sexta-feira, 23 de maio de 2014

1ª Prenda Juvenil do RS - Amanda Faleiro

Boa noite gauchada!
Continuando com as apresentações das novas Prendas Estaduais, hoje vamos conhecer um pouquinho mais sobre a trajetória de Amanda Faleiro, já bastante conhecida por muitos! Pela segunda vez ostentando o encargo de Primeira Prenda, desta vez na categoria Juvenil, ela que nos anos de 2010/2011 representou toda a doçura da Prenda Mirim, nos fala sobre suas conquistas.


"Minhas gentis saudações  aos tradicionalistas de todos os cantos do mundo.
Após alguns dias da passagem da 44ª Ciranda Cultural de Prendas venho 
contar-lhes um pouco de minha trajetória, contar-lhes um pouco da Amanda, 
tradicionalista além deste título.
De ante mão, agradeço a Carolina Bouvie pela oportunidade e parabenizo-a 
pela iniciativa, sempre acompanhei o blog e acredito que ações como esta
 contribuem muito para o nosso movimento.
Sou Amanda Faleiro, tenho 16 anos e curso o 3º ano do Ensino Médio 
junto ao técnico integrado em Gestão Cultural, no IFSul – Campus Sapucaia 
do Sul. Resido em Sapucaia do Sul, porém represento o
 município de Canoas, a 12ª Região Tradicionalista e o Grupo de Artes
 Gaúchas Piazitos do Sul, entidade que sempre me apoio e contribuiu
 para o meu crescimento e desenvolvimento, mesmo antes de representa-la 
oficialmente, ou seja, uma entidade que contribui para o tradicionalismo, 
acima de tudo. Aos 10 anos adquiri o sonho de representar o Rio Grande do Sul. 
No ano de 2010, no coração do Rio Grande, a cidade de Santa Maria, 
através da voz de Elenir Wink, escutei o meu ser anunciado como a 
1ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul. O sonho se realizava da melhor maneira 
possível e cada momento daquela gestão foi regado de puro sentimento e 
encantamento por tudo aquilo em que eu estava vivendo.

1ª Prenda do Rio Grande do Sul, gestão 2010/2012

 Foi durante aquele ano que conquistei um dos meus maiores exemplos de 
prenda e mulher, tive a oportunidade de trabalhar e dividir um ano de gestão 
estadual com Priscila Bresolin Tisot. Após a gestão estadual, conquistei mais um 
grande exemplo, Joelma Pauline Schmol Meotti, prenda que me encantou com 
seu trabalho e se tornou-se um dos maiores presentes que o tradicionalismo me deu. 
Para alguns é complicado entender como os exemplos surgiram quando eu já 
ostentava um título estadual, mas o motivo é muito simples: de que forma você
 quer marcar as pessoas? Quais atitudes lhe fazem admirar um prenda? 
Encontrei estas respostas ao acompanhar prendas como elas.
Quando concorri a prenda mirim muitos anjos surgiram em minha vida.
 Pessoas boas de alma e coração que dedicaram o seu tempo para a minha realização. 
A cada uma destas pessoas, eu registro o meu maior agradecimento e carinho,
 visto que nada seria possível sem a contribuição delas. 
Cada momento, palavra e aprendizado, eu guardo em meu coração e levo para 
toda a minha vida, além do tradicionalismo.
Fiz questão de manter todos este anjos em minha vida, contudo acrescentei 
mais pessoas a este grupo iluminado. E quando decidi concorrer a prenda juvenil, 
novamente obtive as contribuições destes maravilhosos seres. 
A decisão de concorrer pela segunda vez teve dois motivos principais: 
o querer aproveitar mais a caminhada de uma Ciranda Cultural de Prendas 
e o sentimento de que ainda há muito para aprender e trabalhar muito pelo 
movimento tradicionalista gaúcho. Acho válido destacar que sempre quis aproveitar a 
caminhada, pois o título de mirim não seria avaliado como juvenil, ou seja, 
não se podia ter a certeza de que novamente ostentaria uma faixa de Prenda do RS.


A preparação para a 44ª Ciranda Cultural de Prendas foi intensa. 
Tive dificuldade para conciliar o prendado, estudos e ensaios com a vida acadêmica 
e profissional que já se inicia. A todo o momento me perguntava se tudo que 
eu estava fazendo era o suficiente, mas não era possível obter esta resposta, 
porém mantinha a certeza de que estava dando o meu máximo.
Sempre me perguntam quantas horas eu estudava e eu nunca sei responder,
 visto que nunca marquei horas, eu sempre estudei o quanto aguentava e 
quando parecia que a mente não entendia mais nada, me levanta e treinava 
mostra ou artística. Assim passei intensos meses, onde cada minuto era precioso.
Meus familiares e amigos foram fundamentais para a conquista, pois me deram 
o suporte psicológico necessário para que eu continuasse firme e colocasse 
em prática tudo aquilo ao que vinha me dedicando a meses. 
Como sempre digo, de nada adianta alimentar o corpo, 
sem alimentar a alma e o coração.
Para a gestão que se inicia, eu traço como principal objetivo conquistar novas 
amizades, mantendo as antigas em pé de igualdade, é claro. 
Quero também aprender mais e passar o pouco que sei a diante,
 pois só assim o movimento estará se fortalecendo. Que seja um ano iluminado na vida
 dos 14 jovens que, junto comigo, possuem está dádiva que é representar o RS.
Encerrando está apresentação, me coloco a disposição para ajuda-los no que estiver
 ao meu alcance, nem que seja apenas um abraço, pois sei de sua importância 
em certos momentos. As gurias e guris que possuem o sonho de ser estadual, 
lhes digo que continuem na luta e façam mais que o possível, pois só evoluímos 
quando passamos nossos limites, só crescemos quando deixamos 
a nossa zona de conforto.

       A cada um deixo um abraço cheio de carinho!
 Amanda Faleiro
1ª Prenda Juvenil do RS"

Amanda, mais uma vez, parabéns por esta grande conquista!
És exemplo para muitas que assim como eu, um dia já sonharam ou ainda sonham em representar o Estado. Tenho certeza de que és merecedora deste e de todos os outros cargos que já ostentaste, sempre com a leveza e o brilho da menina-mulher gaúcha!
Nosso Rio Grande do Sul se encanta com a tua presença e, centenas de prendas e peões ainda irão aprender muito com teus conhecimentos, se sentindo abraçados pelo teu carinho.

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário