terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Orientações Prova Escrita - Ciranda Cultural de Prendas

Boa tarde pessoal.

Finalmente alguém resolveu pensar um pouco nas pobres Prendas que precisavam 'adivinhar' o conteúdo a ser estudado para a Ciranda Cultural de Prendas, referente à história do Brasil. Digo isso porque passei por cada momento de uma preparação imensa pro concurso Estadual, e uma das grandes dificuldades encontradas era saber O QUE exatamente tinha que ser estudado para a prova de história.
Hoje, ao acessar o site do MTG, me deparo com um link que me leva à estas orientações.
Sinceramente, achei uma 'colher de chá' muito merecida a estas prendas que estão, muitas vezes, a anos lutando pela realização de ostentar uma faixa de Prenda Estadual.

Vamos então, à estas orientações:

O Regulamento da Ciranda Cultural de Prendas estabelece no Art. 23, inciso II, combinado com o Art. 24, incisos II, letra d e inciso II, letra d: “ASPECTOS DA HISTÓRIA DO BRASIL, DIRETAMENTE LIGADOS À HISTÓRIA RIOGRANDENSE”.
A fim de orientar as candidatas, informamos os aspectos que devem ser estudados:
1. A organização administrativa da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, em 1809;
2. A Guerra da Cisplatina, especialmente a Batalha do Passo do Rosário e a conseqüente independência da Província Cisplatina (1828);
3. A Guerra do Paraguai – ações desenvolvidas no território sul-rio-grandense e participação dos gaúchos na constituição dos “Corpos de Voluntários da Pátria”;
4. A Revolução de 1930 e a tomado do poder por Getulio Vargas; O Estado Novo de 1937 e o final da “Era Vargas” com a sua morte em 1954.
5. O “Movimento da Legalidade” e participação do Governador Leonel Brizola;
6. O Período Militar (1964 a 1985): presidentes gaúchos.



ODILA PAESE SAVARIS
VICE-PRESIDENTE DE CULTURA


JANDIRA BREZOLIN TISOTT
DIRETORA DE CONCURSOS

Bueno, agora resta esperar que as Prendas usem e abusem destas dicas!
A sorte está lançada.. e a contagem regressiva não está muito longe de começar :)
A 41ª Ciranda Cultural de Prendas está logo aí!

Aproveito o post pra informar que devo ficar um pouco 'off-line' pelos próximos 30 dias, afinal também sou filha de Deus e mereço algumas férias. Não digo que vou sumir completamente, mas as minhas aparições por aqui serão menos frequentes. Sempre que der, apareço com alguma notícia, alguma novidade.
Beijos e abraços a todos. E boa reunião da 24ª RT hoje a noite pra quem for. Nos vemos por lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário