... nome, idade, onde estuda, entidade que representa...
Saudações tradicionalistas!
Sou Jéssica Thaís Herrera, atualmente 1ª Prenda da 24ª Região Tradicionalista, tenho 19 anos e represento o CTG Tropilha Farrapa. Apesar de representar uma entidade de Lajeado, resido na Capital dos Gaúchos, Porto Alegre, pois sou vestibulanda: estudante e monitora do Mottola Pré-Vestibular.

2. Tens na bagagem dois encargos regionais - 3ª Prenda Mirim 2010/2011 e 1ª Prenda Juvenil 2015/2016 - e agora nos representa em sua magnitude, como 1ª Prenda Adulta da 24ª RT. Como avalias a tua caminhada tradicionalista?
É com muita alegria que tenho a oportunidade de relatar, novamente, sobre a minha vivência tradicionalista no Blog Cantinho Gaúcho. Representar a 24ª RT três vezes e nas três categorias: 3ª Prenda Mirim 2010/11, 1ª Prenda Juvenil 2015/16 e, agora, como 1ª Prenda é, sem dúvidas, um grande legado da minha caminhada. Em cada uma das gestões tive um aprendizado peculiar e pude perceber o meu crescimento enquanto tradicionalista, além de ter conquistado inúmeras amizades nos quatro cantos do Rio Grande do Sul. Olho para trás e vejo o quanto valeu a pena esses anos de dedicação ao tradicionalismo, tendo a certeza de que o trabalho realizado contribuiu muito para a Jéssica que sou hoje: renovada de sonhos e esperanças.


3. Qual tu acreditas ser o maior papel do Jovem no Movimento?

Nós, tradicionalistas, estamos vivendo um momento histórico: os 50 anos do MTG, ano passado, e neste ano os 70 anos do Grupo dos Oito. Jovens dedicaram-se a revitalizar as nossas tradições no centro urbano do estado, em 1947. Em 2017, nós, juventude, temos a responsabilidade de valorizar os legados que herdamos dos jovens da época e temos, também, o dever de refletir sobre os nossos princípios e rumos, como o voluntariado; dessa forma, iremos juntos construir a história de mais um cinquentenário.

4. Dentre tantas conquistas e momentos especiais da tua vida enquanto tradicionalista, qual tu podes citar como o mais importante e inesquecível?
Dentre tantos momentos especiais na minha vida tradicionalista, destaco a minha participação na 46ª Ciranda Cultural de Prendas, fase estadual, na qual conquistei o quarto lugar na Categoria Juvenil. É uma lembrança que estará sempre comigo, pois o reconhecimento que tive foi inigualável, e este é um dos motivos pelo qual voltei ao palco dos sonhos: a Ciranda. 

46ª Ciranda Estadual de Prendas Estadual

48ª Ciranda Cultural de Prendas Regional

5. A tua participação na Ciranda Estadual em 2016 com certeza que te deixou um legado incrível, inclusive te fazendo retornar aos palcos dos Concursos de Prenda em busca de um sonho ainda muito vivo. Qual o teu principal foco, enquanto 1ª Prenda, sabendo que em maio de 2018 estarás rumo a Campo Bom para mais uma vez participar de uma Ciranda a nível de Estado?
No próximo ano, estarei participando da 48ª edição, em Campo Bom, e meu coração está repleto de alegria, porém ainda haverá um ano de intensas atividades a serem realizadas, juntamente à Gestão de Prendas e Peões da 24ª RT. Um dos nossos focos é trabalhar unidos em prol do tradicionalismo e poder mostrar às entidades tradicionalistas e à sociedade civil o verdadeiro sentido e valor do tradicionalismo: o ato de “se doar”, voluntariamente, a este Movimento que se dedica em preservar e valorizar a cultura gaúcha.

6. Representar a 24ª RT nas três categorias nos mostra o teu crescimento como tradicionalista, e te faz exemplo pra muitas prendas e peões que carregam este sonho. Nos conte um pouquinho de como se deu a tua preparação nos concursos!
A participação em uma Ciranda Cultural de Prendas exige que façamos escolhas durante a nossa preparação, por isso devemos estar cientes dos nossos objetivos e compromissos no dia a dia. Apesar de não vir de uma família tradicionalista, meus pais sempre estiveram ao meu lado acompanhando os bastidores e aconselhando-me nos ensaios e estudos. Além deles, tenho muitos amigos que abrem mão do seu tempo para me auxiliar a conquistar o meu sonho e ter essas pessoas ao meu lado é extremamente motivador, porque temos a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos, ponto primordial na minha caminhada. Cada prenda, com certeza, tem o seu “jeitinho peculiar” de estudar, de ensaiar e de realizar as provas no concurso, por isso o meu conselho é encontrar a si mesma em cada uma das provas propostas. Assim, certamente, será mais recompensador, ainda que o sonho não se realize naquele momento.

Prendas Adultas da 24ª RT - 2017/2018
Luana, Jéssica e Michele

7. Pra encerrar peço que tu deixes uma mensagem a tantos que te admiram, de agradecimento e de incentivo para que cada vez mais prendas e peões tenham a garra e a coragem de representar suas entidades e regiões.
Agradeço do fundo do meu coração a todos que estiveram ao meu lado, apoiando-me e motivando-me a seguir em busca dos meus objetivos: vocês são parte da renovação das minhas esperanças e sonhos. Acredito que cada pessoa tem uma parcela de conhecimento para repassar, por esse motivo me coloco à disposição para auxiliar o Rio Grande tradicionalista no que for necessário. Esta frase me acompanhou nessa trajetória, pois vejo nela uma motivação para realização das nossas metas; dessa maneira, compartilho ela contigo, leitor do Blog Cantinho Gaúcho: “A chave da felicidade é sonhar; a chave do sucesso é tornar os sonhos realidade”.
Obrigada, Movimento Tradicionalista Gaúcho, por me permitir sonhar!

Jé, quanta felicidade sinto em mais uma vez trazer a tua trajetória aqui pro Cantinho...
Em uma imensidão de sentimentos o que mais aflora ao ler cada uma das tuas palavras é orgulho, da prenda que te tornastes, da história que construístes, e das conquistas que não são pequenas quando comparadas ao tamanho dos teus sonhos! Parabéns por continuar acreditando, e lutando por aquilo em que acreditas! És exemplo pra muitos, és exemplo pra mim!

Obrigada por esta linda participação, e mais uma vez parabéns por esta grandiosa conquista!
Conta comigo sempre!
Um grande beijo, amiga ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário