terça-feira, 22 de maio de 2018

Para Estudar - Questões de Prova - Parte 23



PROVA ESCRITA 48ª CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS
CATEGORIA ADULTA – FASE ESTADUAL
1ª PARTE: GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL

01. Sobre o relevo do Rio Grande do Sul, podemos afirmar que a Depressão Central:
A - É formada por rochas sedimentares antigas, nas quais são encontrados calcário, xisto e carvão mineral
B - Nesta região corre o rio mais importante do Estado: o rio Jacuí
C - Assemelha-se a uma planície que se estende do leste a oeste do Estado
D - Possui regiões de grandes altitudes, onde encontra-se o ponto mais elevado do território rio-grandense

Assinale a opção correta:
a - a, c, d
b - b, c, d
c - a, b, c
d - a, b, d

02. Existem dois tipos de reservas ecológicas, um dos tipos são as unidades de proteção (que proíbem a exploração de seus recursos). Entre estas, podemos citar:
A - O Parque Nacional dos Aparados da Serra
B - A Estação Ecológica do Taim
C - O Parque Estadual de Itapuã
D - A Floresta Nacional de São Francisco de Paula

Assinale a opção que contém apenas as afirmativas corretas:
a - a, c, d
b - b, c, d
c - a, b, c
d - a, b, d

3. ANULADA

4. O Rio Grande do Sul tem uma forte tradição pastoril, pois foi através da pecuária que teve início a formação do Estado. O principal rebanho gaúcho é o de:
a - Suínos
b - Bovinos
c - Muares
d - Caprinos

5. A vegetação original do Rio Grande do Sul sofreu alterações desde a sua ocupação com o início da colonização. Hoje em dia há um esforço para o reflorestamento, que é o plantio de árvores com o objetivo de recomposição do ambiente natural. A vegetação comum nas margens dos rios e áreas úmidas é conhecida pelo nome de:
a - Mata subtropical
b - Mata dos Pinhais
c - Vegetação Litorânea
d - Mata de Galeria

2ª PARTE: HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL E DO BRASIL

6. "As reduções indígenas criaram a necessidade de provimento alimentar a fim de que pudesse haver a fixação em locais específicos. Os jesuítas implantaram novas técnicas de produção agrícola e introduziram o gado".
Quando foi introduzido o gado no Rio Grande do Sul e por quem?
a - 1634, Padre Cristobal de Mendoza Y Orellana acompanhado do Padre Pedro Romero
b - 1634, Padre Roque Gonzales
c - 1635, Manuel Lobo
d - 1654, Padre Cristobal de Mendozza

7. Os índios Jês organizavam-se por clãs. O clã da lua era formado pelos _______________ e o clã do sol pelos _______________. Quais palavras, respectivamente e na ordem da questão, completam as lacunas de forma correta? 
a - Guerreiros e caçadores
b - Caçadores e guerreiros
c - Guerreiros e pescadores
d - Caçadores e pescadores

8. A história do Tropeirismo confunde-se com a ocupação portuguesa na Região Sul, pois era o principal meio de transporte no século XVIII e XIX. Reavivar sua memória é estabelecer os estágios iniciais da sociedade que se formou nas fazendas de criação de bovinos, equinos e muares, bem como nos pousos ao longo das trilhas das tropas. Sobre o caminho das tropas, qual o que se destacou por cruzar o Chuí, o Canal do Rio Grande, o Mampituba, entrava em Santa Catarina, passava por vários rios e pegava o caminho dos Ambrósios dirigindo-se a Curitiba?
a - Caminho das Missões
b - Caminho da Praia
c - Estrada da Serra
d - Caminho de Souza Farias

9. A Campanha da Legalidade foi liderada pelo Governador do Rio Grande do Sul até hoje lembrado por liderar o movimento que tinha por objetivo garantir a posse do Vice-Presidente da República, o gaúcho João Goulart. Quem era esse político?
a - Jânio Quadros
b - Leonel Brizola
c - Luiz Carlos Prestes 
d - Juscelino Kubitschek

10. Qual o nome do médico gaúcho que, em 1915, sob alcunha de "Amaro Juvenal", publicou o poemeto Antônio Chimango, fazendo uma crítica social e política a Borges de Medeiros, líder do Partido Republicano do Rio Grande do Sul?
a - Julio de Castilhos
b - Ramiro Barcelos
c - Gaspar Silveira Martins
d - Assis Brasil

11. As Missões Jesuíticas desenvolveram-se à frente de seu tempo. Historiadores contam que os povoamentos funcionavam de maneira exemplar devido à organização constante. Haviam lavouras individuais e coletivas, hora do lazer, hora da missa, oficinas para aprendizagem, dentre outros mecanismos de organização. O _______________ era o lugar que abrigava as mulheres solteiras e as viúvas. Qual palavra preenche corretamente as lacunas? 
a - Cabildo
b - Cotiguaçú
c - Tombo
d - Tupambaé

12. Em 1937, Getúlio Vargas fechou o Congresso Nacional, suspendeu as eleições marcadas e instalou o Estado Novo. Na ocasião, quem era o interventor no Rio Grande do Sul que deixou o governo para evitar derramamento de sangue e se exilou no Uruguai.
a - Flores da Cunha
b - General Osório 
c - Oswaldo Aranha
d - Borges de Medeiros

13. Em 1824 teve início a imigração alemã no Rio Grande do Sul. Como era conhecido o local para onde foram levados os primeiros imigrantes que chegaram ao Estado?
a - Porto dos Casais
b - Real Feitoria do Linho Cânhamo
c - Faixinal da Courita
d - Serra Gaúcha

14. O Paternon Literário foi criado em 1868, tendo como principal característica as ideias liberais, nativistas e abolicionistas. Dentre as figuras mais conhecidas do Paternon estão Apolinário Porto Alegre e José Antônio do Vale Caldre e Fião, este último autor das obras:
a - A Divina Pastora e O Corsário
b - O Corsário e Paisagens
c - Adelina e Noites de Verão
d - Os gaúchos e Bromélias

15. Um de nossos exímios pensadores no meio tradicionalista, Barbosa Lessa também era advogado, jornalista, historiador, compositor, contista e romancista. Com todas essas qualidades, não marcou apenas a história do tradicionalismo, mas também do Rio Grande do Sul. Dentre suas valiosas obras literárias destacam-se: 
a - A Retirada de São José do Norte e Manual do Tradicionalismo
b - Mão Gaúcha e Cancioneiro Guasca
c - Rua dos Cataventos e O Tempo e o Vento
d - A Rainha de Moçambique e Danças e Andanças da Tradição Gaúcha

3ª PARTE: TRADIÇÃO, TRADICIONALISMO E FOLCLORE

16. Os imigrantes poloneses muito contribuíram para preencher o vazio demográfico do nosso Estado deixando importantes contribuições. Entre essas contribuições podemos afirmar que:
a - A medicina caseira sempre foi muito forte entre os polacos
b - A integração destes imigrantes à sociedade gaúcha foi muito rápida
c - Foi destes imigrantes que herdamos as brincadeiras de faz de conta
d - O ovo de páscoa é patrimônio cultural genuíno que herdamos destes imigrantes

17. Aspectos como "a desintegração da nossa sociedade" e "o enfraquecimento do núcleo cultural" são abordados na tese:
a - Tradicionalismo e novas gerações, de Thereza de Almeida
b - A função acultuadora dos CTG's, de Carlos Galvão Krebs
c - O Sentido e o Valor do Tradicionalismo, de Barbosa Lessa
d - A importância da reforma agrária, de Ruy Ramos

18. Nosso Movimento, desde o seu início, sempre atraiu mentes brilhantes e artistas renomados. Uma de nossas referências até os dias atuais, dono de um dom incontestável, foi o primeiro presidente do conselho Coordenador do Movimento Tradicionalista Gaúcho, no período de janeiro a maio de 1960. Estamos nos referindo a: 
a - João Carlos D'Ávila Paixão Cortes
b - Jayme Caetano Braun
c - Antônio Augusto Fagundes
d - Barbosa Lessa

19. Entidade que se constitui no marco inicial do tradicionalismo sul-rio-grandense, voltada a fins lucrativos e inspirada na personalidade inconfundível do General Bento Gonçalves da Silva, segundo o estatuto reformulado na década de 50:
a - União Gaúcha - Pelotas
b - Centro Gaúcho - Bagé
c - Grêmio Gaúcho - Santana do Livramento
d - Grêmio Gaúcho - Porto Alegre

20. _______________ é a arte de colocar em movimento as peças de uma tradição. _______________ é, basicamente um Movimento. _______________ é um estado de consciência que busca preservar as coisas boas do passado, sem conflitância com o progresso, por cultos e vivências. Com base no livro ABC do Tradicionalismo, de Salvador Lamberty, qual palavra preenche corretamente as lacunas?
a - Tradição
b - Cultura
c - Folclore
d - Tradicionalismo

21. Desde seus primórdios, o Movimento Tradicionalista Gaúcho está constantemente envolvido em questões educacionais. Para a Ciranda Cultural de Prendas, as prendas desenvolvem um relatório de atividades no qual deve constar um projeto que envolve as escolas, denominado "MTG e a Comunidade Escolar". Na área artística não é diferente. Atualmente temos um importante festival que surgiu na década de 70, época em que o Movimento Brasileiro de Alfabetização empenhava-se em combater o alto nível de analfabetismo no Brasil. Este festival teve início com objetivo de elevar a autoestima da população e oportunizar o surgimento de novos valores artísticos. Estamos nos referindo ao:
a - FEGADAN
b - ENART
c - FECARS
d - Entrevero Cultural de Peões

22. Entre as bebidas tradicionais e muito antigas do nosso Estado, destaca-se uma "cachaça fervida com açúcar, canela e erva-doce", conhecida pelo nome de:
a - Jacuba 
b - Quentão
c - Consertada
d - Graspa

23. Sobre a Ciranda Cultural de Prendas é incorreto afirmar:
a - A fase Estadual da Ciranda realiza-se na região de origem da 1ª Prenda do Estado, com preferência no seu município, ouvindo o Coordenador Regional, a entidade detentora do título e o Conselho Diretor do MTG
b - A etapa Regional da Ciranda é organizada sob a responsabilidade da Coordenadoria Regional, assessorada pela Vice-Presidência de Cultura, através do Departamento de Concursos Culturais para Prendas e Peões e de um Conselheiro indicado pelo MTG
c - As prendas regionais e estaduais não perderão seus títulos de trocarem de entidade tradicionalista durante a gestão
d - A entidade de origem da detentora do título zelará no sentido de que sua representante possa desenvolver condignamente as atividades do cargo, tanto no âmbito local como em sua Região e no Estado do Rio Grande do Sul

24. "- Olha a banana e o abacaxi!
Aproveita, minha gente!
Aproveita e não demora,
A laranja tá se acabando
E o caminhão vai-se embora".
Estas formas de linguagem com as quais os trabalhadores anunciam seus produtos são conhecidos pelo nome de:
a - Refrão
b - Pregões
c - Trava-língua
d - Adágio

25. Os Guaranis chamavam de "caúna" a erva-mate:
a - De sabor forte
b - De má qualidade
c - De ótima qualidade
d - De sabor suave

26. Sobre a Convenção Tradicionalista assinale a alternativa correta:
a - Pode extinguir o MTG
b - Pode alterar os regulamentos e a Carta de Princípios do MTG
c - A mesa diretora dos trabalhos da Convenção Tradicionalista é constituída pelo Presidente, Vice-Presidentes e Secretário Geral do MTG, cada um deles no exercício de suas respectivas funções
d - No impedimento do Secretário Geral, deverá substituí-lo o Vice-Presidente de Administração e Finanças

27. "(...) e naquela noite mesmo fabricamos uma tocha farrapa. Não tinha ela um acabamento harmonioso, nem o brilho de um metal. Era uma peça rústica e nem podia ser de outra maneira, pois como estudantes-operários não despúnhamos de recursos monetários para pagar a alguém, para fabricar um archote com maior requinte, embora o ato assim merecesse."
O trecho citado acima, retirado do livro "Origem da Semana Farroupilha: Primórdios do Movimento Tradicionalista", de João Carlos Paixão Cortes, se refere aos jovens de 47, os quais, com simplicidade, deram início ao nosso Movimento. Quanto a estes, em qual alternativa podemos afirmar que ambos não faziam parte do "Grupo dos Oito"?
a - Barbosa Lessa e Orlando Jorge Degrazia
b - Ciro Dias da Costa e Glaucus Saraiva
c - Manoelito de Ornelas e Barbosa Lessa
d - Antônio João de Sá Siqueira e Manoelito de Ornelas

28. Na literatura regional do nosso Estado destacaram-se grandes talentos, entre os quais o jornalista Manoelito de Ornelas, autor da obra literária:
a - Rio Grande do Sul, prazer em conhecê-lo
b - Potreiro de Guachos
c - Gaúchos e Beduínos
d - Galpão de Estância

29. Quando se fala sobre a participação dos negros na história e na cultura do Rio Grande do Sul, erroneamente a primeira associação feita é com o período da escravidão, o qual os negros ultrapassaram dolorosamente. Por isso, é sempre importante lembrar que o povo negro nos deixou muitas contribuições culturais. Em qual das alternativas podemos dizer que temos somente contribuições negras?
a - Quibebe, mocotó, poncho e umbanda
b - Bambaquerê, alambique, monjolo e samba
c - Quicumbi, comidas de santo e uso do tipiti
d - Agê, uso de turbantes, umbanda e devoção à Nossa Senhora do Rosário

30. O costume de benzer os objetos da lavoura e das primícias não impediu a existência de rezadeiras, benzedeiras e da blasfêmia em desafio aos santos. Estes hábitos nos remetem aos imigrantes:
a - Espanhóis 
b - Italianos
c - Alemães
d - Portugueses

1 - c, 2 - c, 4 - b, 5 - d, 6 - a, 7 - a, 8 - b, 9 - b, 10 - b, 11 - b, 12 - a, 13 - b, 14 - a,  15 - d, 16 - d, 17 - c, 18 - b, 19 - d, 20 - d, 21 - b, 22 - c, 23 - c, 24 - b, 25 - b, 26  c, 27 - c, 28 - c, 29 - d, 30 - b

Ps.: quaisquer possíveis erros na digitação ou no gabarito são de responsabilidade do blog. Favor avisar para que possamos corrigir sem prejudicar o estudo de ninguém.

Um comentário:

  1. Por gentileza se possível publicar as provas da mirim e juvenil...
    obrigada

    ResponderExcluir